A especialista polonesa em financiamento coletivo de jogos de tabuleiro Go On Board anunciou que pretende continuar utilizando a plataforma Gamefound para suas campanhas futuras, após o sucesso de um dos maiores projetos já realizados na plataforma, com uma arrecadação de mais de US$ 7,6 milhões.
A arrecadação massiva para
Cyberpunk 2077: The Board Game é a segunda maior registrada na plataforma Gamefound, antes de incluir o capital de pledges tardios. Ela fica atrás apenas da campanha de
Nemesis: Retaliation, que arrecadou US$ 12,1 milhões, da outra empresa de Marcin Świerkot, CEO da Gamefound, a Awaken Realms.
Cyberpunk superou facilmente a antiga segunda maior arrecadação,
ISS Vanguard, da Awaken Realms, que arrecadou $4,9 milhões no final de 2020. Ele também ultrapassou a campanha de estreia da Go On Board na Gamefound,
The Witcher: Path of Destiny, que arrecadou $4,4 milhões em outubro do ano passado.
A arrecadação é um recorde para a Go On Board, superando sua maior campanha de sucesso no Kickstarter,
The Witcher: Old World, de 2021, por cerca de €45.000.
Um porta-voz da Go On Board disse ao BoardGameWire que a empresa está satisfeita com a mudança do Kickstarter para a Gamefound, acrescentando que estavam orgulhosos de
Cyberpunk 2077 e
The Witcher: Path of Destiny terem entrado no Top 10 de projetos da plataforma em termos de arrecadação.
Ele afirmou: “Estamos felizes com a mudança. Já trabalhávamos com a Gamefound antes e, como gostamos muito dos recursos que estão sendo introduzidos, a mudança foi uma decisão óbvia para nós."
"Realizamos duas grandes campanhas na Gamefound, e nosso plano é criar nossas futuras campanhas lá também."
Embora Go On Board tenha o peso da popular franquia de videogame por trás de sua campanha de Cyberpunk 2077, isso não necessariamente significa que será um sucesso recorde em termos de financiamento coletivo.
Cyberpunk 2077: Gangues de Night City, um co-design de Eric Lang lançado no Kickstarter pela CMON em 2022, terminou sua campanha com cerca de $890.000.
A Gamefound começou como um gerenciador de apoios do Kickstarter em 2015, antes de o CEO Marcin Świerkot focar em superar o gigante do crowdfunding em seu próprio jogo no setor de arrecadação de fundos para jogos de tabuleiro, há dois anos.
Outros grandes editoras de jogos de tabuleiro que fizeram a transição do Kickstarter para o Gamefound desde seu lançamento como uma plataforma de crowdfunding incluem a CMON, que anunciou em fevereiro que deixaria o Kickstarter após 12 anos – e $108 milhões em projetos – para assinar um acordo de exclusividade com a empresa rival.
Nesse mesmo mês, a editora de jogos de tabuleiro focada em IP, Gale Force Nine, seguiu sua campanha de crowdfunding fenomenalmente bem-sucedida no Gamefound no ano passado, anunciando uma tríade de novos jogos que seriam financiados na plataforma.
Os grandes sucessos de jogos de tabuleiro no Kickstarter até agora neste ano incluem o jogo de cartas colecionáveis
Altered, que arrecadou cerca de €6,2 milhões, além dos recorde de $15,1 milhões arrecadados para o sistema de RPG Cosmere (
Stormlight Handbook) de Brandon Sanderson, da Brotherwise Games, no mês passado.
Agora que a Go On Board finalizou a campanha recorde de Cyberpunk, a atenção da empresa se voltará para o desenvolvimento e a produção – com a esperança de que o jogo não enfrente os atrasos atualmente experimentados em sua campanha anterior de crowdfunding,
The Witcher: Path of Destiny.
Essa produção está atualmente cinco meses atrasada, após alguns dos componentes do protótipo do jogo não atenderem aos padrões da Go On Board, e a entrega está prevista para ocorrer em maio do ano que vem.
Um porta-voz da Go On Board disse ao BoardGameWire: “Nós sempre tentamos planejar todo o projeto de forma precisa, incluindo desenvolvimento, pré-produção e logística. Ao mesmo tempo, o projeto depende muito de fatores externos que afetam o cronograma.”
“O primeiro é a campanha em si, onde priorizamos responder à comunidade, mesmo que isso signifique um trabalho extra no projeto. E, mais importante, a produção e a logística são afetadas pela escala do projeto, bem como por outros fatores aleatórios."
"À medida que ganhamos mais experiência e nossa equipe cresce, planejamos nossos projetos melhor, mas como se trata de crowdfunding, e não de uma simples pré-venda, às vezes alguns atrasos são inevitáveis."
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2024/09/24/go-on-board-plans-to-stick-with-gamefound-after-record-7-6m-cyberpunk-2077-success/