Falar de preço de BG, vai sempre entrar em linhas tênues onde as respostas nem sempre podem ser logicas.
Além do que, pode vir o coice de mula, o famoso: cada um faz o que quer com seu dinheiro!
realmente, no primeiro momento, algumas pessoas podem ficar incrédulas com certos preços, e criar uma revolta temporária. Mas temos que lembrar que boardgame no Br não é barato....estou falando de títulos, com componentes e tamanho de caixa +/- igual ao do citado...e não os party games que so vem cartas!!!!
então partindo dessa linha, todo grande lançamento deveria gerar alguma revolta?
Um comparativo:
A galera fala que: Titulo X, de uma grande franquia Y, de uma editora Z (ocultar o nomes se não os defensores dos mesmos vem dar xilique) tem um preço justo de 250 em média.
Porem os mesmo jogadores reclamam da baixa rejogabilidade da caixa base e então SEMPRE compram uma expansão de uma media de 180~210 (isso se o tal colecion...consumismo não bater e a pessoa pegar mais de uma expansão). No final o jogo não custou os 250....custou facil 450 pra mais! (há mas e jogo base + expansão.....galera le de novo, o jogo base não se sustentou para ficar sozinho, chegando a ser NECESSARIO a expansão)
Naturalmente a gente tenta nivelar o preço de um jogo pela economia que temos no bolso e gosto pessoal.
Na época, eu paguei 350 no orla exterior (hoje você acha bem mais em conta), preço bem bem parecido com o jogo citado. E como eu tinha o dinheiro no bolso, gostei da gameplay, é de uma franquia que eu gosto, comprei! ou seja.....levantei meus elementos que validaram minha compra no momento.
Por coincidência o Sand tem uma mecânica parecida de pickup and deliver, gostei da arte e gameplay, acho que se na época não tivesse o Orla, teria pego ele!
agora, justificar poder ter preço alto só por ter hype é praticamente o alvará que qualquer editora quer pra construir um triplex na cabeça do menino.
sem contar que caímos no risco de ter um jogo com hype elevada, preço nas alturas e para alguns ser um jogo bem meia boca.
No mais é aquilo:
- se a pessoa quer, mas não quer pagar o preço, espera pra ver se cai.
- se a pessoa quer e tem o dinheiro, ela vai comprar
- se a pessoa não quer, ela nem vai se importar com o preço que ta.