Saudações galera! Aqui é o Thiago Castro da Bucaneiros.
Alocação de dados é minha mecânica favorita, e realmente não é uma mecânica dos jogos top sellers pelo que venho acompanhando na última década, MAS... tem alguns "pontos de atenção" na análise que eu gostaria de contribuir com o post na visão de editora baseada em números, porém no geral está correto sobre a demanda dos jogos com essa mecânica sim, já deixo isso claro.
Dos 10 jogos citados como "floopados", eu concordo com 70% (já falo sobre isso). E também discordo que Lorenzo seja um jogo com status do mesmo nível que Burgundy (um evergreen que sempre vende independente do momento/ano lançado) por conta da quantidade de "tenhos" aqui no Ludopedia (897 contra 3163 do Burgundy) e também por ter vendido ambos desde a época do lançamento deles. Eu também gerencio e dou consultoria para algumas lojas e editora de jogos de tabuleiro e dá para ter uma noção dos números de ambos.
Mas sobre os 10 jogos citados como "flopados", concordo com todos exceto esses 3:
1. As viagens de Marco Polo tem 1753 "Tenho" aqui no Ludopedia. (Todo mundo que tem o jogo marca lá? Não, mas é um parâmetro de mercado bem interessante para analisarmos demanda). Enquanto jogos que são sucessos incontestáveis como Gloomhaven tem 2115 "Tenho", o que já mostra sua força! E ao mesmo tempo teve espaço para lançar uma segunda versão que gerou vendas "extras" com mais de 500 "Tenho", eu por exemplo ficaria extremamente contente de poder ter vendido um Marco Polo, certamente alavancaria qualquer editora.
2. Teotihuacan, esse falo com ainda mais propriedade por ser licenciado para a Bucaneiros. Tem 1449 "Tenho" aqui no Ludopedia (lembra que o Gloomhaven tem 2115 ein) e foi fabricado 2000 unidades dele em 2 momentos diferentes. É difícil ver um jogo euro ter duas tiragens em anos diferentes e conseguir trazer todas as 3 expansões. Nós arrecadamos 207mil reais na pré-venda (FC) via Catarse para trazer a segunda tiragem + expansões, o que prova a demanda e amor do público sobre o jogo.
3. Kingsburg, esse também foi trazido por nós, e eu concordo e discordo sobre a floopagem rs... ele vendeu relativamente bem quando trouxemos, mas foi em uma época de menos jogos lançados por mês, ou seja, na época não foi nada floopado como os demais citados mas se fosse relançado hoje eu acho que flooparia sim, a não ser que saísse por um ótimo preço, na casa dos R$290.
CONCLUSÃO PARTICULAR MINHA SOBRE O ASSUNTO:
Os jogos euro, especialmente os que tem como mecânica principal alocação de trabalhadores ou até dados, tendem fortemente a ter uma vida útil (comercialmente falando) bem menor que a média das outras "categorias" (amerigames, family, party games etc..). Uma boa parte são viáveis de serem localizados para nosso idioma, mas a maioria não é possível fazer mais de uma tiragem de 1000 cópias.