Olá, pessoal! Queria ter visto antes esse tópico para poder fazer os esclarecimentos!
Essa tem sido a dúvida mais comum, porque se trata de um tipo de regra pouco usual, mas o fato é que, depois de compreendida, a gente percebe que estava tudo lá no manual desde o começo.
(Mas, sim, o manual deveria ter enfatizado a situação.)
A página 8 do manual diz que existem 4 condições para realizar o ataque. Pelos itens 3 e 4, dá pra ver que: se o ataque não é vencedor, você não pode atacar. Afinal, as cartas estão todas na mesa. Se você faz as contas e percebe que sofrerá uma retaliação, nem fala para atacar. Mas, para ficar ainda mais claro, vamos supor duas pessoas jogando, e a primeira se equivoca nas contas e faz o ataque:
— Estou fazendo o ataque e ganhando o jogo.
— Não pode, olhe a minha retaliação aqui.
— Ah, verdade, você tem 5 mísseis aí, eu me equivoquei contando apenas 4.
— Tudo bem. Então o lance de atacar é inválido. Faça outro lance.
Quem tem familiaridade com o Xadrez conhece situação análoga. Se eu faço um movimento que coloca meu rei em Xeque, sem ter percebido isso, eu não "perco" o jogo. O lance é inválido. Meu adversário avisa, eu tenho que voltar atrás e fazer outro lance.
Se ainda restou alguma dúvida, por favor me informem! Estou aqui pra esclarecer! Obrigado! 