DuqueXenofontes::Acredito que sejam 6 meses mesmo. O jogo foi lançado no final de fevereiro, então, se a promessa for mantida, será disponibilizado para as lojas não protegidas no final de agosto.
É curioso notar que desde o lançamento o jogo não chegou a ter sequer 1 Real de desconto. Fica aí essa curiosidade para os defensores do mercado regulado, cartéis, etc.
Caro
DuqueXenofontes
Rapaz, sinceramente eu achei essa estratégia de lançamento monopolizada um verdadeiro tiro no saco, porque se fosse no pé, nem estaria tão ruim.
Ninguém tem nenhuma dúvida de que o hobby vive de novidade e de hype. Ao limitar a venda a apenas quatro lojas, a editora deve ter pensado, vou poder meter a faca, porque todo mundo vai querer comprar, e vai dar para cobrar uma fábula pelo jogo. Isso explica porque o jogo teve zero desconto desde o seu lançamento até agora. Possivelmente essa impossibilidade de dar desconto talvez faça parte inclusive do contrato de exclusividade. Só que todo mundo percebeu essa malandragem e ficou revoltado, o que resultou em que muita gente deixou de comprar, esperando o jogo ser disponibilizado para outras lojas, que pudessem dar desconto e vender o jogo mais barato.
O problema é que nesse meio tempo, já ocorreu o DOFF, o Heat foi lançado, e dentro em breve chegará o Chain Food Magnate, que não deve vir barato. Por isso, nessa de esperar o fim do contrato de exclusividade, boa parte do público que compraria o Frostpunk, já gastou o dinheiro no Heat, ou está guardando para o Chain Food Magnate, e eu estou citando apenas dois dos jogos mais badalados, porque lançamento teve muito mais (Wyrmspan, ISS Vanguard, Scout, Slay Empire, e muitos outros). Isso tudo contribuiu para que o Frostpunk encalhasse, e se torna-se uma verdadeira roubada. Os lojistas que entraram no contrato de exclusividade agora devem estar sem saber o que fazer com o jogo, e os lojistas de que ficaram de fora da festa, provavelmente não vão querer se envolver com um jogo encalhado e com um karma tão negativo, especialmente podendo investir em outros jogos que estão vendendo horrores, no estilo do Heat. E isso no fundo é uma pena, porque o Forstpunk tinha potencial e muita gente queria o jogo.
Quanto à estratégia de lançamento e ao contrato de exclusividade, eu acho que a comunidade boardgamer tem mais é que comemorar esse fiasco que foi essa tentativa de monopolizar ainda mais o hobby, porque eu acho que tão cedo a nossa "editora líder de mercado" não vai tentar esse truque novamente, mas nunca se sabe...
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio