Creio que não tenha a ver com o jogo ser party ou não. Me parece ter mais relação com a relação (quantidade de partidas)/(tempo).
Quando jogo um jogo muitas vezes seguidas em pouco tempo, fico sem querer ver aquele jogo por um bom tempo. O tempo passa, e eu sinto vontade de jogá-lo de novo. A questão de ser Party game ou um jogo mais complexo é que, em geral, você acaba jogando mais partidas de jogos leves pra cada partida de jogo complexo.
Participo basicamente de 2 grupos de jogos, um mais atraído pelos jogos party/family, e outro mais chegado nos mais pesados.
Num encontro com o grupo "party/family", num sábado qualquer, começando às 14h e terminando às 22h, chegamos a jogar entre 6 e 10 partidas de jogos diversos (dependendo da duração do jogo). Alguns jogos chegam a ser jogados mais de uma vez no mesmo dia.
Num encontro com o pessoal mais hard, começando as 10h da manhã de sábado, e terminando às 1 da manhã de domingo, jogamos 1 partida de Twilight Imperium (15h, 1 partida apenas).
Com uma coleção "balanceada", vc acaba tendo um número próximo de jogos leves e pesados. Se em cada encontro vc jogar 10 leves e 1 pesado, isso significa em tese, que os leves vão enjoar 10 vezes mais rápido.
Se num final de semana eu jogasse TI, e no outro jogasse 15h de um jogo leve qualquer (mas apenas 1), e ficasse intercalando, e considerando que eu precisasse jogar 100 partidas de um jogo pra enjoar dele, depois da décima semana eu já teria enjoado do jogo leve, mas ainda faltariam 190 pra eu enjoar de TI. Não por TI ser melhor, mas pelo que falei, a quantidade de partidas por espaço de tempo é o que faz enjoar.