GabrielAlmeida::1. São jogos de trem no – adivinhem? – século 19 (embora nem sempre). É importante ressaltar que a temática aqui serve apenas para facilitar a compreensão das regras. Há 18XX no espaço e na água. Não faz diferença, mas a mecânica encaixa bem com o tema e são jogos complexos, então o apelo temático é bem-vindo. Mas não espere fazer choo choo e sentir-se imerso no mundo dos trens. Em termos de feeling, são muito mais parecidos com Steam do que com Ticket to Ride. Russian Railroads não é um jogo de trem.
2. São jogos que recompensam boa noção de timing: existem diversos fatores nesses jogos que recompensam planejamento a um prazo preciso, como ordem de operação de empresas, ordem de compra e venda de ações e obsolecência de trens, mudanças de fase de jogos não têm uma determinação do momento da partida em que ocorrerão, mas sim condições para que ocorram. Os jogadores que tiverem uma maior habilidade em prever ou manipular estas condições terão maior taxa de sucesso, e por isso:
3. São jogos longos e pesados: dificilmente um grupo de quatro pessoas experiente em jogos 18XX finalizará uma partida em menos de três horas e, se o fizer, provavelmente será jogando algum título mais simples como 1846 ou
18Chesapeake. 1817, por exemplo, requer tranquilamente doze horas para grupo que for jogá-lo pela primeira vez. Depois, com mais costume, é possível jogá-lo em oito horas. Eu dificilmente pensaria em jogá-lo se tivesse menos tempo do que isso.
4. São jogos econômicos: o objetivo é terminar o jogo com mais patrimônio que os outros jogadores. Pode-se ganhar dinheiro com a diferença do valor de compra e venda de ações de empresas, mas é principalmente ganho com os dividendos pagos em decorrência do faturamento das empresas das quais o jogador possui ações. Ou seja, se uma empresa que fatura 100 dinheiros paga dividendos e você possui 20% de ações dela, você ganha 20 desses 100 dinheiros. Esses dinheiros você usa para comprar mais ações, e os dinheiros da venda dessas ações será usado pelas empresas para construir trilhos, estações e ampliar ou melhorar sua frota de trens para ganhar ainda mais dinheiro. É simples assim. Dinheiro é ponto de vitória, mas também é recurso – isso para mim é o que define um jogo como sendo econômico, aliás: usar pontos como ferramenta para fazer mais pontos.
5. São jogos de fazer conta: é imprescindível o uso de acessórios como calculadoras e até umas tabuadas específicas para jogos 18XX. Eu pessoalmente gosto muito de usar uma planilha de excel à mesa porque isso pode economizar algumas dezenas de minutos de partida.
6. São jogos com um aspecto espacial, por falta de melhores palavras: um componente muito forte do jogo é o tile-laying utilizado na construção das rotas de trens. As companhias de trens, comandadas pelos jogadores, constróem suas malhas ferroviárias interconectadas, competindo e bloqueando umas às outras pelas melhores e mais lucrativas rotas, o que leva ao seguinte ponto:
7. São jogos altamente interativos: há diversas camadas de interação nos jogos 18XX. E aqui falo de interação real, não de alocar um trabalhador num espaço que te daria 3 madeiras e, poxa, agora você tem que usar o espaço que dá 2 madeiras. Ou de ter cumprido primeiro o contrato que me dá 10 pontos e, poxa vida, agora você tem que fazer o segundo lugar que só dá 8 pontos. Não, a interação aqui é bruta e diversos títulos possuem player elimination. É possível forçar outro jogador a assumir a presidência de uma empresa fadada à falência, ou acelerar a obsolecência de trens de forma inesperada, acabando com o planejamento dos outros jogadores. É possível também impedir uma empresa de sequer começar a operar e ficar parada por diversas rodadas até que novos tipos de construção sejam liberados no mapa. E isso significa que:
8. São jogos cruéis. Alguns títulos não dão muita margem para jogadas muito criativas, e uma jogada desatenta pode custar o jogo inteiro. Também é muito comum que o vencedor fique claro ao final da primeira metade do jogo, e isso compreensivelmente pode espantar muita gente. Contudo, como a interação entre os jogadores é elemento chave da mecânica, entre grupos mais experientes é possível – e necessário – caçar o líder.
Muito bom seu relato! Apesar de sempre ter ouvido falar dos 18XX ao longo desses meus quase 10 anos de hobby, poucas vezes procurei mais sobre o assunto por achar q eram jogos q "não são pra mim", e pela primeira vez me interessei mais pelo tema. Porém devo dizer q o item 3 (e, por consequência, o item 8) me espantam totalmente... Mal consigo ter tempo para rodar os jogos pesados de 2h / 3h q tenho aqui (que são os q mais gosto), quanto mais ter o dia inteiro para um único jogo. Uma pena...