Post original: https://www.boardseyeview.net/post/corps-of-discovery-23-4
Baseado na história em quadrinhos
Manifest Destiny da Skybound, escrita por Chris Dingess e ilustrada por Matthew Roberts,
Corps of Discovery: A Game Set in the World of Manifest Destiny é um jogo de dedução e quebra-cabeça de exploração que pode ser jogado solo ou totalmente cooperativo para até quatro jogadores.
Neste jogo, criado por Jay Cormier e Sen-Foong Lim, o(s) seu(s) explorador(es) se movimentarão entre caminhos para descobrir e satisfazer os objetivos de sua missão. Ao longo do caminho, enfrentará desafios; geralmente satisfeitos com trocas de recursos específicos coletados em sua expedição e com uma penalidade se o desafio não for cumprido dentro dos prazos estabelecidos nas cartas de Desafio.

O jogo usa um design inteligente, mas não falaremos muito para evitar spoilers. O jogo principal vem com dois “capítulos” (Flora e Fauna), mas há mais capítulos em quatro expansões, incluindo Insecta, que é o capítulo que jogamos mais. Para cada capítulo, o jogo oferece várias folhas de mapas diferentes. Para jogar, primeiro coloca fichas de caminho cobrindo todos os espaços no tabuleiro do mapa, pega então uma das folhas do mapa, cobre-a para manter seus detalhes ocultos e desliza-a para dentro do tabuleiro do mapa. Explorar um caminho ortogonalmente adjacente ao seu meeple explorador significa remover o token do caminho para revelar o que é mostrado abaixo. Se a revelação mostrar um recurso, você o adiciona ao seu suprimento. A ficha de caminho também é usada: ela é colocada na fileira de cartas de Desafio, onde funciona como cronômetro de jogo para os desafios.

Os jogadores têm uma chave que mostra como os caminhos se relacionam entre si; então, por exemplo, você sabe que há apenas uma árvore em cada linha e coluna, e também sabe que as árvores estão sempre adjacentes a poços de água. Conforme explora e revela caminhos, pode fazer deduções lógicas no estilo Sudoku sobre o que está em um caminho inexplorado sem ter que explorá-lo. Alguns caminhos serão revelados como covis de monstros, exigindo que você compre uma carta de Ameaça que pode dificultar seu progresso de várias maneiras...
Corps of Discovery é antes de tudo um jogo de quebra-cabeça. Tem o quebra-cabeça lógico imediato de deduzir onde estão os caminhos, mas também tem o quebra-cabeça contínuo de otimizar seus recursos: eles são muito finitos porque só pode armazenar até seis recursos em sua mochila e pode facilmente ficar fatigado, o que pode reduzir sua capacidade para quatro recursos. Pode muito bem ter que fazer julgamentos sobre se deve passar ou falhar em uma carta de Desafio: com recursos limitados, pode achar prudente aceitar uma falha para poder manter os recursos e usá-los para satisfazer outra carta de Desafio que ameaça uma penalidade mais dura por falha. Às vezes, completar um Desafio pode significar apostar na sorte de que você ainda pode, de alguma forma, coletar os recursos adicionais necessários para passar em outro Desafio com um prazo iminente.
É um jogo que nos impressionou, tanto como jogo solo quanto cooperativo, e nos deixou ansiosos para experimentar mais dos diferentes capítulos.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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