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Fator sorte

Destemidos: Normandia
  • avatar
    rafapaz12/08/24 08:05
    avatar
    rafapaz
    12/08/24 08:05
    470 mensagens MD

    Eu nunca gostei muito do fator sorte em jogos. Sempre achei a sorte um "estraga prazer" das minhas "infalíveis" decisões (kkkkkk).

    Enfim, ganhei o Destemidos ontem e jogamos 3 partidas. Foi a primeira vez que eu senti uma necessidade real do fator sorte em um jogo.

    Para começo de conversa, já dei logo um 10 para o jogo e entrou brincando no meu top-6. Adorei!

    Eu não entendo quem reclama ou critica a rolagem de dados em um jogo como esse.

    Ora, numa batalha real, você atira com um rifle no inimigo e pode acertar ou não. A sorte está bem presente na batalha real, por mais preparado que um fuzileiro esteja.
    Fatores como terreno aberto ou floresta, distância do oponente ou arma (sniper) podem aumentar ou diminuir o fator sorte na vida real e o jogo implementa muito bem todos esses fatores, mitigando o fator sorte.

    Como simulador de guerra, achei perfeito tanto o fator sorte como os meios de mitigar, bem realistas.
    Sem rolagem de dados, esse seria mais um abstrato seco qualquer, frio, triste e sem graça.

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  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul12/08/24 08:21
    Ziul » 12/08/24 08:21

    Eu já joguei algumas partidas e gostei bastante do jogo, mas confesso que o excesso de rolagem de dados me incomoda.

    Fui apresentar o jogo para um colega de trabalho, cenário inicial. Chegou um momento do jogo em que só ficamos nos atacando, em 4 rodadas seguidas meu oponente me atacou e errou todos os tiros, eu o ataquei as 4 rodadas e o acertei as 4 vezes.

    Joguei melhor que ele? Não, só tive sorte nos dados mesmo.

    Em outros cenários essa questão da rolagem é um pouco mitigada, pois com mais tropas vocês tem mais coisas para fazer. Mas mesmo assim gostaria que tivesse algo à ser feito para melhorar a rolagem dos dados.

    1
  • rafapaz
    470 mensagens MD
    avatar
    rafapaz12/08/24 08:45
    rafapaz » 12/08/24 08:45

    Ziul::Eu já joguei algumas partidas e gostei bastante do jogo, mas confesso que o excesso de rolagem de dados me incomoda.

    Fui apresentar o jogo para um colega de trabalho, cenário inicial. Chegou um momento do jogo em que só ficamos nos atacando, em 4 rodadas seguidas meu oponente me atacou e errou todos os tiros, eu o ataquei as 4 rodadas e o acertei as 4 vezes.

    Joguei melhor que ele? Não, só tive sorte nos dados mesmo.

    Em outros cenários essa questão da rolagem é um pouco mitigada, pois com mais tropas vocês tem mais coisas para fazer. Mas mesmo assim gostaria que tivesse algo à ser feito para melhorar a rolagem dos dados.

    Entendo.
    Realmente o primeiro cenário é bem simples, acho que só serve mesmo para aprender a mecânica/regras, não pra jogar "pra valer".
    Nos demais cenários as formas de mitigar aumentam.
    E pretendo também "inventar" cenários e objetivos, já que é tudo modular. Ainda não sei se é possível ou fácil fazer isso.
    E como é um jogo tático, o posicionamento das tropas é essencial nas chances de acerto com os dados.

    1
  • arthurtakel
    1873 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel12/08/24 09:19
    arthurtakel » 12/08/24 09:19

    Ora, numa batalha real, você atira com um rifle no inimigo e pode acertar ou não. A sorte está bem presente na batalha real, por mais preparado que um fuzileiro esteja.
    Fatores como terreno aberto ou floresta, distância do oponente ou arma (sniper) podem aumentar ou diminuir o fator sorte na vida real e o jogo implementa muito bem todos esses fatores, mitigando o fator sorte.

    Como simulador de guerra, achei perfeito tanto o fator sorte como os meios de mitigar, bem realistas.
    Sem rolagem de dados, esse seria mais um abstrato seco qualquer, frio, triste e sem graça.

    Exatamente isso o que penso. Perfeita colocação. É justamente isso que dá a emoção para o jogo.

    2
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal12/08/24 13:46
    Ovatsug Rednal » 12/08/24 13:46

    A questão etque não estamos numa batalha real. Estamos num jogo de tabuleiro. 


    Eu até gosto do jogo. 


    E não entendo alguém q não gosta de dados em outros jogos (curto muito euros com dados). 


    Mas como alguém que é beeeem cagado nos dados, não consigo concordar com essa análise. 


    Teve uma partida de star wars, aquele skirmish q não lembro o nome, que a partida INTEIRA eu só acertei um ataque. 


    Quando jogava Xwing, a coisa mais comum era eu dar muito pouco dano no adversário por conta de rolagens.


    No caso do destemidos, é uma rolagem muito pura e simples. 


    Óbvio q na vida real tem sorte envolvida, mas não é só isso. Existem também critérios como perícia a perícia do atirador.


    Óbvio q ia complicar demais colocar outras mecânicas, mas talvez algumas coisas pra mitigar sorte, como gastar carta pra rerrolar, ou ganhar +1 no dado pra cada tropa no mesmo terreno, sei lá. Coisas q facilitassem quem é azarado e fica frustrado em jogos assim.


    Por fim, sempre lembro de um jogo q eu adorei, sobre duelo de samurais. Até fiz um review aqui sobre. Vc escolhia a arma, a posição de combate (ataque, neutro, defesa) a técnica que ia usar. Cada arma com cada técnica em cada posição funcionava de forma diferente... Aí ia rolar os dados.... E o combate geralmente acabava em uma única rodada, pq simulava tão bem uma luta de espadas q era muito fácil matar o inimigo com um golpe só.


    Entao as vezes esse simular dá realidade esquecendo o lúdico não é tão bom. 

    2
  • rafapaz
    470 mensagens MD
    avatar
    rafapaz12/08/24 14:48
    rafapaz » 12/08/24 14:48

    Ovatsug Rednal::
    A questão etque não estamos numa batalha real. Estamos num jogo de tabuleiro. 


    Eu até gosto do jogo. 


    E não entendo alguém q não gosta de dados em outros jogos (curto muito euros com dados). 


    Mas como alguém que é beeeem cagado nos dados, não consigo concordar com essa análise. 


    Teve uma partida de star wars, aquele skirmish q não lembro o nome, que a partida INTEIRA eu só acertei um ataque. 


    Quando jogava Xwing, a coisa mais comum era eu dar muito pouco dano no adversário por conta de rolagens.


    No caso do destemidos, é uma rolagem muito pura e simples. 


    Óbvio q na vida real tem sorte envolvida, mas não é só isso. Existem também critérios como perícia a perícia do atirador.


    Óbvio q ia complicar demais colocar outras mecânicas, mas talvez algumas coisas pra mitigar sorte, como gastar carta pra rerrolar, ou ganhar +1 no dado pra cada tropa no mesmo terreno, sei lá. Coisas q facilitassem quem é azarado e fica frustrado em jogos assim.


    Por fim, sempre lembro de um jogo q eu adorei, sobre duelo de samurais. Até fiz um review aqui sobre. Vc escolhia a arma, a posição de combate (ataque, neutro, defesa) a técnica que ia usar. Cada arma com cada técnica em cada posição funcionava de forma diferente... Aí ia rolar os dados.... E o combate geralmente acabava em uma única rodada, pq simulava tão bem uma luta de espadas q era muito fácil matar o inimigo com um golpe só.


    Entao as vezes esse simular dá realidade esquecendo o lúdico não é tão bom. 


    Você tocou num ponto bom: aumentar a estratégia de combate pode aumentar a complexidade do jogo e deixá-lo pouco fluido.

    Concordo que poderia ter mais elementos para mitigar, mas pela proposta da fluidez desse jogo acho que fizeram um trabalho interessante.

    Toda a construção do baralho e as escolhas de posicionamento no mapa irão mitigar a sua sorte - ok, no final será "apenas" uma rolagem, mas tudo o que você fez antes vai impactar nas chances de sorte/azar (baralho, posição nos terrenos, distância do ataque/defesa, tipos de soldados).

    Ainda não joguei muitos cenários, mas pelo que olhei no livro de cenários, o jogo brilha mesmo a partir do cenário 7, em que se usa todas as cartas e tipos de terrenos. Neste caso, o nível tático e de mitigação da sorte aumentam consideravelmente.

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  • Healfull
    267 mensagens MD
    avatar
    Healfull12/08/24 16:39
    Healfull » 12/08/24 16:39

    Ziul::Eu já joguei algumas partidas e gostei bastante do jogo, mas confesso que o excesso de rolagem de dados me incomoda.

    Fui apresentar o jogo para um colega de trabalho, cenário inicial. Chegou um momento do jogo em que só ficamos nos atacando, em 4 rodadas seguidas meu oponente me atacou e errou todos os tiros, eu o ataquei as 4 rodadas e o acertei as 4 vezes.

    Joguei melhor que ele? Não, só tive sorte nos dados mesmo.

    Em outros cenários essa questão da rolagem é um pouco mitigada, pois com mais tropas vocês tem mais coisas para fazer. Mas mesmo assim gostaria que tivesse algo à ser feito para melhorar a rolagem dos dados.

    Aqui na sessão de arquivos tem um chamado "Variante sem Dados", que trás umas regras adicionais para o tiro, onde pode usar as cartas para dar bônus e o ataque não rola dados. Chegou a dar uma olhada? 

    2
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul12/08/24 16:40
    Ziul » 12/08/24 16:40

    Healfull::
    Ziul::Eu já joguei algumas partidas e gostei bastante do jogo, mas confesso que o excesso de rolagem de dados me incomoda.

    Fui apresentar o jogo para um colega de trabalho, cenário inicial. Chegou um momento do jogo em que só ficamos nos atacando, em 4 rodadas seguidas meu oponente me atacou e errou todos os tiros, eu o ataquei as 4 rodadas e o acertei as 4 vezes.

    Joguei melhor que ele? Não, só tive sorte nos dados mesmo.

    Em outros cenários essa questão da rolagem é um pouco mitigada, pois com mais tropas vocês tem mais coisas para fazer. Mas mesmo assim gostaria que tivesse algo à ser feito para melhorar a rolagem dos dados.

    Aqui na sessão de arquivos tem um chamado "Variante sem Dados", que trás umas regras adicionais para o tiro, onde pode usar as cartas para dar bônus e o ataque não rola dados. Chegou a dar uma olhada? 

    Não, mas farei. Obrigado pela dica.

    1
  • Lissão Bass
    94 mensagens MD
    avatar
    Lissão Bass13/08/24 15:52
    Lissão Bass » 13/08/24 15:52

    rafapaz::Eu nunca gostei muito do fator sorte em jogos. Sempre achei a sorte um "estraga prazer" das minhas "infalíveis" decisões (kkkkkk).

    Enfim, ganhei o Destemidos ontem e jogamos 3 partidas. Foi a primeira vez que eu senti uma necessidade real do fator sorte em um jogo.

    Para começo de conversa, já dei logo um 10 para o jogo e entrou brincando no meu top-6. Adorei!

    Eu não entendo quem reclama ou critica a rolagem de dados em um jogo como esse.

    Ora, numa batalha real, você atira com um rifle no inimigo e pode acertar ou não. A sorte está bem presente na batalha real, por mais preparado que um fuzileiro esteja.
    Fatores como terreno aberto ou floresta, distância do oponente ou arma (sniper) podem aumentar ou diminuir o fator sorte na vida real e o jogo implementa muito bem todos esses fatores, mitigando o fator sorte.

    Como simulador de guerra, achei perfeito tanto o fator sorte como os meios de mitigar, bem realistas.
    Sem rolagem de dados, esse seria mais um abstrato seco qualquer, frio, triste e sem graça.

    Legal seus levantamentos.

    Acredito que as criticas vem sempre de um pre julgamento, sem a galera avaliar a real necessidade dos rolamentos para este jogo, tendo como base outros jogos que não tem nada a ver com o proposto. Quem vem do rpg classico entende a necessidade de rolagens para conseguir ou não algo e os bônus e penalizações conforme a dificuldade da ação, ainda mais em cenas que envolve tiroteio ou ombate.

    Se vamos para o cenário da segunda guerra, esse fator de rolagem se torna ainda mais necessário visto a qualidade duvidosa das armas, a baixa precisão e também o próprio campo de batalha.
    Quando vamos para a gameplay, observei que alguns jogadores querem tentar muitos disparos a distância, recebendo muitas penalizações devido o fato de estarem afastados dos seus inimigos e consequentemente errando a maioria dos disparos e achando que os dados foram determinantes. Porem vc consegue mitigar isso em um combate mais close entre as tropas, coisas que podemos observar em diversos filmes do gênero e até jogos de video game.
    a movimentação no campo de batalha e ganhar posição em zonas especificas tambem ajuda nesse gradual avanço das tropas

    2
  • Odanan
    964 mensagens MD
    avatar
    Odanan13/08/24 16:50
    Odanan » 13/08/24 16:50

    "Nenhum plano de batalha sobrevive ao contato com o inimigo" - Helmuth von Moltke

    Sim, pode ser frustrante ter um bom planejamento estragado por uma rolagem de dados, mas a guerra é travada por pessoas, e não por robôs. Não é necessário nem chegar em fatores externos, como clima, qualidade das armas e munições, terreno, etc. O soldado pode estar resfriado, triste, com sono, desatento, desmotivado, com um cisco no olho: é impossível prever ou contar 100% com o resultado dele (ou de um conjunto deles) numa batalha. 

    Acredito que todo jogo de guerra, para transmitir um certo realismo, precisa de pelo menos um pouco de sorte. Ela simula todos aqueles fatores que saem do controle do comandante. E na guerra, eles são muitos.

    A questão aqui é ter maturidade para aceitar que num jogo que possui sorte você pode sim perder pela causa dela. Tente se divertir com o fato de jogar, e não só com a vitória.

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Destemidos: Normandia - Fator sorte
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