Ludopedia, mais uma vez o podcast termina abruptamente para quem ouve pelo feed da Ludopedia. Pelo Spotify dá para ouvir tudo (isto é, até 2:30:10). Pelo feed se ouve até 2:30:07. Tankbr: você subiu mais de uma vez e eu, por acaso, pequei a primeira?
Jean Lopes: se o Tankbr estava entre dois novatos de Blood Rage e era uma partida em quatro jogadores, você também estava entre dois novatos. Ou seja, vocês dois tinham as mesmas vantagens. Não procede esse seu trauma. Dito isso, Blood Rage é sim de traumatizar... os novatos. Um jogador experiente tem muita vantagem ao conhecer as cartas do jogo. Coitados dos novatos que jogam com vocês.
Desumilde, heim, Paulo? 
Sobre o ranking, sim, é um fenômeno de popularidade e não de qualidade. E é algo de vários grupos. Logo, a expressão de quem joga temáticos, que amam a sorte, que odeiam a sorte, que gostam de quebra-cabeças, todos esses grupos ficam representados nessa lista e, por isso, muitos jogos do top não agradam todos os grupos ou todos os jogadores. Mas é um norte para quem está perdido. Se o jogador conhece o estilo de jogo que o agrada e se ele conseguir saber se esse jogo está no estilo dele, fatalmente será um jogo que o agradará. Daí a importância.
Crime:
- Ark Nova está no TOP 4 do BGG é totalmente descabido. É um bom jogo? É. Mas tem pelo menos 100 jogos melhores que ele.
Poderiam estar no TOP 100, mas está abaixo de 1000...
...estrangeiros:
...nacionais:
Vale muito a pena conhecê-los.