Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3352527/hexes-horses-and-heralds
[Uma cópia de revisão de cortesia foi fornecida pela editora e entregue por um enviado bem-educado.]
Reiner Knizia dispensa apresentações. Ele também não precisa de muitas ações ou regras para criar uma obra-prima. Elegante, fácil de explicar e aprender, mas requer sutileza para vencer — e permitir que essa sutileza seja gradualmente descoberta.
É exatamente isso que é
Cascadero. Um jogo simples, mas não fácil, de colocar belos meeples em um mapa hexagonal de uma Espanha dividida. Com movimentos sutis, preencheremos o tabuleiro com nossos enviados montados, que unirão sistematicamente as aldeias divididas pela contenda, de acordo com a vontade de El Cascadero. O jogo é curto, durando apenas três quartos de hora, contando uma história de interesses cruzados e muitas vezes mutuamente exclusivos. Trata-se de pequenos passos dados em muitas regiões aparentemente não relacionadas, que eventualmente se fundirão em um impressionante ato de lealdade ao novo governante. Qual de seus ministros sairá vitorioso?
Quatro Cores... e Educação
Se olharmos para o tema, em Cascadero cada jogador não deve apenas demonstrar habilidades diplomáticas, mas também desenvolver completamente o campo atribuído a eles: Agricultura, Artesanato, Mineração e Comércio. Conquistas nessas áreas acontecem conectando assentamentos especializados em cada um dos campos. Para tornar nossa tarefa mais fácil, El Cascadero marcou essas áreas em nosso mapa com cores vivas e criou trilhas convenientes e práticas para registrar nosso progresso - tudo isso sem a ajuda do Excel! Além disso, bem ao lado delas, vemos uma série de bônus sutis, mas úteis, para avançar nessas trilhas. Entre elas estão selos inestimáveis que acionam a pontuação mesmo com um único enviado (geralmente, precisa de um grupo de pelo menos dois para isso) - a ferramenta perfeita para espremer mais alguns pontos de uma área lotada.
Se ignorarmos o tema, levemente ligado à mecânica abstrata, o que temos aqui é um jogo de colocação de peças/enviados sobre criação de conexões.
Nossa vez geralmente consistirá em colocar um enviado de madeira no tabuleiro e potencialmente pontuar nosso movimento. A condição para pontuação é conectar um novo grupo de enviados a uma cidade. Dependendo se estamos lá sozinhos, se alguém já chegou ao assentamento de outro lado e se um arauto está presente no assentamento, pontuaremos de 1 a 3 pontos na trilha de cor correspondente.
Um pouco à parte está a quinta cor, Educação, que opera sob regras ligeiramente diferentes e tem seu próprio conjunto de bônus, não conectado com as outras trilhas. Descobrirá isso nas fotos.
Vamos nos concentrar na parte central do tabuleiro. Em conquistas realmente impressionantes.
Capture a Bandeira
Mover-se ao longo das trilhas é nosso objetivo principal (maximizar nossa cor é a primeira condição de vitória) e ganhar mais pontos é o segunda. Para impressionar El Cascadero, precisamos trabalhar duro. Os pontos principais são ganhos pelo que é chamado de "Golden Five" (grito para os fãs de cartuchos NES!) — conectando pares de cidades da mesma cor. Isso constitui quase metade dos 50 pontos necessários para terminar o jogo imediatamente. Se tivermos alcançado o fim de nossa trilha colorida - vencemos imediatamente. Se nenhum jogador o fez - só podemos marcar uma "vitória menor", a versão menos honrosa de cumprir o desejo de El Cascadero. E então tudo se resume a quem marcou mais pontos ao longo do caminho.
E é aqui que os feitos realmente notáveis entram, vestidos com cores vibrantes. Enquanto qualquer um pode conectar pares de cidades em seu próprio ritmo e sem interferência, apenas alguns alcançarão as conquistas mais valiosas. Conectar cinco cores com um grupo de enviados? Que tal três cidades em uma cor? Segurando três selos não utilizados? Ou talvez alcançando checkpoints sucessivos nas trilhas? Quem chegar lá primeiro, ganha mais pontos — temos apenas um lugar disponível para cada conquista. Quem vai fincar sua bandeira lá? Isso será o suficiente para agradar El Cascadero?
Com permissão cortês...
Todas as regras de Cascadero estão dispostas na parte inferior do tabuleiro, então pode essencialmente pular direto para o jogo se puder ler bem a iconografia simples. E então começa a marcha sem pressa até a colina chamada El Mastery.
Nossos movimentos são aparentemente pequenos e só mais tarde no jogo eles começam a formar combinações reais. Marcar uma cidade nos move ao longo da trilha, uma recompensa nos permite fazer um movimento adicional, colocar um enviado causa outro movimento na trilha, o que por sua vez nos permite mover uma peça em outra trilha e isso nos dá a oportunidade de mover um enviado já colocado, estabelecendo assim outra conexão entre cidades e marcando uma conquista. Nem todos os turnos se parecem com isso, mas quando eles são, não pode deixar de apreciar a elegância sutil do mecanismo que permitiu que isso acontecesse.
Os movimentos podem conectar quase livremente nossos enviados em um grande grupo ou vários grupos menores e minúsculos, se assim desejarmos. Quer os criemos para nossos próprios propósitos ou para atrapalhar outros jogadores, cortando-os de assentamentos valiosos, a satisfação é a mesma. E quando finalmente descobrirmos como combinar nossos próprios benefícios com malícia bem cronometrada, Cascadero revelará seu poder passivo-agressivo total. E será impossível não se apaixonar por este jogo.
O Dr. Knizia mais uma vez entrega um conjunto de regras enganosamente simples, dentro do qual descobrimos todo um espectro de possibilidades estratégicas. Possibilidades, deve-se acrescentar, que são constantemente influenciadas pelas ações de outros jogadores. De trocas semelhantes a xadrez em um jogo de dois jogadores à explosão colorida de puro caos no tabuleiro em um jogo de quatro jogadores, Cascadero é um jogo de interação contínua, observação constante dos outros, controle constante do estado do jogo e antecipação de quais conquistas e espaços os outros lutarão. São três quartos de hora muito intensos, cheios de balé tático em um palco hexagonal montado pelo Doutor.
As Duas Faces de Cascadero
Para combater o layout estático do tabuleiro, Cascadero oferece posicionamentos variáveis de arautos e até mesmo um segundo tabuleiro com fichas de bônus distribuídas aleatoriamente. Há algumas surpresas aqui, mas ainda operamos dentro do mesmo conjunto de regras, que podem ser resumidas em alguns pictogramas na parte inferior do tabuleiro. Desta vez, no entanto, o jogo nos mantém tentando adivinhar novos pontos quentes no tabuleiro, bem como a capacidade de mover arautos quase sob demanda - o que quebra quaisquer estratégias existentes que poderíamos ter tido e nos abre para novas maneiras de interagir com outros jogadores. É um deleite, embora seja pequeno.
Ambos os mapas apresentam o mesmo nível magistral de design gráfico pelo qual Ian O'Toole é conhecido. Tudo contribui para o tema, é preciso e intrincado, mas incrivelmente claro. Mesmo os cubos simples nas trilhas de conquistas não prejudicam a experiência geral. Isso é um prêmio: tanto em imagens quanto em qualidade de impressão.
Assim como em muitos outros jogos do Doutor, o tema aqui é desnecessário — poderíamos facilmente explorar nebulosas ou combinar ingredientes para doces. Se isso é uma falha ou um recurso, cabe a você decidir. Na minha opinião, não prejudica o jogo. É fácil imaginar mecanismos mais desenvolvidos de "Toma Essa" — empurrando os jogadores de volta nas trilhas, removendo enviados dos campos ou tirando selos. Objetivos variáveis, eventos ou diferentes distribuições de bônus nas trilhas certamente ajudariam o jogo a manter seu frescor e variabilidade. Sim, em Cascadero, a variabilidade depende em grande parte dos movimentos dos oponentes. Mas com partidas frequentes no mesmo grupo, certos movimentos de abertura ou posicionamentos podem se tornar populares ou até mesmo fixos, o que pode diminuir a alegria da exploração e interações imprevisíveis.
Reiner Knizia faz de novo!
Não tenho dúvidas de que Cascadero é uma obra completa. Poderia ter sido embalado com mais "carne", mas em sua categoria de peso/profundidade/tempo, o jogo é excelente. Bonito, envolvente, altamente interativo e fortemente moldado pelos movimentos dos jogadores.
Pode assemelhar-se a uma batalha posicional à distância, onde cada jogador está esculpindo seu nicho no mapa. Ou pode rapidamente se transformar em um conflito aberto, onde cada movimento bloqueia caminhos e tira conquistas. É intenso de uma forma específica e silenciosa, onde até quatro estrategistas tentam ser mais espertos que os outros no caminho para a vitória. A ilusão de liberdade aparente no mapa dura apenas enquanto os jogadores permitem. Em algum momento, o jogo muda para alta velocidade e de repente nada é certo. Mesmo os planos mais curtos podem ser inesperadamente frustrados. A qualquer momento, pode repentinamente identificar sua oportunidade - um grupo esquecido e inacabado de enviados ou um corredor estreito através das defesas do oponente.
Recomendo de todo o coração Cascadero — como uma pausa intensa entre jogos "grandes", como uma introdução soberba a uma noite de jogos de tabuleiro ou como outro design brilhante de um designer renomado. Mas, acima de tudo — como um jogo fantástico que encantará tanto famílias quanto jogadores avançados que buscam outra joia para sua coleção.
Prós:
- Mecanismos elegantes e regras simples
- Rico em estratégias, táticas e oportunidades para jogadas inteligentes
- Interação forte, muitas vezes maldosa, entre os jogadores
- Excelente design visual
- Verso do tabuleiro com elementos aleatórios
Contras:
- O tema, como na maioria dos jogos do Doutor, é pouco vinculado à mecânica
- Um pouco mais de "carne nos ossos" — mesmo que modular — seria benéfico e há espaço para isso (talvez em expansões?)
https://www.gamesfanatic.pl/
Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.