Ovatsug Rednal::A questão etque não estamos numa batalha real. Estamos num jogo de tabuleiro.
Eu até gosto do jogo.
E não entendo alguém q não gosta de dados em outros jogos (curto muito euros com dados).
Mas como alguém que é beeeem cagado nos dados, não consigo concordar com essa análise.
Teve uma partida de star wars, aquele skirmish q não lembro o nome, que a partida INTEIRA eu só acertei um ataque.
Quando jogava Xwing, a coisa mais comum era eu dar muito pouco dano no adversário por conta de rolagens.
No caso do destemidos, é uma rolagem muito pura e simples.
Óbvio q na vida real tem sorte envolvida, mas não é só isso. Existem também critérios como perícia a perícia do atirador.
Óbvio q ia complicar demais colocar outras mecânicas, mas talvez algumas coisas pra mitigar sorte, como gastar carta pra rerrolar, ou ganhar +1 no dado pra cada tropa no mesmo terreno, sei lá. Coisas q facilitassem quem é azarado e fica frustrado em jogos assim.
Por fim, sempre lembro de um jogo q eu adorei, sobre duelo de samurais. Até fiz um review aqui sobre. Vc escolhia a arma, a posição de combate (ataque, neutro, defesa) a técnica que ia usar. Cada arma com cada técnica em cada posição funcionava de forma diferente... Aí ia rolar os dados.... E o combate geralmente acabava em uma única rodada, pq simulava tão bem uma luta de espadas q era muito fácil matar o inimigo com um golpe só.
Entao as vezes esse simular dá realidade esquecendo o lúdico não é tão bom.
Você tocou num ponto bom: aumentar a estratégia de combate pode aumentar a complexidade do jogo e deixá-lo pouco fluido.
Concordo que poderia ter mais elementos para mitigar, mas pela proposta da fluidez desse jogo acho que fizeram um trabalho interessante.
Toda a construção do baralho e as escolhas de posicionamento no mapa irão mitigar a sua sorte - ok, no final será "apenas" uma rolagem, mas tudo o que você fez antes vai impactar nas chances de sorte/azar (baralho, posição nos terrenos, distância do ataque/defesa, tipos de soldados).
Ainda não joguei muitos cenários, mas pelo que olhei no livro de cenários, o jogo brilha mesmo a partir do cenário 7, em que se usa todas as cartas e tipos de terrenos. Neste caso, o nível tático e de mitigação da sorte aumentam consideravelmente.