Post original: https://www.boardseyeview.net/post/eos-island-of-angels
Publicado pela King Racoon Games e Grey Fox Games,
EOS: Island of Angels é uma mistura temática inebriante onde os 2-5 jogadores são capitães piratas usando mecânicas de colocação de trabalhadores para selecionar ações, navegando por águas infestadas de demônios e buscando libertar anjos congelados. A arte atraente é de Felix Mertikat, Maxine Metzger e Sandra Süsser.

Cada jogador tem uma facção assimétrica com sua própria habilidade particular. No seu turno, pega um dos peões da tripulação do seu navio e o coloca em um personagem no seu tabuleiro de facção individual para realizar a ação indicada. Você utiliza o ouro do seu tabuleiro de navio gastando-o em melhorias e ações de personagens: o poder de uma ação (por exemplo, a distância que pode se mover em uma ação de movimento) é determinado pela extensão em que esse personagem foi evoluído. Depois de realizar a ação principal de um personagem, pode selecionar uma ação secundária nas opções da parte inferior do seu tabuleiro, mas normalmente não pode repetir essas ações em turnos consecutivos e não pode ativar um personagem que já ativou antes até que gaste um turno chamando todos seus peões de volta para o seu navio. Este não é um turno desperdiçado, pois há bônus valiosos disponíveis para sua ação de chamada - na medida em que a habilidade especial de uma facção é simplesmente ter um peão a menos que os outros jogadores para que eles se beneficiem de ações de chamada mais frequentes.

O tabuleiro principal é uma paisagem marinha circular com um contorno de trilha de pontuação. Tem dois lados, então o jogo vem com uma escolha de duas paisagens marinhas diferentes. Enquanto move seu navio no tabuleiro principal, encontrará demônios que o moverão negativamente na trilha em seu tabuleiro de facção. Está navegando em seu navio com o objetivo de encontrar locais onde seus "feitos épicos" lhe renderão recompensas, desde que possa atender aos requisitos relevantes. Coletar fichas de "bênçãos" no tabuleiro principal permitirá que reivindique anjos que lhe dão poderes adicionais ou habilidades que mudam o jogo, que o equiparão melhor para combater os principais demônios. Eles aparecem no tabuleiro periodicamente em pontos chave durante o andamento da partida e impõem "maldições" que limitam todos os jogadores, principalmente em suas habilidades, isso até que o demônio seja derrotado.

Felix Mertikat criou este jogo com muitos elementos legais. O controle deslizante de catraca no topo dos tabuleiros de facção dos jogadores altera os níveis em que se beneficia de uma posição positiva já que os demônios afetam negativamente suas habilidades. É uma ideia interessante; uma pena que o controle deslizante possa ser bem complicado de operar. É uma pena também que o ouro seja rastreado em sua carta de navio com apenas marcadores de anel - então pode facilmente ser deslocado para fora de sua posição. Achamos isso tão irritante que simplesmente substituímos em algumas de nossas partidas por moedas emprestadas de outro jogo. Com uma multiplicidade de trilhas em seu tabuleiro de facção, EOS é um jogo em que tabuleiros de camada dupla são praticamente essenciais. Felizmente, as edições deluxe e big box incorporam isso.

As cartas que pode coletar como uma ação e jogar valem pontos de vitória e têm uma grande variedade de efeitos, com alguns combos se mostrando especialmente úteis para aumentar sua pontuação. Ficou aparente em nossas partidas no Board's Eye View que, assim como algumas cartas, alguns poderes angelicais são muito mais fortes do que outros. Só precisa levar isso em consideração ao determinar para quais anjos encontrar, então é algo para se ter em mente na sua escolha da posição inicial no tabuleiro.

Espere então uma mistura altamente envolvente de sorte e estratégia em EOS. É um jogo divertido com uma sensação de sandbox onde há muitas partes móveis e muita coisa acontecendo, mas nunca se sente atolado com uma sobrecarga de regras pesadas, onde os jogadores estão principalmente fazendo suas próprias coisas, em que a interação do jogador é amplamente limitada a alcançar e completar um "feito épico" ou lutar contra um grande demônio antes dos rivais. Se a King Racoon Games tiver planos no horizonte para mais expansões EOS, adoraríamos ver mecânicas para combate navio contra navio, adicionando mais uma opção para mais interações "Toma Essa" entre os jogadores fazendo uso mais completo do tema subjacente da tripulação pirata.
Do jeito que está,
EOS: Island of Angels é muito divertido em todas as contagens de jogadores. E há uma alegria extra quando a sinergia entre suas várias atualizações e cartas permitem que monte um combo, o que significa que é capaz de desencadear uma série de ações em cascata...
EOS: Island of Angels foi publicado originalmente com algumas expansões disponíveis separadamente:
EOS: Island of Angels – Nation Expansion, que adiciona duas facções extras, e
EOS: Island of Angels – Mission Card Expansion oferecendo recompensas alternativas para áreas oceânicas que dão "bênçãos". A King Racoon Games publicou uma edição "big box" que fornece os componentes deluxe e também inclui as expansões. Há também a expansão
EOS: Island of Angels – Deluxe Upgrade, com componentes aprimorados.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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