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  3. Destinos
  4. Destinos, um RPGzinho de tabuleiro com cara de jogo digital...

Destinos, um RPGzinho de tabuleiro com cara de jogo digital...

Destinos
  • avatar
    DrGrayrock10/09/24 12:00
    avatar
    DrGrayrock
    10/09/24 12:00
    2251 mensagens MD


    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGTshSVf0BfrRBmfQcemcun814s90J3O5d63CdaUKrF1lxPLMts_WdS7Q1LtuabXeNrNee4kQZNcuMsvfxrkRTGmJsjGbG7bAZhZd9A7Rmffco_vx7fL1_nzNWrq4I-PIY1lUhrW6jRpE9-caQ1jK91xZE21PG2nxGsQAlkInYbQNEckO6WqlevypF-Yk/w640-h416/!!Logo_E%20ai%20tem%20jogo2.jpg


    Destinos
    é um jogo de tabuleiro onde os jogares são personagens que dentro de um cenário procuram cumprir um entre dois objetivos, para isso precisam usar um aplicativo digital que traz informações de pessoas, lugares e objetos que vamos encontrando pelo caminho tudo isso com um clima de RPG.

    Inicialmente os jogadores escolhem um dos cenários, na caixa base existem um cenário introdutório e uma campanha com 4 cenários interligados.


    Depois de escolhermos o cenário o aplicativo indica os personagens que escolheremos para jogar, uma vez escolhido recebemos sua ficha onde estão descritos os dois destinos dele e durante a partida os eventos nos levarão a ver qual o melhor caminho para vitória.



    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsRNYDDQ5tJr8fIR7kMjS2lEYzhJXT2YMEFU1Mid9LFeThYMBuzeYuODkyckW5F_ecLv1-LaymgKiy-bTJOMe9rghGB2SRg0a01snZmIystFgBhP3mjGd_IzsovysHBRXiy7bvIWjDeAk4kcKepi3l9zOckixFgHsbY5fMyqQx7kAyJ5OhHHwYtSp7id0/w640-h558/Sem%20t%C3%ADtulo-1.png
    O aplicativo vai te orientar durante toda a partida, sem ele você não joga.



    Além disso eu já usei também a mini-expansão Traços de Personagens que confere uma habilidade especial que serão muito úteis para você durante a aventura.


    Uma vez que os jogares já estão prontos a aventura começa, um texto introdutório nos põe à par do que está acontecendo e o aplicativo já pede para que a gente comece a arrumar os tiles do mapa com possíveis NPC's e pontos de interesse a serem explorados.


    O turno é muito tranquilo, você clica num ponto de interesse de algum tile já explorado ou vai explorar novos caminhos, feito isso o aplicativo te dá várias opções de interação com o tile.



    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjnamNdq-6peH_RRKkxQKb9E3h4krxFfoSL14qb7JmKo-oPFaUAR9INpR1mlmca6sH2q2nAdfEf5m3yT1F118lPeRK_RJRn2sPYifUsHVkTyZswb4hbiiyC7SSqCzGAxYksIiZI7LLlYOmZZU64KW8zooTe_dre56quymljOHEnjLRyzjD0xbaSB5GCXs/w640-h480/2024-09-06%2015.20.42.jpg
    Seu personagem tem dois destinos, um dela deve ser cumprido.



    Uma coisa legal do Destinos é a função "scan&play" do jogo. Basicamente todas as cartas tem QR-Codes que serão lidos e te dão informações sobre eles, além de serem utilizados para definir se tal item pode te ajudar ou não em alguma situação do jogo.

    Os personagens tem 3 atributos básicos que são inteligência, destreza e poder que vamos utilizar para diversas interações durante a partida e elas pode ir melhorando ou piorando dependendo das suas ações durante o jogo.


    Numa partida solo você está no comando da brincadeira não precisando se preocupar muito com alguém pegar algum objeto ou ir em algum lugar que você precisa, mas com mais jogadores as interações no mapa podem te atrapalhar (ou ajudar) então é mais uma coisa a ficar ligado uma vez que o jogo não é cooperativo.



    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0I_pAyS0kH1-U86tvV_8qWwz_jtro33uSPU1GhkMM2vc1Wo6NF_wlIo3qJgCkqc_GMRGTQjQ8Fo6eDW3qubGsvLGiEA4OoeW67R5-B2psPXOBqncEmTp9BSCdzQLrtIkwvtHn7zqg-n8xugUXB5YEKu02iT7xqnWikn3YkV8WJgSx6OHZ0HJfCGQ7_9k/w640-h480/2024-09-06%2015.42.53.jpg
    O mapa vai crescendo durante a partida e novos pontos de interesse vão aparecendo.



    O desenrolar da história vai fazer com que seu destino fique cada vez mais perto, uma vez que você esteja pronto para realizar um dos dois do seu personagem o aplicativo então te avisa que está na hora de começar o desfecho da sua aventura e suas ações vão definir se você será bem sucedido ou não nela.

    Destinos
    tem muito a vibe dos RPG's digitais mas com o diferencial de você ir montando o cenário, pra mim ele parece mais um "digital com tabuleiro" do que o inverso, eu curti o cenário introdutório mas confesso que diferente do que eu estou acostumado a partida solo funcionou melhor que a com mais jogadores.


    Vale destacar também a produção do jogo que tem umas "mini" miniaturas muito bacanas e o aplicativo que está muito bem traduzido (não encontrei problema de texto) e tem um som que deixa a ambientação bem bacana.


    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOslzC_Jd3jh1HoAzvKdnhNr4D-ExsFErth9IlvpMHu0FNPD8M7tcr8ASTffOIe0dd9ZHefIJHwYQzkNogDQzZagMA6w4qNHSEhA9w4oL7jtm2LEqnCKWMhEMDZLRTIsBonSuRNHbenGS6xoWY8TCDGPRN3CrvfxKpsaJhyphenhyphenbV01OUHZ3rxshUyIG0SFzo/w640-h546/Sem%20t%C3%ADtulo-2.png
    O sistema "scan&play" e os textos no aplicativos são recursos e implementações bem bacanas.

     


    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtR0aH2wNoPWlBHGhdH5aWa7fhd4Flxct3YGKR6PYDD7LSrh1jBMN2HlrW-8FgDtIGIwWP5iMPhqHEahXBzO3SD8ncKhuBP3rh509PeC3i13uPfy7tiORdxpCkwk6bvAXcVOTBrDdpCRf1zb27cWUldbF-k8jJpn5OvugUC46LkZcG7KKkOeBBe0-IkH8/w640-h122/content_id.png

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    Comentários:

  • Tiellet
    195 mensagens MD
    avatar
    Tiellet10/09/24 15:39
    Tiellet » 10/09/24 15:39

    Cacá, a minha experiência com o Mansion of Madness é que o lado físico fica praticamente dispensável.
    Tu ficou com essa sensação também? Ou tu acaba usando tanto quanto no Chronicles of crime?

    0
  • DrGrayrock
    2251 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock10/09/24 16:05
    DrGrayrock » 10/09/24 16:05

    Tiellet::Cacá, a minha experiência com o Mansion of Madness é que o lado físico fica praticamente dispensável.
    Tu ficou com essa sensação também? Ou tu acaba usando tanto quanto no Chronicles of crime?

    Ele vai mais na linha do Mansions... Nessa função do "scan&play" acho o Chronicles imbatível (até agora)...

    0
  • sscavalheiro
    142 mensagens MD
    avatar
    sscavalheiro10/09/24 17:16
    sscavalheiro » 10/09/24 17:16

    Tiellet::Cacá, a minha experiência com o Mansion of Madness é que o lado físico fica praticamente dispensável.
    Tu ficou com essa sensação também? Ou tu acaba usando tanto quanto no Chronicles of crime?

    Eu tive essa impressão muito mais no Destinos do que no Mansions.

    1
  • DrGrayrock
    2251 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock10/09/24 20:06
    DrGrayrock » 10/09/24 20:06

    sscavalheiro::
    Tiellet::Cacá, a minha experiência com o Mansion of Madness é que o lado físico fica praticamente dispensável.
    Tu ficou com essa sensação também? Ou tu acaba usando tanto quanto no Chronicles of crime?

    Eu tive essa impressão muito mais no Destinos do que no Mansions.

    Com certeza... o Mansions é um jogo de tabuleiro que usa app... o Destinos é um jogo digital que usa tabuleiro... Essa foi minha impressão...

    2
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal13/09/24 14:07
    Ovatsug Rednal » 13/09/24 14:07

    Oxi, como assim lado físico do mansions é dispensável? 90% do jogo são cartas e rolagem de dados...

    É bem diferente de um chronicles of crime por exemplo, que 100% do jogo é no celular. 

    1
  • flaviorbs13
    109 mensagens MD
    avatar
    flaviorbs1313/09/24 18:00
    flaviorbs13 » 13/09/24 18:00

    Tiellet::Cacá, a minha experiência com o Mansion of Madness é que o lado físico fica praticamente dispensável.
    Tu ficou com essa sensação também? Ou tu acaba usando tanto quanto no Chronicles of crime?

    Como você faria pra saber onde estão todas as miniaturas sem o tabuleiro?

    1
  • Tiellet
    195 mensagens MD
    avatar
    Tiellet13/09/24 22:55
    Tiellet » 13/09/24 22:55

    flaviorbs13::
    Tiellet::Cacá, a minha experiência com o Mansion of Madness é que o lado físico fica praticamente dispensável.
    Tu ficou com essa sensação também? Ou tu acaba usando tanto quanto no Chronicles of crime?

    Como você faria pra saber onde estão todas as miniaturas sem o tabuleiro?

    Faz um tempo que não jogo mas você não mostra no app pra onde movimentou as miniaturas?
    Mas se não for o caso, é só ter isso no app que o tabuleiro seria dispensável.
    Eu entendo a razão do app, a primeira edição exigia muito do overlord, só não quer dizer que eu achei que o balanço está bom.

    0
  • Johnnymaxx
    59 mensagens MD
    avatar
    Johnnymaxx14/09/24 14:33
    Johnnymaxx » 14/09/24 14:33

    Eu realmente acho que essa coisa do "ah, não gosto porque o jogo tá todo no celular" meio... não sei que palavra usar rs, mas não acho nada que "nos tire da experiência do tabuleiro". Acho que é só uma outra mídia.

    Tentando explicar usando as duas primeiras edições do Mansions, o pessoal fala muto sobre a primeira edição ter um setup complicado e que o overlord tem que tomar muito cuidado para não cometer erros senão estraga a experiência de todo mundo, mas se você for pensar igual o pessoal pensa quando fala sobre jogos com app, o overlord ficava "mais tempo lendo um livro do que jogando o taubleiro", para ver os eventos e ativar as coisas. O mesmo com o Imperial Assault e todos os outros jogos desse tipo. A única coisa que os apps fazem nese sentido, ao meu ver, é que em vez de você ficar lendo um livro você tá lendo a tela do celular. Aí por cima disso vejo que o app traz outras vantagens como aleatorização mais fácil de eventos, ter som ambiente, possivelmente narração, cálculo automático dos danos (no caso do Descent) e etc.

    Dito tudo isso, também senti que o Destinos acontece mais dentro do app do que o Mansions. No mansions você não anda com seu personagem pelo app, o app não sabe onde estão os inimigos nem os personagens (que é um problema, ao meu ver, mas isso é outro assunto). Já no Destinos não, no Destinos o app sabe onde seu personagem está e onde os NPCs estão. Basicamente a única coisa que você faz fora do app que não existe no app é gerenciar seus atributos/itens e rolar os dados para anotar lá quantos acertos você teve.

    O que pra mim é bem bom. A gente foca mais em tomar decisões e menos em procurar regras e lembrar quando tal evento precisa acontecer, já que o app faz isso tudo pra gente.

    2
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal14/09/24 15:42
    Ovatsug Rednal » 14/09/24 15:42

    Tiellet::
    flaviorbs13::
    Tiellet::Cacá, a minha experiência com o Mansion of Madness é que o lado físico fica praticamente dispensável.
    Tu ficou com essa sensação também? Ou tu acaba usando tanto quanto no Chronicles of crime?

    Como você faria pra saber onde estão todas as miniaturas sem o tabuleiro?

    Faz um tempo que não jogo mas você não mostra no app pra onde movimentou as miniaturas?
    Mas se não for o caso, é só ter isso no app que o tabuleiro seria dispensável.
    Eu entendo a razão do app, a primeira edição exigia muito do overlord, só não quer dizer que eu achei que o balanço está bom.

    Aí teu argumento não faz sentido por que qualquer jogo pode estar completamente dentro de um app. 
    No caso do mansions não aparece onde estão as minis nem onde estão os inimigos. 
    Oq o app faz é só randomizar coisas que poderia ser um deck de cartas, além, óbvio de deixar o tabuleiro fechado pra ser explorado aos poucos. Mas 99% do jogo é fora do app. É rolar dados, é usar cartas de itens, é andar pelo tabuleiro... É diferente de um jogo digital. 

    3
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