Elber84::
Meu grupo costuma gostar mais de jogos menos pesados que não tenham muitas regras pra assimilar logo de cara. Sei que ambos não são jogos considerados leves mas levando em conta essas informações, qual vcs recomendariam?
Como alguém que gosta de ambos os jogos e sabe que tem mecânicas similares, minha recomendação leva em conta o tema e a preponderancia da mecânica. Com relação ao tema, ambos são bem fortes e vai de acordo com o gosto pessoal. Mas com relação as mecânicas:
1. Scythe: o que predomina é a gestão de recursos, controle de área, ação planejada para otimização de ações e acúmulo de moedas. Ganha o jogador mais rico. A interação entre as possibilidades oferecidas pelo tabuleiro de facção, jogador e central, pode gerar um certo ap. Principalmente para quem está começando. O que pode deixar a partida mais demorada. Mas depois de 2 partidas toda a mecânica já é compreendida
2. Duna imperium: aqui predomina a alocação de trabalhadores e o deckbuilding. ganha o jogador que conseguir mais pontos de vitória. Existe mais interação pois um dos mecanismos usados é o block de espaços que o oponente poderia usar para suas jogadas bem como a aquisição de cartas da linha imperial de interesse de outros jogadores. Acredito q seja mais fácil de assimilar q o scythe no início, embora os espaços de alocação de trabalhador ofereçam várias possibilidades estratégicas.
Cabe os dois na coleção? Sim. Mas se vc tá limitado a adquirir só um no momento, eu iria de duna imperium. Depois scythe com certeza.