Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Terraforming Mars
  4. Dúvida da resolução de efeito imediato

Dúvida da resolução de efeito imediato

Terraforming Mars
  • avatar
    felipefiori0811/09/24 15:49
    avatar
    felipefiori08
    11/09/24 15:49
    7 mensagens MD


    Pessoal, recentemente comprei o Terraforming Mars e após algumas partidas o jogo tem rodado super bem e parece claro para quase tudo. Tenho uma dúvida ainda que perdura na hora de jogar uma carta e resolver os seus efeitos imediatos. Por exemplo, quando a carta pede para que baixe minha própria produção de Energia em 2, mas minha produção já está zerada, neste caso eu:

    1) Posso jogar a carta e ignorar essa parte.
    ou 
    2) Não posso jogar a carta e preciso obrigatoriamente ser capaz de executar esse efeito (ou seja, ter a produção de Energia em pelo menos 2).

    Peço desculpas se essa é uma dúvida repetida. Tentei procurar em outros tópicos mas não achei, também li o manual e ele não foi claro o suficiente pra mim neste aspecto. Agradeço desde já!

    3
    0
    2
  • Compre agora o jogo Terraforming Mars na LUDOSTORE
    R$ 335,49 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • Gini
    78 mensagens MD
    avatar
    Gini11/09/24 15:59
    Gini » 11/09/24 15:59

    O correto é o 2, pois baixar sua produção de energia em 2 é um requisito exigido pela carta.

    As únicas exceções em que é possível ignorar o requisito das cartas são:
    1. Cartas que aumentam o parâmetro global sendo que aquele parâmetro já está no máximo. Você ainda pode jogar a carta, mas não pode coletar a recompensa de elevar o parâmetro global, afinal você não o elevou;
    2. Adicionar recursos que você não pode coletar. Por exemplo: se uma carta te dá animais e você não tem nenhuma carta que abriga animais, ainda pode jogá-la, mas deverá ignorar a coleta do animal (afinal você não tem onde colocá-lo no momento que jogou a carta);
    3. Remover recursos de outro jogador (borda vermelha). Você pode optar por não fazer isso, caso queira.

    Outro detalhe que vale mencionar é que apenas a produção de Megacreditos pode ser negativa, mas limitada a -5, então se alguma carta diminuir mais que isso, você também não pode jogá-la.

    Manual, página 9:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3b0a9_m6gpj2.png

    6
  • Rafael Dias Santos
    56 mensagens MD
    avatar
    Rafael Dias Santos12/09/24 01:14
    Rafael Dias Santos » 12/09/24 01:14

    Não pode vai baixar pq n cumpre os requisitos.

    1
  • felipefiori08
    7 mensagens MD
    avatar
    felipefiori0812/09/24 08:13
    felipefiori08 » 12/09/24 08:13

    Gini::O correto é o 2, pois baixar sua produção de energia em 2 é um requisito exigido pela carta.

    As únicas exceções em que é possível ignorar o requisito das cartas são:
    1. Cartas que aumentam o parâmetro global sendo que aquele parâmetro já está no máximo. Você ainda pode jogar a carta, mas não pode coletar a recompensa de elevar o parâmetro global, afinal você não o elevou;
    2. Adicionar recursos que você não pode coletar. Por exemplo: se uma carta te dá animais e você não tem nenhuma carta que abriga animais, ainda pode jogá-la, mas deverá ignorar a coleta do animal (afinal você não tem onde colocá-lo no momento que jogou a carta);
    3. Remover recursos de outro jogador (borda vermelha). Você pode optar por não fazer isso, caso queira.

    Outro detalhe que vale mencionar é que apenas a produção de Megacreditos pode ser negativa, mas limitada a -5, então se alguma carta diminuir mais que isso, você também não pode jogá-la.

    Manual, página 9:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3b0a9_m6gpj2.png

    Perfeito, eu tinha interpretado assim no manual também, mas fiquei com uma pequena dúvida. Na questão do mega crédito eu sabia que poderia ser negativo, acho que a única dúvida que tinha ficado era a respeito dessa execução negativa de efeitos imediatos no próprio tabuleiro individual.

    0
  • patrickbnu
    1932 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu12/09/24 11:22
    patrickbnu » 12/09/24 11:22

    Gini::O correto é o 2, pois baixar sua produção de energia em 2 é um requisito exigido pela carta.

    As únicas exceções em que é possível ignorar o requisito das cartas são:
    1. Cartas que aumentam o parâmetro global sendo que aquele parâmetro já está no máximo. Você ainda pode jogar a carta, mas não pode coletar a recompensa de elevar o parâmetro global, afinal você não o elevou;
    2. Adicionar recursos que você não pode coletar. Por exemplo: se uma carta te dá animais e você não tem nenhuma carta que abriga animais, ainda pode jogá-la, mas deverá ignorar a coleta do animal (afinal você não tem onde colocá-lo no momento que jogou a carta);
    3. Remover recursos de outro jogador (borda vermelha). Você pode optar por não fazer isso, caso queira.

    Outro detalhe que vale mencionar é que apenas a produção de Megacreditos pode ser negativa, mas limitada a -5, então se alguma carta diminuir mais que isso, você também não pode jogá-la.

    Manual, página 9:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3b0a9_m6gpj2.png

    Em relação a esse item, vou complementar para ajudar, as vezes não fica claro esse detalhe
    3. Remover recursos de outro jogador (borda vermelha). Você pode optar por não fazer isso, caso queira.
    Nos casos de produção de outro jogador, continua sendo obrigado, mas pode ser "qualquer jogador", inclusive a sua.

    Agora esse item aqui eu não sabia, e também nunca cheguei nesse ponto. É algo que está no manual? o máximo de -5
    Megacreditos pode ser negativa, mas limitada a -5

    0
  • Gini
    78 mensagens MD
    avatar
    Gini12/09/24 11:28
    Gini » 12/09/24 11:28

    patrickbnu::
    Gini::O correto é o 2, pois baixar sua produção de energia em 2 é um requisito exigido pela carta.

    As únicas exceções em que é possível ignorar o requisito das cartas são:
    1. Cartas que aumentam o parâmetro global sendo que aquele parâmetro já está no máximo. Você ainda pode jogar a carta, mas não pode coletar a recompensa de elevar o parâmetro global, afinal você não o elevou;
    2. Adicionar recursos que você não pode coletar. Por exemplo: se uma carta te dá animais e você não tem nenhuma carta que abriga animais, ainda pode jogá-la, mas deverá ignorar a coleta do animal (afinal você não tem onde colocá-lo no momento que jogou a carta);
    3. Remover recursos de outro jogador (borda vermelha). Você pode optar por não fazer isso, caso queira.

    Outro detalhe que vale mencionar é que apenas a produção de Megacreditos pode ser negativa, mas limitada a -5, então se alguma carta diminuir mais que isso, você também não pode jogá-la.

    Manual, página 9:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3b0a9_m6gpj2.png

    Em relação a esse item, vou complementar para ajudar, as vezes não fica claro esse detalhe
    3. Remover recursos de outro jogador (borda vermelha). Você pode optar por não fazer isso, caso queira.
    Nos casos de produção de outro jogador, continua sendo obrigado, mas pode ser "qualquer jogador", inclusive a sua.

    Agora esse item aqui eu não sabia, e também nunca cheguei nesse ponto. É algo que está no manual? o máximo de -5
    Megacreditos pode ser negativa, mas limitada a -5

    Sim, está no manual, página 6:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f7946_bwgfgy.png
    A forma de marcar a produção no tabuleiro de jogador também é um indicativo da regra, visto que para em -5 e não em -10 (se comparado a produção positiva que é ilimitada, bastando empilhar cubos na posição 10. Ex.: 33 de produção são 3 cubos no 10 e 1 no 3)

    3
  • Doidera
    1060 mensagens MD
    avatar
    Doidera01/10/24 18:07
    Doidera » 01/10/24 18:07

    Gini::O correto é o 2, pois baixar sua produção de energia em 2 é um requisito exigido pela carta.

    As únicas exceções em que é possível ignorar o requisito das cartas são:
    1. Cartas que aumentam o parâmetro global sendo que aquele parâmetro já está no máximo. Você ainda pode jogar a carta, mas não pode coletar a recompensa de elevar o parâmetro global, afinal você não o elevou;
    2. Adicionar recursos que você não pode coletar. Por exemplo: se uma carta te dá animais e você não tem nenhuma carta que abriga animais, ainda pode jogá-la, mas deverá ignorar a coleta do animal (afinal você não tem onde colocá-lo no momento que jogou a carta);
    3. Remover recursos de outro jogador (borda vermelha). Você pode optar por não fazer isso, caso queira.

    Outro detalhe que vale mencionar é que apenas a produção de Megacreditos pode ser negativa, mas limitada a -5, então se alguma carta diminuir mais que isso, você também não pode jogá-la.

    Manual, página 9:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3b0a9_m6gpj2.png

    Apesar de se poder deduzir, deveria estar explícita essa informação, de forma clara e inequívoca, até porque a terceira exceção, que é a retirada de recursos, pode ser confundida com a diminuição de produção.

    0
  • Gini
    78 mensagens MD
    avatar
    Gini01/10/24 18:22
    Gini » 01/10/24 18:22

    Doidera::
    Gini::O correto é o 2, pois baixar sua produção de energia em 2 é um requisito exigido pela carta.

    As únicas exceções em que é possível ignorar o requisito das cartas são:
    1. Cartas que aumentam o parâmetro global sendo que aquele parâmetro já está no máximo. Você ainda pode jogar a carta, mas não pode coletar a recompensa de elevar o parâmetro global, afinal você não o elevou;
    2. Adicionar recursos que você não pode coletar. Por exemplo: se uma carta te dá animais e você não tem nenhuma carta que abriga animais, ainda pode jogá-la, mas deverá ignorar a coleta do animal (afinal você não tem onde colocá-lo no momento que jogou a carta);
    3. Remover recursos de outro jogador (borda vermelha). Você pode optar por não fazer isso, caso queira.

    Outro detalhe que vale mencionar é que apenas a produção de Megacreditos pode ser negativa, mas limitada a -5, então se alguma carta diminuir mais que isso, você também não pode jogá-la.

    Manual, página 9:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3b0a9_m6gpj2.png

    Apesar de se poder deduzir, deveria estar explícita essa informação, de forma clara e inequívoca, até porque a terceira exceção, que é a retirada de recursos, pode ser confundida com a diminuição de produção.


    Não precisa ser deduzido, essa informação se encontra no manual de maneira explícita e com a explicação de cada caso.
    Segue trecho extraído do manual, página 15:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f2004_qyaijv.png

    2
  • Doidera
    1060 mensagens MD
    avatar
    Doidera01/10/24 18:46
    Doidera » 01/10/24 18:46

    Gini::
    Doidera::
    Gini::O correto é o 2, pois baixar sua produção de energia em 2 é um requisito exigido pela carta.

    As únicas exceções em que é possível ignorar o requisito das cartas são:
    1. Cartas que aumentam o parâmetro global sendo que aquele parâmetro já está no máximo. Você ainda pode jogar a carta, mas não pode coletar a recompensa de elevar o parâmetro global, afinal você não o elevou;
    2. Adicionar recursos que você não pode coletar. Por exemplo: se uma carta te dá animais e você não tem nenhuma carta que abriga animais, ainda pode jogá-la, mas deverá ignorar a coleta do animal (afinal você não tem onde colocá-lo no momento que jogou a carta);
    3. Remover recursos de outro jogador (borda vermelha). Você pode optar por não fazer isso, caso queira.

    Outro detalhe que vale mencionar é que apenas a produção de Megacreditos pode ser negativa, mas limitada a -5, então se alguma carta diminuir mais que isso, você também não pode jogá-la.

    Manual, página 9:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3b0a9_m6gpj2.png

    Apesar de se poder deduzir, deveria estar explícita essa informação, de forma clara e inequívoca, até porque a terceira exceção, que é a retirada de recursos, pode ser confundida com a diminuição de produção.


    Não precisa ser deduzido, essa informação se encontra no manual de maneira explícita e com a explicação de cada caso.
    Segue trecho extraído do manual, página 15:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f2004_qyaijv.png

    Mesmo assim ainda não parece suficientemente claro, apesar de ter a informação, ela está em uma seção diferente do manual, dificultando a conexão entre as duas seções.

    Sempre sou a favor da clareza extrema, ainda que seja redundante ou óbvia.

    2
  • wilsonfx
    41 mensagens MD
    avatar
    wilsonfx06/07/25 19:53
    wilsonfx » 06/07/25 19:53

    Pelo que entendi então fica assim:

    Se a exigência diz para tirar recursos de alguém é facultativo. Se a exigência diz para tirar a produção de alguém, obrigatoriamente tem que tirar. Nessa segunda situação, se não for possível tirar a produção dos adversários, tenho que tirar de mim mesmo.

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
Terraforming Mars - Dúvida da resolução de efeito imediato
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.