Fala galera!
Hoje dei a largada no meu canal Estratégia em Jogo onde vou falar mais a fundo sobre vários jogos de tabuleiro.
Pra começar eu fiz um aulão de uma hora pra dar uma geral no Terraforming Mars, que tem sido um dos meus jogos mais jogados e que já acumula mais de 350 partidas só no BGA, e em breve farei alguns vídeos específicos sobre alguns detalhes do TFM.
Espero que gostem:
Pra quem prefere um conteúdo escrito eu vou deixar aqui algumas dicas e sugiro ver o vídeo e acompanhar os próximo que também serão sobre o TFM.
Pra começar você precisa entender que o TFM é um jogo de build engine, onde você vai construir a sua economia e tentar ganhar de uma dessas formas:
Focando na sua engine e buscando um jogo longo.
Terraformando Marte o quanto antes para que o jogador de engine não vença nos PVs
1 - Primeiro economia e depois PVs
Foque inicialmente em cartas que geram economia e não cartas que dão apenas pontos. Suas cartas precisam se pagar conforme o jogo passa.
No fim do jogo não jogue cartas que geram apenas economia, elas não terão impacto no seu jogo.
2 - Número de jogadores
*as informações abaixo são pensadas em jogo com Prelúdio
Isso importa a medida que quanto mais jogadores tiver na partida, mais rápido acaba o jogo e mais impacto existem em determinadas situações;
2 jogadores: jogo dura em média 9-10 gerações. Aqui você vai sempre estar bem orientado se vai tentar fazer um jogo longo(engine) ou terraformação. Se o oponente tiver um engine melhor que a sua (compra de cartas, minérios) você precisa acabar o jogo o quanto antes.
3 jogadores: jogo dura em média 8-9 gerações. Aqui você precisa ver quem você precisa ser entre os 3 (engine/terraformer) no meio do jogo e ver onde você tem as maiores chances de vencer.
4 jogadores: jogo dura em média 7-8 gerações. Aqui Ecoline sofre muito. Em 4 players o draft tem 16 cartas, então muitos eventos que destroem plantas podem aparecer e coloca Ecoline em muita desvantagem. Aqui terraformação vale muito, visto que não tem tantas gerações pra criar economia e fazer grandes combos jovianos e de ciência. Além disso os marcos são extremamente importante, visto que só 3 podem ser clamados. Então desde o início você já precisa planejar qual você vai tentar pegar.
3 - Contar o seu dinheiro e planejar a sua geração
Durante o draft você precisa fazer esse planejamento pra você saber se vai ter recursos pra jogar o que você precisa. Lembre-se, no começo você precisa construir sua economia.
Muitas vezes vale a pena deixar passar uma ou duas cartas pra você conseguir jogar as que já tem na mão ou pegar um marco importante.
Também se planejar pra pegar os bônus de Terraformação.
4 - Conhecer as cartas do jogo, quais são boas e ruins (corps, prelúdios e cartas de projeto) e quando joga-las
Aqui você vai precisar ver meus futuros vídeos mas aqui vão alguns exemplos:
Corps ruins:
ThorGate, PhoboLog, UMNI, Robinson Industries
Corps boas:
CrediCor, Teractor, Point Luna, Valley Trust
Evite corps ruins.
Não jogue cartas de ciência que só dão pontos no começo do jogo, a não ser que você tenha sinergias com elas como por exemplo Mars University.
5 - Posicionamento de Tiles
Abuse dos rebotes de oceanos usando tiles de vegetação, ganhe ME colocando tiles adjacentes a oceanos.
Tiles marrons podem servir como teleport pra alcançar outra parte do mapa e continuar ganhando bônus de oceanos.
6 - Marcos
Só pegue um marco se o oponente estiver a três ações de conseguir pegá-lo na sua frente. Use esses 8ME pra coisas mais importantes.
Só pegue o marco se o oponente estiver bem perto de pegar também. Ou se for o último.
7 - Só financie prêmios se você tiver certeza que vai ganhar
Está auto explicativo, certo?
8 - Não use projetos padrão
Só use se extremamente necessário, projetos padrão custam 4ME a mais do que o mesmo benefício nas cartas. E nas cartas você pode usar minérios.
Comprar 1 prod de energia pra jogar uma carta de cidade na maioria das vezes é uma jogada péssima, ainda mais se você tiver usando ME e não minérios.
Colocar cidades usando projetos padrão, ainda mais no começo do jogo, é a pior jogada que você pode fazer.
Melhores hexes para tiles de cidade
Esse é o melhor posicionamento de cidades, pois te da adjacência para colocar vegetação e ganhar o máximo de MEs de rebotes dos oceanos.
Bem, é bastante coisa resumida.
Espero que gostem e deixem um cometário sobre o que acharam.
Raio::Cara, eu odeio TfM com todas as forças! Dito isso, o fórum precisa de mais posts assim e eu li esse todo, pois está muito bacana!
Se puder trazer algo de Skymines/Mombasa, Terra Mystica, Ultimate Railroads, Mage Knight, Duna e sei lá mais quantos outros, por favor, traga sim.
Valeu pelo post!
Buenas, Raio. Obrigado pelo comentário.
Dos jogos que você mencionou, já tenho programado mentalmente uma série pro Terra Mystica e pro Duna.
Estou organizando os materiais pra gravar esses vídeos já.
Vai ficar show os do TM. Um dos meus jogos favoritos.
Raio::Cara, eu odeio TfM com todas as forças! Dito isso, o fórum precisa de mais posts assim e eu li esse todo, pois está muito bacana!
Se puder trazer algo de Skymines/Mombasa, Terra Mystica, Ultimate Railroads, Mage Knight, Duna e sei lá mais quantos outros, por favor, traga sim.
Valeu pelo post!
Buenas, Raio. Obrigado pelo comentário.
Dos jogos que você mencionou, já tenho programado mentalmente uma série pro Terra Mystica e pro Duna.
Estou organizando os materiais pra gravar esses vídeos já.
Vai ficar show os do TM. Um dos meus jogos favoritos.
Duna eu quero ver. Meu jogo favorito mas como sou ruim kkkkkkk
Um bom adendo (se tiver no video, desculpe, só li o texto), a melhor estratégia do jogo em 2p é a de ciência.
Comprar cartas e mais cartas grátis pra conseguir as melhores cartas, atrasar o jogo o quanto conseguir (assumindo que você tem ou terá o melhor motor no final do jogo).
Simplesmente nao colabore com terraformação, principalmente no parâmetro que irá ficar por ultimo.
Em 3p eu gosto bastante de ir pra jovianos. Contra jogadores menos atentos é extremamente forte por que seus pontos ficam todos nas cartas e não na trilha e você fica fora do radar no tabuleiro.
Em 2p é bastante forte também.
Qualquer uma dessas “estratégias” se sair na sua mão inicial as cartas pra isso, você deve investir.
Outra coisa é que em 2p você DEVE considerar planejamento de longo prazo e comprar a qualquer momento do jogo cartas excelentes mesmo que sejam jogadas só no final do jogo.
Já em mais jogadores eu prefiro uma mao inicial mais voltada pro planejamento de marcos e primeiras gerações.
No resumo: em 2p seu motor começa lento e do meio pro final ninguém segura.
Em mais jogadores, principalmente 4, sai comprando eventos, terraformando e feche o jogo o quanto antes sempre seguindo o que você bem colocou no texto, primeiro economia, depois motor, do meio pro final as plantas e PV nas cartas.
Obvio que as companhias tem suas sinergias e devem ser consideradas, porém essas estratégias pra mim são a base pra vitória
Aproveitando o ensejo, vou aproveitar pra reclamar (afinal, é pra isso que serve fórum da ludopedia, não é mesmo?)
Acho esse jogo incrível, mas uma coisa que me deixa bem decepcionado é esse monte de pontuação dispersa, cheio de "estratégia" pra ganhar sem se preocupar com a terraformação.
Ora, o nome do jogo não é "terraformando Marte"? Então a pontuação deveria estar 100% na terraformação, talvez com mais opções de combinação de tiles no mapa.
Minha última partida foi bem divertida, mas fiquei com cara de paisagem depois fazer a maior e mais linda terraformação e ficar em último lugar... balde de água fria, kkkkk.