Rro159::Minha opinião sobre essa regra, é que não se pode nem declarar o ataque se existe uma possível retaliação, assim como na guerra fria, porém, tbm acho que se pode jogar com o jogador que declarou o ataque e sofreu retaliação, simplesmente perde a ação que utilizou para atacar.
Olá @
Rro159,
Não me parece que é assim que funciona, já que o manual dá um exemplo de retaliação - mal sucedida, por sinal.
Veja as frases do manual:
1) "apenas o fato de o ataque ter sido bem sucedido, porém, não torna essa posição vencedora por enquanto"
2) "a URSS tem de fato uma posição vencedora porque seu ataque é bem sucedido e, ao mesmo tempo, não teve nenhuma cidade destruída pela retaliação"
Portanto, no exemplo do manual, o ataque de fato ocorreu mas não havia como retaliar.