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  4. Breve análise das missões do RC e expansões

Breve análise das missões do RC e expansões

Robinson Crusoé: Aventuras na Ilha Amaldiçoada
  • avatar
    Victor20/07/16 11:55
    avatar
    Victor
    20/07/16 11:55
    2490 mensagens MD

    Considero Robinson Crusoé o meu jogo coop favorito e a sua tradução pela Conclave foi uma grande sacada. Resenhas e session reports são fáceis de achar e descrevem bem a qualidade do jogo, mas estava pensando hoje que seria uma boa relatar brevemente o que acho de cada cenário. E quando refiro-me a cenários, não são apenas os do jogo básico, mas também os cenários da expansão Voyage of the Beagle (que funciona como uma campanha de 5 cenários interligados), como também dos extras: King Kong e Dr. Livingstone. Então, numa escala de 1 a 5 estrelas (ok, asteriscos :P ), segue a minha opinião de cada cenário.  

    Jogo básico

    Cenário 1 (Náufragos) ***** . Jogadores experientes em RC podem estranhar porque eu dei a nota máxima ao cenário supostamente mais fácil do jogo ("supostamente" porque apesar da proposta dos cenários terem dificuldade crescente, considero o cenário 2 *potencialmente* mais fácil que o 1 e acho o cenário 5 mais difícil que o 6). A questão é que a proposta deste cenário como introdução ficou muito boa. Com exceção das cartas de mistério, o cenário expõe bem todos os elementos principais do jogo e o clima de sobrevivência ficou muito bem definido. 

    Cenário 2 (Exorcismo) * . Para mim, o cenário mais decepcionante do jogo básico. Primeiro, esperava uma interação mais agressiva da assombração na ilha, ao invés de meramente criar névoa que torna as ações mais difíceis. Segundo, apesar de atrapalhar, dependendo de onde surge a névoa a dificuldade criada pode ser bem pequena, tornando pouco tensa a partida, na minha opinião. 

    Cenário 3 (Jenny precisa de ajuda) *** . Um cenário OK, funciona bem a idéia de ter que resgatar Jenny antes de ser tarde demais e depois construir um bote para sair da ilha. Entretanto, o cenário funciona pela chatice da Jenny, que primeiro fica isolada e exposta ao frio e sem comida até ser resgatada e depois não fazer quase porcaria nenhuma no acampamento, precisando descansar enquanto consome a escassa comida. Mais de uma vez eu pensei "será que não tem como deixar a Jenny morrer sem perder o jogo?"   

    Cenário 4 (Ilha Vulcânica) ***** .  Resgatar tesouro de templos enquanto foge da lava do vulcão em erupção? Esse cenário é puro Indiana Jones e o meu favorito do jogo básico. Desafiante, sem ser absurdamente difícil, muito divertido na hora de puxar as cartas de mistério nos templos.

    Cenário 5 (Ilha Canibal) **** .O cenário mais difícil do jogo, para mim. Se ele fosse um pouquinho mais fácil E fosse o cenário 6 em vez do 5, mereceria 5 estrelas. Nesta ilha repleta de vilarejos de canibais, o soldado é extremamente importante e com certeza jogaria com o cachorro. Mas a dica mais importante é: nunca, NUNCA apresente o Robinson Crusoe usando esse cenário com novatos, só porque acha que o cenário 1 é fácil (entendedores entenderão :D )

    Cenário 6 (Família Crusoé) **** .Eu chamo esse cenário de "RC encontra Agricola", pois ele gira em torno de crescer uma família e alimentá-la. O tema de sobrevivência é ainda abordado, mas só que tematicamente focado a longo prazo, ao invés de "só temos que ficar vivos até cumprirmos o objetivo X" . A idéia ficou bacana e diferente, sendo uma boa variação dos demais cenários do jogo.


    Mini expansão - Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island – Dreadful adventure on the King Kong Island

    AVISO: Este cenário foi incluído como bônus na versão nacional do jogo básico da editora Conclave, constituindo o sétimo cenário.

    Cenário único (Capturar King Kong): **** . Neste cenário, os personagens chegam na ilha de King Kong com o objetivo de aprisionar o gorilão para trazê-lo para os Estados Unidos. Como joguei apenas uma vez, sozinho e há muito tempo, não me recordo de muita coisa, exceto pela lembrança que o cenário é muito bem feito, desafiador e definitivamente vale a pena obtê-lo para jogar.


    Expansão - Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island - Voyage of the Beagle

    Eu bem que quis me empolgar e curtir essa expansão. Joguei todos os cenários, sendo que o primeiro foi com 3 jogadores, o segundo e terceiro cenário com 2 (mas o personagem do 3o jogador foi mantido por toda a campanha), o quarto cenário foi inicialmente tentado com 2 jogadores (e fracassado, o outro jogador cansou da campanha), cabendo a mim controlar os três personagens para completar o quarto e quinto cenário. Ao todo, foram 7 partidas, com um fracasso no cenário 3 e um no cenário 4. 

    O problema desse cenário é o mesmo de uma campanha de RPG: você precisa de um grupo fixo por múltiplas sessões para poder vingar direito. É possível completar a campanha completa em um único dia? Claro, o jogo até o recompensa por isso. Mas se eu tiver tempo sobrando para jogar todos os cenários no mesmo dia, prefiro gastar este tempo jogando Through the Ages com 4, Zavandor com 5, Eclipse com 6 ou ensinar High Frontier. Para mim, a proposta do jogo ficou falha e prefiro jogar um único cenário que haja uma progressão natural da história, que foi o cenário do Dr. Livingstone, descrito mais abaixo.  

    Em adição, teve dois pontos da mecânica da campanha que não me agradaram. Primeiro, o cenário 1 representa o grosso dos pontos de vitória para determinar o seu grau de sucesso na campanha como um todo - a campanha vai além da mera sobrevivência, ela mede o sucesso da viagem do Darwin. Preferiria que houvesse uma distribuição melhor dos pontos de vitória pelos cenários para incentivar os jogadores, ao invés de ter que ficar pensando continuamente nos cenários 2 a 5 "Não posso perder o que conquistei no início do jogo!". O segundo ponto problemático é a quantidade limitada das cartas de eventos que só servem para esta campanha. O jogo permite que use todas, algumas ou nenhuma dessas cartas, mas eu realmente gostaria que houvessem mais cartas. Já que só posso usá-las na campanha, as utilizei bastante quando joguei e francamente, já ficou cansativo após a segunda ou terceira "crise de fé do Darwin" como carta de evento. 

    Agora, sobre os cenários em questão:

    Cenário 1 (Coletar espécimes) *** . A coleta de fósseis, animais raros e plantas exóticas é divertida e o cenário é bem fácil, mas foi feito com base no conceito de ser a principal fonte de pontos de vitória do jogo. Eu gostaria que houvesse mais dificuldade nesse cenário e em troca, que o sucesso da campanha não ficasse tão concentrado no cenário inicial. 

    Cenário 2 (Consertar danos e preparar para a viagem) * . O cenário mais fraco da campanha. Uma tempestade danificou o navio da expedição e bagunçou o acampamento. É preciso consertar o melhor possível antes de seguir viagem. Apesar de ser legal a idéia de que o nível dos reparos em cada setor do navio influir no sucesso do cenário seguinte, ficou um cenário sem expressão, parecendo um tapa-buraco na campanha. Eu não me incomodaria tanto com isto se o cenário não utilizasse a mesma ilha revelada do cenário 1 . O que isso significa? Que a menos que jogue o cenário 1 e 2 em sequência na mesma sessão, terá que tirar uma foto da ilha (tiles, modificadores, etc) para usar na próxima partida.  Honestamente, isto é um saco. Preferiria que o navio encalhasse em uma ilhota (com menos recursos, de tamanho menor, etc) do que ter que reaproveitar a primeira ilha.
      
    Cenário 3 (Expedição pelas ilhas) **** . Considero o cenário mais difícil da campanha, sendo injusto até, pelo elemento de sorte contido e avisado nele. Porém, também é o cenário mais diferente e é justamente sua inovação que o torna tão interessante. Ao invés de uma única ilha, é preciso viajar através de correntes marítimas que o desviarão da rota, revelar marcadores com surpresas desagradáveis e procurar por atóis e recifes enquanto tenta sair do mapa antes que o tempo acabe. Se você aceitar o fato de que mesmo jogando bem pode perder pelo azar no dado ou por marcadores sorteados, terá uma experiência bem divertida. 

    Cenário 4 (Encontrando as tribos) *** . Um cenário cujo objetivo é entrar em contato pacífico com aborígenes e trocar recursos para obter os preciosos segredos tribais. O chato é que esses aborígenes são mimados e o azar no dado pode torná-los difíceis de extrair os segredos e podem se tornar hostis. Apesar de diferir na mecânica, esse cenário lembra o pouco do resgate da Jenny: funciona bem, mas é irritante.

    Cenário 5 (A viagem de volta) **. O retorno da viagem de Darwin, no qual uma das principais preocupações é não perder os espécimes de plantas e animais raros que obteve no cenário 1, precisando trabalhar para conseguir os recursos necessários. Não é um cenário ruim, mas para fim de campanha achei um pouco anticlimático.


    Mini expansão - Cenário - A procura pelo Dr. Livingstone

    Cenário único (procura pelo Dr Livingstone) ***** . Este cenário funciona um pouco como um livro-jogo. Você representa uma expedição à procura do famoso Dr. Livingstone e na medida que obtem aqueles "discovery tokens " (marcador de descoberta?) especiais (são os três marcadores circulares cinzentos que tem símbolos únicos), há progresso na sua busca. Um dos componentes deste cenário é um jornalzinho que narra a expedição, dividido em parágrafos descritivos no estilo "vá para a página tal" . Dependendo do tipo do discovery token que consegue na ação, você pode ir para parágrafos diferentes que descrevem distintamente sobre o que aconteceu com o Dr. Livingstone.  

    Na única vez que joguei, por exemplo, o Dr. Livingstone era prisioneiro em uma vila tribal hostil e precisei resgatá-lo no final. Como você obtém esses marcadores várias vezes, podendo inclusive obter o mesmo marcador repetidamente (e isto afeta o parágrafo que deve ler em seguida) e a história pode mudar bastante de uma partida para outra. Eu não sei quantos finais diferentes há neste cenário, mas me passou uma  excelente impressão de rejogabilidade e considero a procura pelo Dr. Livingstone com um dos melhores cenários de RC, se não o melhor.

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    Comentários:

  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas20/07/16 12:29
    RFreitas » 20/07/16 12:29

    Excelente post.
    Vou procurar o cenário do Dr. Livingstone.
    Sabe me dizer se ele foi disponibilizado para download, ou se devo adquiri-lo em lojas gringas?
    Agradeço desde já!

    2
  • Victor
    2490 mensagens MD
    avatar
    Victor20/07/16 13:00
    Victor » 20/07/16 13:00

    Pelo que li no BGG, pode obter os arquivos compactados em .zip :  

    Arquivo "printer friendly"

    ou 

    Arquivo em cores


    Atualmente eu não sei onde atualmente vende a cópia física da aventura, pois não achei no site da Portal games nem no site da Z-Man. Eu não me arrependo de ter comprado de um amigo na época. Gostei dos componentes e não foi caro.

    1
  • Mestre dos Magos
    429 mensagens MD
    avatar
    Mestre dos Magos20/07/16 21:31
    Mestre dos Magos » 20/07/16 21:31

    Uma coisa que achei bem legal no Livingstone é o jornal que veio com ele, em tamanho real.
    A folha é utilizada durante o jogo, bem tematico :)

    0
  • Lomez
    159 mensagens MD
    avatar
    Lomez20/07/16 21:36
    Lomez » 20/07/16 21:36

    Show de bola, parabéns.

    Estou com o Robinson Crusoe parado aqui, esperando as sleeves chegarem (sim, eu achei que tinha sleeves suficientes, mas não :/). Ah, e também estou esperando reposição. Meu jogo veio um pouco mal tratado :D

    Robinson Crusoe era o jogo que eu mais esperava esse ano. Fiquei decepcionado com a versão da Conclave, mas, bola pra frente.

    Valeu!

    0
  • mario
    1092 mensagens MD
    avatar
    mario20/07/16 22:27
    mario » 20/07/16 22:27

    Cara, esse cenário dos canibais é foda de difícil mesmo, pelo menos jogando solo é quase impossível de eu ganhar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    0
  • Mestreduka
    19 mensagens MD
    avatar
    Mestreduka 23/07/16 16:24
    Mestreduka » 23/07/16 16:24

    Galera,

    Embora a história do segundo cenário ser bem fraquinha...tenho uma dúvida... Pois pela descrição das regras dele...quando realizar uma exploração na ilha...se a peça conter um símbolo de toten devo colocar os marcadores que estão descritos na ficha.
    Até aí tudo bem, porem se as duas primeiras peças de exploração não forem com o tipo de terreno "colina" o jogo desanima muito; pois como elas possuem o símbolo de toten...automaticamente devo colocar um marcador de nevoeiro misterioso...deixando o terreno com características de "inexplorado "...ou seja, não permitindo que se construa o sino sagrado. Deixando como única opção....uma única saída que é tirar o sino decorado...que é uma das única fichas de descobrimento que existe.
    Portanto...se essas condições não acontecerem até a segunda exploração...o jogo fica ruim...que por muitas vezes pensamos em nem perder tempo para continuar.

    []'s

    Mestreduka 

    0
  • mario
    1092 mensagens MD
    avatar
    mario23/07/16 17:48
    mario » 23/07/16 17:48

    O famoso azar militar kkkkkk

    0
  • joaoclaudio
    3449 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio24/07/16 06:23
    joaoclaudio » 24/07/16 06:23

    Muito bacana a resenha!

    0
  • rios
    1 mensagens MD
    avatar
    rios19/02/17 21:26
    rios » 19/02/17 21:26


    Acabei de comprar o jogo. Joguei 4 vezes. Último jogo de tabuleiro que tinha jogado era imagem e ação. Nossa, que surra! Primeiro para pegar as regras. Na terceira vez, eu e minha esposa íamos bem, faltando 5 dias e cinco madeiras e de repente uma efeito em cascata tirando vida e moral e ... morte. O mais bizarro desta ilha é que mesmo morrendo trocentas vezes queremos voltar e tentar novamente. Jogão, muito imersivo e não tem dó de quem se atreve a enfrentá-lo. Joguei com um amigo 2 vezes desistiu!!! Jogão

    1
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