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  3. Ex-desenvolvedores da Blizzard querem reinventar a noite de jogos de tabuleiro

Ex-desenvolvedores da Blizzard querem reinventar a noite de jogos de tabuleiro

  • avatar
    Ludopedia12/10/24 08:00
    avatar
    Ludopedia
    12/10/24 08:00
    2487 mensagens MD

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d6039_k4hdap.jpg


    Dreamhaven, estúdio Secret Door, revela Sunderfolk: uma mistura entre D&D e Jackbox

    Quando veteranos da Blizzard Entertainment, como Mike Morhaime, Chris Sigaty e Alan Dabiri, deixaram a empresa responsável por sucessos como Warcraft e Starcraft para formar o estúdio Dreamhaven em 2020, eles tinham uma promessa: criar experiências positivas e que conectassem as pessoas, independentemente de suas origens.

    Agora, quatro anos depois, a equipe do Dreamhaven finalmente revelou o projeto que estava sendo desenvolvido: Sunderfolk, um jogo co-op de aventura tática inspirado em Dungeons & Dragons e Gloomhaven, mas com uma pegada única que promete revolucionar a experiência de jogar com amigos.


    Uma nova abordagem aos jogos de tabuleiro

    Chris Sigaty, líder do Secret Door e entusiasta de jogos de tabuleiro, explica que a ideia por trás de Sunderfolk surgiu da vontade de capturar a profundidade dos jogos de mesa, mas sem as barreiras que muitas vezes afastam novos jogadores. “Queríamos criar algo colaborativo, diferente dos jogos competitivos nos quais já trabalhamos, como StarCraft e Hearthstone”, diz Sigaty.

    Ele reconhece que muitos jogos de tabuleiro exigem leitura de manuais extensos e um longo tempo de preparação. Em jogos como Gloomhaven ou Frosthaven, os jogadores passam horas montando o tabuleiro e aprendendo regras, em vez de simplesmente jogar. Sunderfolk busca eliminar esses obstáculos, transformando a experiência em algo mais dinâmico e acessível.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c960c_k4hdap.jpg



    Como funciona Sunderfolk?

    Em Sunderfolk, até quatro jogadores podem se reunir em torno de uma TV ou monitor, com o jogo rodando em um PC ou console. Cada jogador interage com o jogo através de um aplicativo em seus dispositivos móveis, semelhante à experiência de Jackbox. Isso torna o jogo fácil de aprender e jogar, já que as regras são gerenciadas automaticamente pelo sistema.

    Os jogadores escolhem um dos seis heróis antropomórficos disponíveis — como Arcanista, Bardo, Berserker e outros —, cada um com habilidades únicas e estratégias específicas. A progressão do personagem é feita através de decks de cartas personalizáveis, onde cada jogador pode montar seu baralho de habilidades conforme avança na história.

    Uma mecânica interessante é a carta do Destino, uma espécie de “dado” que pode alterar a eficácia das habilidades dos jogadores, adicionando um toque de sorte que remete aos testes de rolagem de dados do Dungeons & Dragons. Essa carta pode ser customizada com novos efeitos à medida que os jogadores progridem.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/88ba9_k4hdap.jpg


    Experiência de mesa na tela

    O jogo é tático, com um tabuleiro hexagonal cheio de monstros, tesouros e armadilhas. Embora a ação principal aconteça na tela, o aplicativo móvel oferece interações pessoais, como receber mensagens secretas do mestre do jogo, permitindo tomar decisões que podem (ou não) ser compartilhadas com o grupo. Essas interações dão uma camada extra de role-playing, além de momentos de diversão competitiva — como tentar pegar tesouros antes dos outros jogadores.

    A narração e o papel do mestre de jogo ficam por conta da atriz Anjali Bhimani, conhecida por seus papéis em Overwatch e Apex Legends. Ela não só narra os eventos, mas também dá vida aos personagens não-jogáveis, com diferentes entonações para cada animal antropomórfico que compõe o elenco do jogo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6e99d_k4hdap.jpg


    Conectando as pessoas de forma inovadora

    O grande diferencial de Sunderfolk está em sua promessa de ser uma alternativa simplificada aos jogos de mesa tradicionais, sem perder a profundidade e diversão colaborativa. O jogo será lançado para Nintendo Switch, PlayStation 5, PC e Xbox Series X em 2025. O aplicativo de suporte será gratuito e permitirá que qualquer pessoa entre rapidamente em uma partida, mesmo remotamente, através de plataformas como Discord ou Zoom.

    A ideia do Dreamhaven é que Sunderfolk possa “trazer de volta a noite de jogos” e até atrair aqueles que nunca se aventuraram no mundo dos jogos de tabuleiro. Agora, a pergunta que fica é: será que ele vai conseguir converter os jogadores averse ao formato de longas sessões de jogo? Só o tempo dirá, mas o potencial já é gigantesco.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ef507_k4hdap.jpg


    Vídeos

    Embarque no colorido mundo de Arden com o trailer de Sunderfolk! Explore o jogo cooperativo inspirado em board games e RPGs de mesa.



    Mike Morhaime, cofundador da Blizzard, compartilha suas expectativas para a Dreamhaven e revela detalhes de seu primeiro jogo, Sunderfolk. 



    fonte: polygon.com

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    Comentários:

  • Pes Soberbos
    1051 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos12/10/24 11:03
    Pes Soberbos » 12/10/24 11:03

    Interessante.
    Mas se não tem pessoas interagindo lado a lado em volta de uma mesa, tá reinventando errado.

    20
  • BrunoVasquez
    21 mensagens MD
    avatar
    BrunoVasquez12/10/24 11:27
    BrunoVasquez » 12/10/24 11:27

    Mas eu quero jogar jogos de tabuleiro justamente pela qualidade de analógicos e por querer um tempo saudável longe de telas e distrações baratas na internet…

    16
  • Thokmay
    92 mensagens MD
    avatar
    Thokmay12/10/24 12:04
    Thokmay » 12/10/24 12:04

    Não sei se perdi alguma informação mas qual é a reinvenção?

    Estão fazendo um jogo cooperativo online, que pode ser couch co-op ou online co-op, e ao invés de utilizarmos controles ou mouse / teclado, usamos um app do celular para fazer as ações?

    A única coisa diferente do que já existe é o uso do celular, e na minha opinião é uma desvantagem ao tratarmos de jogos de tabuleiro. Você no meio da escolha da ação do turno e chega uma mensagem ou ligação, onde fica a imersão? 

    Alem disso, se eu quiser jogar com amigos de outros locais, cada um terá que comprar a sua cópia, provavelmente.

    E os usados? Se não gostarmos do jogo poderemos passar para outros jogadores?
    O jogo ser físico, e poder ser vendido a qualquer momento, dá uma sensação de investimento e de não estar perdendo dinheiro caso o jogo se torne obsoleto ou desinteressante. 

    Não sei vocês mas gosto de sentar no sofá e apreciar a coleção na estante, lembrar dos momentos bons que tive jogando cada um dos jogos. Não sinto a mesma emoção olhando para a biblioteca de jogos da Steam.

    6
  • maueze
    1390 mensagens MD
    avatar
    maueze12/10/24 12:15
    maueze » 12/10/24 12:15

    Noite de jogos de tabuleiro, pode até ser sem noite, mas não sem jogos de tabuleiro né gente.

    12
  • daemmonn
    25 mensagens MD
    avatar
    daemmonn12/10/24 12:50
    daemmonn » 12/10/24 12:50

    Thokmay::Não sei se perdi alguma informação mas qual é a reinvenção?

    Estão fazendo um jogo cooperativo online, que pode ser couch co-op ou online co-op, e ao invés de utilizarmos controles ou mouse / teclado, usamos um app do celular para fazer as ações?

    A única coisa diferente do que já existe é o uso do celular, e na minha opinião é uma desvantagem ao tratarmos de jogos de tabuleiro. Você no meio da escolha da ação do turno e chega uma mensagem ou ligação, onde fica a imersão? 

    Alem disso, se eu quiser jogar com amigos de outros locais, cada um terá que comprar a sua cópia, provavelmente.

    E os usados? Se não gostarmos do jogo poderemos passar para outros jogadores?
    O jogo ser físico, e poder ser vendido a qualquer momento, dá uma sensação de investimento e de não estar perdendo dinheiro caso o jogo se torne obsoleto ou desinteressante. 

    Não sei vocês mas gosto de sentar no sofá e apreciar a coleção na estante, lembrar dos momentos bons que tive jogando cada um dos jogos. Não sinto a mesma emoção olhando para a biblioteca de jogos da Steam.

    Interessante que essa materia sai na mesma semana que a STEAM começa a avisar que os jogos que vc "compra" não são seus, são apenas licenças "temporarias" para o "serviço".... 


    Diferente dos jogos de tabuleiros que são seus, que se bem cuidados duram dezenas de anos (tenho um WAR 1972 totalmente jogavel até hj)... ja o RIFT de XBOX 360 ja naum da para jogar mais.... 


    Todos os boardgames onlines eu vejo como uma "demo" ou "learn to play" pago... pois o legal do hobby, mesmo com muitas pessoas não concorando ultimamente, é a interação offline, sem estar ligado a consoles ou em locais diferentes... se for para jogar com seu amigo longe tem centenas de jogos online para isso... agora meu motivo para ser fã de boardgame e RPG é exatamente sentar em volta de uma mesa e desconetar do mundo eletronico atual... 


    Não vejo diferença em um teburu e um jogo de videogame daqueles de colocar peças em uma plataforma para aparecer algo na tela... no meu ver já estamos entrando em outro nicho..... nem boardgame nem videogame... e que a anos tentam e nunca consegue ir para frente... 

    2
  • Joabfast
    881 mensagens MD
    avatar
    Joabfast12/10/24 13:09
    Joabfast » 12/10/24 13:09

    Que Bosta. Entrei achando que se tratava de um jogo de tabuleiro.

    Por um momento eu achei que estava na Gamevicio, lendo notícia sobre lançamento de um jogo de pc.

    7
  • Kleberson Thiago
    46 mensagens MD
    avatar
    Kleberson Thiago12/10/24 13:31
    Kleberson Thiago » 12/10/24 13:31

    Mario party é muito mais jogo de tabuleiro q isso.

    10
  • Gustavo L
    269 mensagens MD
    avatar
    Gustavo L12/10/24 13:58
    Gustavo L » 12/10/24 13:58

    MEEEU ESSA GALERINHA É MUITO DISRUPTIVA NÉ MEU? PUTA GADGET INCRÍVEL!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8fa13_jecnir.jpg

    17
  • fantafanta
    430 mensagens MD
    avatar
    fantafanta12/10/24 16:35
    fantafanta » 12/10/24 16:35

    Ludopedia:: “trazer de volta a noite de jogos” 

    Ué, aqui em casa ela nunca foi embora.

    9
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