o Tipo 4 é um formato de jogo casual ("4fun"), para você e seus amigos que já jogaram Magic, mas acham hoje em dia um jogo "muito caro".
Preparação:
Pegue sua sacola de cartas antigas. para um grupo até 4 jogadores, separe 40 cartas de cada cor e de 5 a 10 artefatos por jogador, somando algo entre 200 e 240 cartas.
Para grupos maiores adicione mais cartas, mas procure evitar jogos com mais de 8 pessoas ou 350 cartas no baralho.
Junte todas estas cartas, embaralhe e forme um baralho único, no centro da mesa.
!SEM TERRENOS!
cada jogador recebe uma mão inicial de 5 cartas.
Baralho e Cemitério são comuns a todos os jogadores.
Parece simples, não é? Agora, adicione 2 regras:
- cada jogador tem mana infinito.
- cada jogador somente pode baixar 1 magia por turno.
O jogo fica muito mais "OP" que o normal.
Criaturas de custos altíssimos entrando no primeiro turno, com cartas de remoção logo em seguindo limpando a mesa...
Mas, infelizmente não é tão simples fazer uma modificação assim, sem alguns "pormenores".
Vários efeitos e cartas ficam simplesmente fortes demais, quando existe mana infinito.
Por isto, vamos a alguns "fixes" no Magic, para suportar esta quantidade de poder absurda 
**** O efeito "X" ****
Bola de Fogo, Catapulta dos Anões, Desintegrar e outras cartas que tenham custo ou efeitos com valor "X" em mana, podem acabar o jogo rapidamente.
Existem 2 opções para este caso, os jogadores devem escolher antes de começar o jogo:
1 - "X" é usado como se estivesse impresso o valor "10"
2 - cartas com "X" em custos ou efeitos devem ser removidas do baralho.
**** Efeitos de dano vs. Efeitos de cura ****
se você tem mana infinito para pagar uma habilidade de dano, e seu oponente tem mana infinito para pagar uma habilidade de defesa, quem ganha?
Existem 2 opções para este caso, os jogadores devem escolher antes de começar o jogo:
1 - o efeito de DEFESA vence (prefiro esta)
2 - o efeito que tiver o MENOR CUSTO CONVERTIDO vence
**** Ativação de habilidades ****
se você tem mana infinito para pagar uma habilidade, e um "Vampiric Dragon" entra em jogo, isto significa a morte imediata de seus oponentes, estragando a diversão da galera.
Quantas vezes poderia ser ativada uma habilidade que requeira mana, se existe mana infinito?
NOTA: Quando este formato foi "criado", não existiam artefatos com "Equipar", criaturas encantamentos ou cartas com habilidades mais diferentes. Esta modificação seria uma outra forma de resolver o problema de "Efeitos de dano vs. Efeitos de cura". Quando for jogar, utilize esta modificação ou a acima ("Efeitos de dano vs. Efeitos de cura").
Existem 3 opções para este caso, os jogadores devem escolher antes de começar o jogo:
1 - Cada jogador pode utilizar a habilidade de uma permanente 10 vezes (recomendado)
2 - Cada jogador pode ativar uma mesma habilidade, uma quantidade de vezes por turno igual ao CUSTO CONVERTIDO da habilidade
3 - Cada jogador pode ativar uma mesma habilidade, uma quantidade de vezes por turno igual ao CUSTO CONVERTIDO da carta
**** Cartas de verificação de baralho / cemitério ****
Devem ser escolhidas com cautela, na criação do baralho.
Por serem baralho e cemitério comuns, os efeitos de algumas destas cartas podem ser devastadores.
Se os jogadores não se sentirem à vontade, remova estes tipos de carta.
**** Cartas com habilidade para entrar em jogo ****
habilidades como "metamorfose", "megamorfose", e todas as quais não são consideradas "magias", violam a máxima de "baixar 1 magia por turno", e ainda tem a vantagem de voltar para a mão ou outros efeitos mais bizarros ainda.
Existem 2 opções para este caso, os jogadores devem escolher antes de começar o jogo:
1 - usar normalmente (apenas controlar para cartas broken não entrarem no baralho)
2 - cartas com estas habilidades devem ser removidas do baralho.
**** Dicas para montar um baralho "Tipo 4" ****
O formato é ideal para usar as famosas raras e épicas "lixão", de custo normalmente acima de 6 e que nunca veem mesa (nem em commander).
Como opção, pode-se colocar terrenos não básicos junto aos artefatos, mas apenas os que também tenham habilidades que não sejam apenas gerar mana (maze of ith, areia movediça, acampamento ghitu...).
cartas multicor / douradas, existem varias esperando serem invocadas em um baralho destes.
Já joguei algumas vezes. vale a diversão.
Abaixo, um link para um site da wizards:
http://magic.wizards.com/en/articles/archive/limited-infinity-2004-03-01
**** Opcional ****
Com o baralho formado para jogar "Tipo 4", pode-se jogar tanto um mesão "last man standing", quanto formatos de draft: Rochester, Solomon, Winston e vários outros.
Dicas ou sugestões, só postar 
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Editado 1: Incluso uma seção "Ativação de habilidades", pois li outros arquivos deste formato, e o pessoal falava de casos frustrantes de o jogo acabar abruptamente, devido a entrada de uma permanente com habilidade de dano, matando todos os jogadores de uma só vez (o formato é "4fun", e não "4death").
Mais importante que usar estas modificações (ou mesmo este formato de jogo), é todos terem uma partida de Magic divertida, cheia de reviravoltas
Editado 2: Incluso uma seção "Opcional, para jogar com outros formatos. Nem todos gostam de mesão 
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