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  3. Twilight Imperium (4ª Ediçã...
  4. Guerra com Titãs - Minha partida de TI4 em 21/07/2024

Guerra com Titãs - Minha partida de TI4 em 21/07/2024

Twilight Imperium (4ª Edição)
  • avatar
    AcemanBR25/07/24 17:33
    avatar
    AcemanBR
    25/07/24 17:33
    359 mensagens MD

    Em segundo lugar no Milty Draft, ninguém entendeu nada quando minha primeira escolha foi uma fatia com duas supernovas. Mas eu tinha um plano.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ef85d_uyz68r.jpeg
    "Bichos escrotos saiam dos esgotos!"


    Eu sou o Brunão do mapa e esse foi o início da minha partida mais recente de Twilight imperium 4, em que eu consegui aproveitar uma série de coincidências e lances de sorte para (spoiler) chegar à vitória.

    Sim, eram duas supernovas na fatia. Uma delas na minha frente, adjacente a Mecatol Rex. Mas eu tinha uma chance razoável de conseguir uma facção que me desse SDPs para fazer daquele estreito as Termópilas da galáxia! Bellum Gloriosum! 

    E foi isso que aconteceu. Eu escolhi uma facção perfeita para a situação:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/78a31_uyz68r.png



    Rodada 1

    Apesar do bom draft, não tive sorte com os objetivos secretos iniciais:
    • Lute com precisão: Destrua o último caça de um jogador no sistema ativo durante o passo de Barreira Anti-Caça (1PV)
    • Desafie o Espaço e Tempo: Tenha unidades no buraco de minhoca Nexus (1PV)

    Eu não queria me comprometer com a construção de contratorpedeiros (que têm Barreira Anti-Caça) porque, jogando com os Titãs de Ul, a minha frota seria formada de cruzadores. Com a minha capacidade de movimentação não seria difícil chegar em qualquer lugar do mapa para completar o segundo objetivo, que foi o que escolhi.

    Os públicos iniciais foram os maiores golpes de sorte da partida:
    • Construa Defesas: Tenha 4 ou mais estruturas (1PV)
    • Funde Postos Avançados de Pesquisa: Controle 3 planetas com especialidades tecnológicas (1PV)

    Sim, eu estava com uma facção que produz SDPs sem carta de Construção e tinha 3 planetas com especialidades tecnológicas ao meu alcance na primeira rodada.

    Na primeira fase de estratégia do jogo escolhi Liderança depois de terem escolhido Tecnologia e Comércio antes de mim. Queria ter liberdade para ativar sistemas e usufruir minha tecnologia inicial, Rede de Drones Exploradores na segunda rodada. 

    Corri para os planetas de sistemas equidistantes a outros jogadores, já que meu cruzador, Motor de Saturno I, com 2 de movimento conseguia carregar uma infantaria. Na minha primeira exploração, do sistema cultural Sem Lore (3/2), a segunda grande sorte da partida: tirei a carta de exploração de Zona Desmilitarizada! Agora, além do meu sistema natal, Elisium (4/1), com 4 recursos eu teria um sistema com mais 3 recursos "garantidos" até o final da partida! E não eram apenas recursos, mas a certeza de que a carta de estratégia Diplomacia seria uma boa opção para mim e eu teria que me preocupar menos com minha posição em relação ao Porta-Voz.

    A Liderança também me permitiu ter um Marcador de Comando a mais no Acervo de Estratégia para usar a secundária de Diplomacia do Xxcha e preparar o meus melhores planetas (incluindo Elisium (4/1) recém esgotado para fazer a secundária de Tecnologia). Então, quando Reposicionamento saiu eu fiz uma enorme frota logo na primeira rodada.

    Outro movimento importante da primeira rodada foi vender a minha promissória Terraformação (um anexo +1/+1 para qualquer planeta não-natal) para o Mahact por 3 Bens de Comércio, me dando fôlego na maior fraqueza dos Titãs, que é o limite de 2 commodities. 

    Depois de pesquisar Algoritmo de Desenvolvimento de IA, planejando ter meios para fazer meu Cruzador II em seguida, terminei a primeira rodada com controle de 5 planetas em 4 sistemas.

    Paralelamente, Ricardo (Naalu) estava colocando as manguinhas de fora, colocando seu próprio Cruzador II recém pesquisado em Mecatol Rex, mesmo que não pudesse controlar o planeta, porque não tinha influência suficiente para pegar o Marcador de Custódia.

    Apenas Eduardo (Yssaril) fez uma primeira rodada ruim, depois de tentar chegar no sistema de Perímetro (2/1) passando por uma Fissura de Gravidade e, por azar no dado, perdendo uma nave e unidades terrestres.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/32269_uyz68r.jpeg

    "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e speaker"


    Rodada 2

    A segunda rodada abriu mais um objetivo público bom:
    • Diversifique as Pesquisas: Possua 2 tecnologias de cada uma de 2 cores (1 PV)

    Esse ponto não daria para fazer agora. Eu precisaria garantir o ponto da rodada 2 construindo 3 SDPs feitos com os Marcadores de Comando que havia acumulado (Os Titãs de Ul colocam marcadores dormentes quando exploram planetas e transformam marcadores dormentes em SDPs ativando novamente o sistema novamente).

    Escolhi a carta de estratégia Política, planejando pegar Tecnologia na rodada 3 para pontuar o objetivo recém aberto.

    Segui meus planos com a secundária de Tecnologia fazendo meu Motor de Saturno II. 

    E quando o Naalu pegou Mecatol Rex com a Imperial, marcando dois pontos fora da fase de situação, eu peguei outro objetivo secreto ruim:
    • Crie uma Aliança: Controle 4 planetas culturais

    Taticamente foi uma rodada sem graça para mim, já que só queria ativar meus sistemas com marcadores dormentes para completar o objetivo e me fortalecer.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7da53_uyz68r.jpg

    "Homem primata, futurismo selvagem"


    Rodada 3

    O objetivo aberto foi outro balde da água fria:
    • Intimide o Conselho: Possua 1 ou mais naves em 2 sistemas adjacentes ao sistema de Mecatol Rex (1 PV)

    Na Fase de Pauta eu foquei em trocar alianças com Matheus, o Xxcha. Ele ficou com o meu poder de comandante de ganhar um bem de comércio ao usar produção enquanto eu ganhei o poder do comandante dele de dar um voto a mais por planeta e ficar imune a efeitos de jogo que impeçam de votar.

    E o segundo revés da rodada veio logo depois: meu sistema Desmilitarizado foi invadido por Adolfo, o Naaz-Rohka, para que ele completasse um objetivo secreto.

    Com a primária de Tecnologia eu pesquisei Propulsor de Gravidade (surpreendendo um total de zero pessoas) e usei Meer (0/4), meu planeta com especialidade tecnológica vermelha, e Algoritmo de Desenvolvimento de IA para pegar Artilharia de Assalto. Foi a primeira vez que eu peguei essa tecnologia e eu não posso exagerar a capacidade de mudar o jogo que ela tem. Ainda mais em uma mesa que, como eu, não estava acostumado com ela.

    Em dois turnos consecutivos eu expulsei o Naaz-Rohka de Sem Lore (3/2) e invadi o sistema de Vega Maior (2/1) e Vega Menor (1/2), destruindo a nave-almirante dele. Tudo isso sem rolar nenhum dado.

    Mas eu não havia entrado nos sistemas de Vega por vingança. Esse era um sistema com o buraco de minhoca Gama e eu entrei para cumprir meu objetivo secreto Desafie o Espaço e Tempo.

    E em mais uma jogada de sorte, a secundária de Imperial nesta rodada me trouxe um objetivo secreto já cumprido:
    • Fortaleça Laços: Tenha a nota promissória de outro jogador em sua área de jogo (1PV)


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a444c_uyz68r.jpeg

    "O acaso vai me proteger enquanto eu jogar distraído"


    Rodada 4

    Fora da Fase de Ação, uma sucessão de problemas: mesmo depois de tantos anos nessa indústria vital eu não sabia que Nexus e Gama eram coisas diferentes. Buraco de minhoca Nexus é o nome do sistema que tem o planeta Malícia(0/3) e o buraco de minhoca Gama é só o buraco de minhoca que leva a esse sistema.

    Depois de passar pela vergonha de não saber uma regra para condição de pontuação do jogo, por sorte, eu tinha aquele objetivo secreto na manga, e na fase de status eu completei Fortaleça Laços.

    Depois de pontuar Diversifique as Pesquisas fechei a fase de situação com 5 pontos. 

    Um objetivo público fácil saiu, diminuindo um pouco a tensão: 
    • Levante um Monumento: Gaste 8 recursos (1 PV)


    A fase de pauta começou comigo trocando Apoio para o Trono com Yassaril. Mas o resto foi terrível para mim. Uma lei e uma diretiva foram votadas de maneira que me ferram diretamente:
    • Regulamentação de Frota, que  impõe o máximo de 4 marcadores no acervo de frota
    • Redução de armas, que destrói o excesso de 4 cruzadores e 2 destróieres

    Em uma única fase de pauta eu perdi 4 cruzadores e um marcador de comando.

    Na Fase de Estratégia, correndo atrás do prejuízo, planejei reerguer a minha frota escolhendo a carta estratégica de Diplomacia.

    E os Yssaril, que tinham ficado enfraquecidos na primeira rodada? Enquanto eu me ferrava na Fase de Pauta eles conseguiram prever uma votação com o Adendo de Diplomacia que travou o sistema natal deles para invasão de outros jogadores. Depois de ter pego Imperial na fase de estratégia eles invadiram Mecatol com tudo. 

    Nesse momento eles já haviam pontuado 3 objetivos secretos, 2 deles na fase de ação! Somados aos objetivos públicos e meu Apoio para o Trono, antes da fase da situação eles chegaram em 8 pontos!

    Como sempre acontece quando alguém dispara na liderança, a mesa entrou em desespero e se juntou para resolver o problema. Mesmo aleijado depois de uma pauta que me ferrou, eu me ofereci para liderar o ataque, já que se invadisse o sistema natal dele, ele teria que me atacar de volta, perdendo o Apoio para o Trono. O Mahact se dispôs a tirar meu marcador de comando do sistema natal Yssaril. O Naalu usou seu agente para que eu conseguisse chegar do outro lado do mapa movimentando minhas naves duas vezes. Meus cruzadores bombados fizeram o resto e lá se foi a vitória do Yssaril.

    Apesar de ter perdido um ponto, encabeçar a reação contra o Eduardo (Yssaril) me trouxe a simpatia da mesa. Todo mundo viu meu sacrifício para fazer o jogo seguir e isso mudou a psicologia da mesa por um tempo. Por exemplo, algum tempo depois o João Paulo (Mahact) me deixaria usar a secundária de Comércio sem me cobrar uma commodity (X-1 para quem tem limite de 2 commodities é muito doloroso), entre outras coisas.

    Com a secundária de Imperial uma excelente oportunidade:
    • Reúna uma Poderosa Frota: Possua 5 encouraçados no tabuleiro do jogo (1PV)

    Eu não tive dúvida, reergui minha frota com encouraçados!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/85f5e_uyz68r.jpg

    "É cedo ou tarde demais, pra dizer adeus, pra dizer jamais"


    Rodada 5

    Depois de pontuar meu novo objetivo secreto e gastar 8 recursos para completar o objetivo público, o objetivo de nível 2 bateu na mesa gerando incredulidade:
    • Comande uma Armada: Tenha 8 ou mais naves não-caça em 1 sistema (2 PV)

    A carta de ação que retira uma lei de jogo já havia sido jogada. Com a lei de Regulamentação de Frota era impossível completar esse objetivo! 

    Na Fase de Estratégia, com um dos planetas do seu sistema natal ocupado, Yssaril voou abaixo do radar e conseguiu pegar Imperial de novo. Com Mecatol Rex ele conseguiria chegar em 9 pontos, mas já tendo completado seus 3 objetivos secretos ninguém deu atenção. Com apenas 6 pontos marcados, eu peguei Política apostando que uma Rodada 6 fosse acontecer.

    Durante a Fase de Ação houve muita movimentação de todos que corriam atrás dos objetivos de rodadas anteriores - incluindo eu, que pensava em como conseguir dois sistemas adjacentes a Mecatol Rex.

    Yssaril conquistou seu nono ponto de vitória sem seu sistema natal com a Imperial enquanto a secundária trouxe um objetivo secreto ao meu alcance:
    • Revele sua Nave-Almirante: Vença um combate espacial em um sistema que contiver a sua nave-almirante. (1 PV)

    Então, uma jogada que faria o jogo mudar de rumo: Naaz-Rohka conseguiu negociar um segundo fragmento e puxou a relíquia Fragmento do Trono, que lhe rendeu um ponto. O problema é que o ponto é transferido para quem conquistar um planeta do seu sistema natal ou um planeta lendário sob seu controle. Neste momento Malícia (0/3) estava sob domínio da Aliança, defendido apenas por um Mecha caído e com espaço aéreo ocupado por naves Mahact, que poderia ativar o sistema novamente.

    Em um turno Mahact havia conquistado o planeta, o fragmento e um ponto de vitória.

    Yassaril imeditamente tentou um ataque ao sistema natal desprotegido do Mahact, mas depois de usar uma Sabotagem contra uma carta de ação na batalha espacial, foi surpreendido por um Parley, cartão de ação que o impediu de descer forças terrestres no planeta.

    Se mesmo sem seu planeta natal Eduardo tivesse conseguido seu segundo ponto e a vitória, teria sido uma vitória merecida e heróica. Mas por ironia do destino o Yssaril havia sido derrotado por uma carta de ação.

    Em mais um lance de sorte inacreditável para mim, no turno seguinte, Mahact resolveu usar Exploração da Energia Escura para virar um marcador de fronteira e achou Miragem (1/2), um planeta ledário que colocaria seu Fragmento do Trono ao alcance da minha frota de cruzadores no sistema natal Yasaril. 

    Tudo deu certo. Eu tomei o planeta lendário com todo arsenal que tinha, resisti a duas investida investidas desesperadas do Yassaril e do Mahact em busca do ponto. 

    A situação tinha melhorado, mas eu estava com 7 pontos, atrás de pelo menos duas pessoas na mesa, ainda sem o foco da oposição.

    O jogo continuou com o psicológico do João Paulo, Mahact, abalado. Ele tinha sentido a vitória escorregar de suas mãos com a descoberta de Miragem (1/2). Em determinado momento ele fez um leilão de seu Apoio para o Trono para conseguir recursos para jogar Tecnologia. Eu arrematei com todo dinheiro que eu tinha. Foram 6 bens de comércio, mas isso me colocava pela primeira vez em posição de vencer o jogo naquela rodada! Talvez João não tenha reparado, já que por muito tempo eu fui um azarão na pontuação, mas talvez a simpatia conquistada na Rodada 4 tenha feito a diferença aqui.

    Dali para frente a minha estratégia dependia de atrasar meus movimentos para atingir meus adversário sem que eles tivessem chance de reação.

    Alguns turnos depois, com 8 pontos marcados e 3 marcadores de comando no meu acervo tático - enquanto a maioria da mesa já havia passado a vez - usei novamente Artilharia de Assalto com os Motores de Saturno II e conquistei o segundo sistema adjacente a Mecatol Rex, me permitindo marcar o último objetivo público nível 1 disponível.

    Finalmente, levei minha nave-almirante para destruir um cruzador Naaz-Rohka pontuando meu último objetivo secreto na fase de ação.

    Antes mesmo da Fase de Situação, quando com iniciativa 3 completei 10 pontos, a mesa já estava me cumprimentando pela vitória.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/86200_uyz68r.jpeg

    "Devia ter amado mais, ter chorado mais, ver Mecatol nascer"


    Epílogo

    Seria humildade demais falar que a vitória caiu no meu colo. Eu joguei bem, compensando as deficiências dos Titãs de Ul (escolhi uma fatia com muita influência, negociei para ter uma reserva de bens de comércio) e aproveitando suas vantagens (enchi meus planetas de SDPs, fiz uma frota ágil e poderosa com os Motores de Saturno II). 

    Mas se não fosse por bastante sorte em momentos-chave eu não teria levado essa.

    Cada vitória de TI4 com esse grupo me dá muita alegria porque o pessoal está jogando bem demais. Quase sempre o pessoal estuda para a partida e a experiência on-line de partidas assíncronas está deixando todo mundo muito consciente dos detalhes do jogo.

    Espero que meu texto tenha dado insights sobre como eu penso a estratégia de Twilight Imperium 4 para quem tem menos experiência. E que o pessoal que tem mais experiência também chegue aqui para criticar e complementar com comentários ainda melhores.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1716f_uyz68r.jpeg

    "As flores de plástico não morrem"

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  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio25/07/24 20:14
    Raio » 25/07/24 20:14

    Cara, que relato bacana!

    Com certeza você tem muita sorte de montar/ter um grupo dedicado a um jogo que te recompensa muito pela dedicação nele!

    Vale mesmo muito a pena!!!

    1
  • luucssilva
    40 mensagens MD
    avatar
    luucssilva25/07/24 20:37
    luucssilva » 25/07/24 20:37

    Tá aí um jogo que sempre tive vontade de jogar! Cheguei a pegar numa troca uma vez, mas a falta de um grupo dedicado fez com que ele nunca fosse pra mesa, aí acabei passando pra frente...

    2
  • ronaldovelasquez
    156 mensagens MD
    avatar
    ronaldovelasquez26/07/24 09:38
    ronaldovelasquez » 26/07/24 09:38

    Relato sublime! Parabéns pela vitória!

    1
  • berminha
    54 mensagens MD
    avatar
    berminha27/07/24 20:29
    berminha » 27/07/24 20:29

     Amigo aonde  vc comprou esses acessórios para os tiles?

    1
  • rafapaz
    487 mensagens MD
    avatar
    rafapaz27/07/24 23:34
    rafapaz » 27/07/24 23:34

    Muito legal seu relato e outros que vejo por aqui sobre esse jogo.
    Acho que a dedicação a um jogo é o que dá sabor ao hobby.
    Eu não conseguiria ficar tantas horas assim numa partida, mas parabéns para os que conseguem.

    1
  • AcemanBR
    359 mensagens MD
    avatar
    AcemanBR28/07/24 20:56
    AcemanBR » 28/07/24 20:56

    berminha:: Amigo aonde  vc comprou esses acessórios para os tiles?



    O suporte das cartas de estratégia, eu achei no Etsy. Tive que importar mesmo.

    0
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