Eu tenho uma relação muito engraçada com a minha memória. Eu esqueço fogão ligado, esqueço o que pedi no almoço e onde coloquei o telefone. Mas numa parte do HD eu tenho gravadas diversas cenas de muitos anos que eu consigo recriar com o diálogo exato, as pessoas envolvidas e onde a gente estava.
(Provavelmente essas cenas ocupam muito espaço e por isso eu não consigo lembrar onde coloquei o telefone).
Uma dessas cenas foi no final de 2014, no Rio de Janeiro, na Tijuca, andando com o Warny Marçano para um ponto de ônibus. Ele tinha acabado de mostrar uma versão do jogo "Restaurante Espacial" que era uma espécie de euro Glory to Rome/La Granja com dados.
Ele tinha o jogo bem avançado mas eu - na época, folgado - falei “Warny, tem um jogaço aqui. A gente só vai ter que cortar metade das regras e dobrar as artes. Bora fazer isso juntos?” Ele topou e o resto é história.

Space Cantina foi lançado no Kickante em 2015, chegou para a galera em 2016 e se tornou um dos meus jogos mais celebrados aqui no Brasil, inclusive trazendo meu primeiro prêmio Ludopedia depois de bater na trave com Encantados e Gekido.

Dona Helena (que também é editora desses diários, além de mais 372 funções) sempre reclama, com razão, que eu enrolo muito pra falar do jogo, então depois desse longo preâmbulo, vou contar um pouco do Dragon Cantina.
No começo, o plano era menos ambicioso. Uma reimplementação direta do Space Cantina com ambientação medieval. Mudamos ligeiramente a regra do Space Cantina, cortamos algumas gorduras, demos um pouco mais de opção, mas a gente percebeu o inevitável:
(Quase) todo jogo antigo mostra sinais de idade. E no caso do Space Cantina, ele era de uma geração de euros mais "limpa": otimizar ações, você equilibrando pratos e lutando contra os clientes impacientes e para atender todo mundo.
O problema é que o terço final do jogo, depois que acabam os objetivos públicos, é meio anti-climático e ao invés de continuar tentando resolver, eu acabei optando por uma abordagem mais radical: vamos usar a base do Cantina mas fazer um jogo novo. Obviamente, muito mais trabalhoso, mas tenho confiança no resultado final (De modo geral eu sou preguiçoso mas tem jogo que merece um carinho).
Primeira coisa foi jogar de novo os grandes dice placements: Kingsburg, Taverna do Vale Profundo, Troyes, Marco Polo II, Lorenzo, Alien Frontiers. De todos esses, o "Taverninha" tinha mais coisas que a gente gostava. Então a gente tentou uma abordagem push your luck com decks individuais e você draftando os dados.
O problema era o tema. Eu sou muito chato com tema em euro. Por que aquele cliente volta sempre lá? Por que é um deck building? Por que a mesa pode aparecer ou não? Não tem ninguém para atender?
Então a gente acabou voltando pro básico: Mesas, funcionários e clientes, dessa vez com mais opções no draft, os clientes automaticamente lotando o restaurante e você que se vire com aquele problema (como deveria ser em um bom restaurante).

Vários testes depois, eu me via jogando sério, desligado do playteste e do que a gente estava fazendo na hora. E quando deixa de ser trabalho e estou engajado, a ponto de querer ganhar (bem raro, quase nunca acontece), é porque ele tá bem perto de terminar. Aí foi colocar um pouco de tema, jogar o Space Cantina de novo para garantir que as experiências eram diferentes o bastante e correr pro abraço.
O Dragon Cantina é um projeto de 4 anos - algo raro pra mim, que gosto sempre de terminar os jogos o mais rápido possível - com uma equipe fantástica:
O Chris Borges voltou a fazer a ilustração depois de trabalhar comigo no Divicity, o Ivan Freire que fez a arte-finalização, os melhores developers que um designer poderia querer, e mais um monte de gente da Samba que está por trás dos panos para que tudo aconteça da melhor forma possível.
O Dragon Cantina é uma carta de amor aos fãs de euro que lutam para ter tema, arte bonita e, acima de tudo, sair feliz de uma partida. Garanto que ninguém vai passar fome nem terminar com pontos negativos nesse jogo.

E, assim, nove anos depois, de um jeito diferente do que a galera imaginava, o "sucessor espiritual" do Space Cantina está por aqui. Se você não é um idoso que jogava em 2016, tenho certeza que essa nova versão vai te deixar muito feliz.
Dragon Cantina chega ao MeepleStarter no dia 15 de Outubro. Você já pode se inscrever para ser notificado no lançamento AQUI.