Lembre-sem que esse post é melhor acompanhando com os vídeos/imagens que postamos no: https://www.instagram.com/spieldesdjows
E se perder algum story você pode ver o Highlight completo também: https://www.instagram.com/stories/highlights/17894781647997013/
O tempo vai passando, a energia vai acabando e a quantidade do texto também, mas vamo que vamo!
World Order
Jogamos em 1/3 do jogo na Demo. Curti bastante e ja digo: Nota 9. Motivos.
- É um euro bem temático de controle área. Com a penca de cartas de países reais, o nome das cartas/acões remetendo a acontecimentos e países reais, é bem fácil imaginar o story telling acontecendo.
- Ataques que não destroem coisas do adversário, mas tiram pontos se você como adversário não estiver se protegendo no mesmo nível limitar. É algo como as guerras do 7 wonders, que aqui simulam o efeito guerra fria entre as super potencias.
- Eu médio-médio, inesperado até. São regras de boas, não triviais, mas nada absurdo. Mais leve que: Marrakesh, Pax Pamir, Kuthna Kora, SETI. Mais pesado que: Power Grid, GWT. Certamente mais fácil que Hegemony, até pq aqui a assimetria é mínima.
- 7 Empires é euro raíz classudo, mas a purpurina desse aqui (tema e produção) certamente fazem um jogo muito mais acessível. Por isso fico com esse como controle de area "mais graúdo".
No fundo, acho que o tema é tão bem encaixadinho, que me sinto ali vendo um filme. Isso é para eu lembrar o Israel do passado, que tema sim importa MUITO num jogo (ao menos para alguns perfis como o meu).
Stamp Swap
A pior explicação que já tive num board-game. Jogamos esse algum tempo depois do World Order e era pra ser um gateway liso peso 2. Caraca, apanhei. Tive que pedir pro cara parar e explciar de novo, pois eu não tava entendendo nada. Não sei o que aconteceu, suspeito que ele estava com uma estratégia de sair jogando já que pela cara do jogo, ia cair muita gente ali que nunca jogou nada na vida e não ia querer parar pra ouvir 10 min de explicação sem parar. Aconteceu isso de qualquer forma. Dito isso, gostei do jogo, talvez até fosse um 8. É certamente um 8 na real, pois fiquei curioso para jogar novamente. Fiquem de olho, de certa forma é um jogo de tetris, mas sem muitas restrições de onde colocar as coisas,
Rebirth
Novidade do Knizia que consegui pegar assinado. Gostei! Joguei a versão básica, que é notavelmente diferente da avançada e mesmo assim já sai com um 8. É bem feels good e as decisões são bem gostosas de se fazer: puxa um tile e dale. Os Xiitas vão dizer que "há, é muita sorte", mas o choro é livre, quem é estratégico toma pau de jogo tático. Então tenha isso em mente, mas fora isso, é o Knizia definitivo para apresentar para civs+. O jogo é bonito demais, mas merecia um insertzinho de fábrica, é até esquisito um jogo que no fim é "caixa vazia". Mais leve que Babylonia e ligeiramente mais leve que Mille Fiori.
E Outras Aventuras
- Encontrei o @EngrenagemLudica andando pela feira que me deu um ataque de oportunidade enquanto eu ia pro Stamp Swap. Aquele abraço meu nobre!
- Consegui autógrafo do Knizia e do Friedman Friese nos jogos. Friese como sempre, até caneta verde tinha.
- Passei no estande do SETI pra conversar com meu brother Thomás e pedir um complemento no autógrafo (o request mais bizarro da feira), rimos da situação e seguimos a vida.
- Estou caçando o designer do Shackleton Base e o Antoine e Bruno pro 7 Wonders Duel. Será que consigo amanhã?
- 55 minutos, esse foi o tempo na fila para conseguir um autógrafo com o Knizia. Tenha isso em mente quando vier pra feira.
- É possível comer um ramen bem top, razoavelmente perto da feira/centro. Fica a dica: https://www.genki-restaurant.de/essen
---
Estou caindo de sono as 00:15 da manhã, então não detalhei muito a experiência com os jogos, a quem interessar, só perguntar. Abraços!