Como fazer uma critica desfavorável sem parecer maldoso ou insensível, protegendo a dignidade do autor da obra criticada?
Encher um objeto de adjetivos é uma forma preguiçosa e ineficaz de fazer uma análise.
Pode-se escolher falar menos sobre o objeto e mais sobre a experiência individual da relação com o objeto, que são as emoções.
Mas como transmitir uma sensação e ser compreendido por quem ouve, sendo que descrições objetivas não são capazes de aproximar do receptor a maneira única como o emissor pessoa viveu uma experiência? Quanto coçou uma coceira, quão gloriosa foi uma conquista, quão dolorosa foi uma perda?
E se, além disso, a obra em estudo pertencesse a um mercado de nicho, novo para muitos ouvintes?
A escolha do Lucas no episódio sobre o jogo A Iniciativa foi de fazer um exercício de linguagem figurada, para comparar algo novo com algo com o qual o ouvinte já tem familiaridade. Ele resgatou
a memória de uma sensação semelhante em outra mídia, que são os filmes de M. Night Shyamalan, que via de regra apresentam reviravoltas surpreendentes no terceiro ato: o fato de sempre haver uma surpresa traz a certeza de não ser mais surpreendido.
E é esse excesso a falha de implementação da campanha de A Iniciativa que Lucas foi capaz de comunicar com tanta sensibilidade e repertório da cultura e da linguagem.
Espero ter a chance de jogar A Iniciativa um dia e ter minha própria percepção.
Lucas, muito obrigado pelo episódio. Um grande abraço.
PS 2: posso comentar sobre um episódio passado? Quando Van Gogh foi anunciado eu fiquei muito interessado em conhecer, mas quando vi pessoas jogando unicamente com a mecânica, sem qualquer reflexão sobre o tema, perdi um tanto da curiosidade. Graças ao seu episódio sobre esse jogo, eu recuperei a motivação e aproveitei para jogar quando finalmente uma oportunidade apareceu. Minha conclusão é que, para que a obra seja experienciada da forma como proposta pelo André Teruya, a pessoa que explica o jogo precisa investir um tempinho em enriquecer a explicação do jogo com o contexto dos painéis de jogador com as emoções do pintor e com as cartas dos demais personagens.