marcelobrito::As vezes a gente se esquece que jogos de tabuleiros são a estética. Eles são chamados jogos lúdicos por um motivo.
A mecânica é a amarração da estética para o jogo trazer diversão.
Sim, alguns levam mais em consideração a mecânica que a estética. Mas essa não é a origem do hobbie.
Eu tenho uma teoria que Euros perdem para os Ameritrash em popularidade justamente por causa disso, mesmo sendo, como jogo, melhores.
Entendi a lógica da sua colocação. Concordo que antes de qualquer coisa, tudo é estético por definição. Nós só conseguimos apreender o mundo por meio de sensações e emoções. Entender como organizar ou racionalizar isso é algo que fazemos pelas razões que vêm depois.
Você pode até dizer que essa tentativa de amarrar tudo mecanicamente no fundo não faz muito sentido ou não é muito importante. E eu teria que que concordar com você, em certo sentido, pois também acho que isso não é o principal. O principal é se divertir. Passar bons momentos com as outras pessoas e estabelecer conexões emocionais.
O problema todo reside no fato de que cada um faz isso de um jeito diferente. rs
Por isso não concordo com a sua conclusão.
Eu não sei se os ameris de fato ganham dos euros em termos de popularidade. Eu tenho a impressão que não, mas posso estar errado. O que importa é que há muitas variáveis mercadológicas para se analisar ao tentar encontrar um efeito de causalidade direto. É mais provável que exista uma confluência de fatores. E nem sei se os euros são definitivamente melhores. Também há muita controvérsia quanto a isso.
Eu não sei nem se faz algum algum sentido essa dicotomia, pois é cada vez mais difícil discernir qual característica é exclusiva de um tipo ou de outro.
Há também que se levar em consideração que o gosto é construído e imposto pela indústria cultural, o que também tem tudo a ver com estética.