Ovatsug Rednal::A questão etque não estamos numa batalha real. Estamos num jogo de tabuleiro.
Eu até gosto do jogo.
E não entendo alguém q não gosta de dados em outros jogos (curto muito euros com dados).
Mas como alguém que é beeeem cagado nos dados, não consigo concordar com essa análise.
Teve uma partida de star wars, aquele skirmish q não lembro o nome, que a partida INTEIRA eu só acertei um ataque.
Quando jogava Xwing, a coisa mais comum era eu dar muito pouco dano no adversário por conta de rolagens.
No caso do destemidos, é uma rolagem muito pura e simples.
Óbvio q na vida real tem sorte envolvida, mas não é só isso. Existem também critérios como perícia a perícia do atirador.
Óbvio q ia complicar demais colocar outras mecânicas, mas talvez algumas coisas pra mitigar sorte, como gastar carta pra rerrolar, ou ganhar +1 no dado pra cada tropa no mesmo terreno, sei lá. Coisas q facilitassem quem é azarado e fica frustrado em jogos assim.
Por fim, sempre lembro de um jogo q eu adorei, sobre duelo de samurais. Até fiz um review aqui sobre. Vc escolhia a arma, a posição de combate (ataque, neutro, defesa) a técnica que ia usar. Cada arma com cada técnica em cada posição funcionava de forma diferente... Aí ia rolar os dados.... E o combate geralmente acabava em uma única rodada, pq simulava tão bem uma luta de espadas q era muito fácil matar o inimigo com um golpe só.
Entao as vezes esse simular dá realidade esquecendo o lúdico não é tão bom.
Pois então, cara.
Estou pensando aqui em casa em adicionar
10 tokens de comida para cada lado (EUA e Alemanha), em qualquer dos cenários do jogo.
Como sabemos, a comida fazia toda a diferença na moral e na concentração dos soldados na frente de batalha. E era um recurso bastante limitado.
Então os jogadores deixam seus 10 tokens de comida a sua frente, próxima a sua área de jogo.
Toda vez que um soldado executar a ação
Atacar X, o jogador pode alimentar o soldado antes de rolar o(s) dado(s), colocando 1 token de comida em cima da carta para sinalizar isso.
Efeito: um soldado bem alimentado ataca melhor, assim:
- soma +2 pontos no dado, se for um fuzileiro, um esclarecedor ou um metralhador; ou
- soma +1 ponto no dado, se for um caçador (afinal, um caçador já possui um nível de concentração bastante alto, de forma que o alimento não irá fazer tanta diferença no seu ataque).
Obs.: Após o soldado executar a ação Atacar X, o jogador deve remover o token de comida de cima da carta, retirando-a da partida, de modo que o efeito da Ação Inspirar X não fará o soldado que foi alimentado atacar novamente com o modificador.
Acredito que essa seja uma forma interessante e temática de mitigar o fator sorte nos dados, fazendo os jogadores pensarem em qual momento da partida e com qual soldado irão gastar suas escassas comidas.