Considerando que é um jogador iniciante, não acho que "as mecânicas dos ovos no final das partidas podem ser um pouco problemáticas" e te explico com meu ponto de vista: Wingspan é um jogo de atmosfera bem calma e na minha percepção as rodadas finais com movimentos considerados repetitivos de colocação de ovos é um desfecho 'até que ok' se comparado ao andamento que a partida teve. Além disso, as partidas não são excessivamente longas para o jogo 'morrer nos ovos' e transmitir uma sensação de 'corta clima'.
É claro que se jogar muitas partidas, principalmente na sequência, a mecânica pode sim ficar manjada, mas depois de muitas partidas você também terá experiência e opinião suficiente para decidir se gostaria de expandi-lo e/ou ir atrás de outros jogos para sua coleção.
É válido pontuar que existe também o jogo Wyrmspan, que segundo a comunidade se preocupou em resolver essa questão dos ovos, mas eu particularmente não me interessei tanto porque o Wingspan me atende bem sendo um jogo de tabuleiro calmo, muito bonito (a arte das cartas em especial), de duração curta/média e sem muita competitividade, mais para curtir o momento da partida.
Espero ter ajudado, boas jogatinas!