Como amante deste jogo, e visto que não há nenhuma história por trás de cada raça, criei uma pequena "lore" para todas elas, uma pequena temática que tem ligação com a habilidade de cada raça, para dar um pouco de imersão, e talvez até pra facilitar o entendimento de como cada raça funciona.
Não criem altas expectativas, é algo bem simples, mas tentei ser o mais abrangente o possível, tentando dar um significado e sentido para cada habilidade.
Para isso, tive que tomar como ponto de partida o seguinte:
Créditos - Levei em consideração como se fosse ouro, por mais que não faça muito sentido, pois o ouro é valioso para nós, não necessariamente para outros seres em outros planetas. Mas se for parar pra pensar, se existe vida inteligente fora da terra, é impossível determinar um tipo de recurso que seja valioso pra todos, pois isso é algo subjetivo. Então, apenas façam vista grossa, assim como fazemos quando percebemos que o som se propaga pelo espaço nos filmes de Star Wars.
Poder - Mais uma vez, tive que fazer uma pequena adaptação para dar um pouco de sentido. Interpretem poder como "influência", algo que é usado para obter recursos pela galáxia. Como? Pode ser por recursos cedidos por outras raças inferiores por respeito a evolução da outra raça, domínio tecnológico, aqui fica um pouco em aberto para vocês imaginarem o que mais faz sentido.
Marco Zero - Momento em que o "Projeto Gaia" (tecnologia de transformação de planetas Transdim em planetas gaia) foi descoberto pela primeira vez na galáxia.
É isso.
Espero que, caso tenham interesse (e paciência para ler), apreciem!
Terráqueos
Uma raça curiosa e expansionista. Fascinados por planetas Transdim, os terráqueos são um dos percursores do Projeto Gaia, ambiciosa iniciativa que visa tornar os também conhecidos como "planetas roxos" em planetas Gaia, categoria de planeta habitável a todo tipo de vida. Seus fortes estudos sobre os planetas Transdim permitem que eles sejam a única raça da galáxia que conseguem, durante o processo de gaiaformação, extrair recursos valiosos como ouro e minérios.
Lantids
Os Lantids são seres muito amigáveis, pacíficos e adaptáveis, que conseguem conviver tranquilamente com outras raças no planeta que for. São muito inteligentes e conseguem absorver conhecimento sempre que dividem convivência com outras raças.
Hadsch Hallas
Esta curiosa raça com aparência de ave priorizam muito uma coisa em seu desenvolvimento: Ouro. Negociadores natos, possuem uma economia muito forte e conseguem trocar seu ouro obtido por praticamente qualquer outro recurso.
Ivits
Os Ivits são extremamente unidos. Não gostam de se aventurar por longas distâncias, afastando-se dos seus. Preferem uma expansão mais gradativa, mantendo-se sempre próximos. Por conta dessa característica, desenvolveram estações espaciais únicas, que lhes possibilitam usá-la como "ponte" para alcançar planetas distantes, sem que precisem, com isso, ir para muito longe uns dos outros.
Geodens
Geodens são imbatíveis quando o assunto é tornar um planeta, a princípio hostil para sua raça, em um planeta habitável. Diferente de outras raças, os Geodens não só terraformam o planeta, mas também o estudam ao máximo durante o processo. Sua principal fonte de conhecimento (e consequente desenvolvimento tecnológico) parte da exploração de novos tipos de terrenos.
Bal T'aks
Essa raça descobriu uma forma de usar gaiaformadores para outra finalidade (além de sua finalidade original, que seria transformar planetas Transdim em planetas Gais). Os Bal T'aks são a única raça que conseguem fazer com que os Gaiaformadores sejam produtores de "CIQs", recurso mais raro e poderoso da galáxia, utilizado como fonte para praticamente qualquer coisa, mas principalmente fonte de conhecimento para pesquisa de novas tecnologias, colonização de planetas gaias e impulsionadores para obter um alcance maior em explorações espaciais.
Xenos
Os Xenos foram uma das primeiras raças a se aventurar pela galáxia antes do marco zero e, por conta disso, iniciam sua expansão pós marco zero com mais facilidade, visto que já estavam mais bem espalhados pela galáxia do que qualquer outra raça. Além disso, os Xenos conseguem forjar, com muita facilidade, as famosas alianças interplanetárias, que são poderosos acordos cooperativos realizados por integrantes de uma mesma raça com foco na economia e ciência, possibilitando um desenvolvimento ainda maior dos mesmos, estando engajados e propícios a realizar uma pesquisa avançada em determinado assunto, ou a criação de uma tecnologia revolucionária.
Gleens
Enquanto os Terráqueos demonstram fascinação pelos planetas Transdim, os Gleens demonstram tal interesse pelos planetas Gaias, conseguindo se estabelecer nestes com um gasto de recurso inferior em relação a outras raças. Apesar de ser uma raça ainda um pouco atrasada quanto ao desenvolvimento do poderoso recurso "CIQ", os Gleens possuem a capacidade única de conseguir forjar uma aliança com apenas o seu instituto planetário.
Taklons
Os Taklons, de todas as raças evoluídas da galáxia, são os que possuem a aparência menos "humanóide" de todas. Se utilizam de um poderoso recurso chamado de "cristal cerebral" para obter influência, o que por sua vez, os impulsionam a garantir um desenvolvimento sólido e consistente.
Ambas
Os Ambas são a única raça na galáxia que desenvolveram uma tecnologia nunca antes vista: A translocação. Por ser uma coisa totalmente nova e em constante evolução, os Ambas optaram por não utilizá-la para a exploração de planetas ainda não colonizados, pelo risco de consequências graves em uma eventual falha. Por conta disso, utilizam-na apenas para translocar seu instituto planetário (estrutura que abriga a tecnologia de translocação) para planetas já colonizados, facilitando a criação de alianças interplanetárias, que por sua vez, aumentam seu desenvolvimento científico e tecnológico. Com isso, os Ambas almejam dominar completamente a translocação e aprimorá-la cada vez mais no futuro.
Firaks
Essa raça adquiriu um método de aprendizado diferente, que foge um pouco do convencional: O método da regressão. Os Firaks acreditam que há sempre como aprender algo novo quando regredimos em alguma coisa que já evoluímos, fazendo valer da famosa frase "um passo para trás, dois passos para frente". Estas criaturas conseguem, incrivelmente, sempre aprender algo novo quando voltam uma etapa naquilo que já evoluíram.
Mad Androids
Os Mad Androids diferem de todos os outros da galáxia por serem os únicos com características totalmente robóticas. Valorizam demais o conhecimento. Todas as raças da galáxia são muito bem adaptadas a seus planetas natais, mas os Mad Androids são os que mais se destacam nisso, pois dominam seu planeta natal como ninguém. Periodicamente se reúnem para definir um ramo de conhecimento o qual julgam estarem atrasados, e se dedicam para evoluir ao menos um pouco neste assunto.
Nevlas
Há quem diga que os Nevlas são a raça que mais valorizam o conhecimento em toda a galáxia, tornando-o assim o seu principal meio de evolução e desenvolvimento. Por terem um conhecimento avançado e diferenciado, conseguem se utilizar de sua influência para adquirir recursos muito mais facilmente do que qualquer outra raça.
Itars
Enquanto os Nevlas priorizam muito o conhecimento, os Itars, que habitam no mesmo tipo de planeta, priorizam a aquisição de novas tecnologias, sendo sua principal ferramenta para crescimento. Se há uma semelhança com seus "irmãos de terreno", é justamente a capacidade de utilizar sua influência de uma forma diferente, que no caso destes, seria para evoluirem tecnologicamente.