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  4. Mais um jogo com mofo da Galápagos

Mais um jogo com mofo da Galápagos

Ticket to Ride: Europa
  • DaniloVenancio
    77 mensagens MD
    avatar
    DaniloVenancio18/07/24 11:11
    DaniloVenancio » 18/07/24 11:11

    LrzPlays::
    DaniloVenancio::
    GabrielAlmeida::
    trprado::Algumas duvidas:



    •     Não existe o papel/papelão usado com tratamento anti mofo de fabrica? 
    •     Se existe, ficaria tão mais caro para eles usarem a ponto de preferirem entrar nessa briga de manchar o próprio nome? 


    Infelizmente isso é irrelevante. A referida editora não fabrica os jogos, somente os importa.

    Se o problema fosse no local da produção, então o mofo deveria acontecer em jogos distribuídos para outras editoras/países certo?
    Mas por "coincidência", esse problema só acontece com a Galápagos!
    Logo, é provável que o problema esteja relacionado a própria Editora, e não no local de fabricação.


    Não sei, todos os jogos de todas as editoras são produzidos na mesma fábrica?

    Eu acredito que depende da empresa fabricante do jogo. Exemplo:
    A Fantasy Flight determina onde os seus jogos devem ser fabricados. Se alguma editora brasileira (ou de outro país) quiser importar e traduzir algum jogo da Fantasy Flight, a editora terá que aceitar a fabricação no local em que a Fantasy Flight determina.
    Creio que o mesmo vale para empresas como a Awaken Realms, CMON e etc.
    Por isso que eu acredito que o problema não esteja nas fábricas, pois se estivesse haveriam outros países e editoras com o mesmo problema.

    1
  • LrzPlays
    777 mensagens MD
    avatar
    LrzPlays18/07/24 11:12
    LrzPlays » 18/07/24 11:12

    DaniloVenancio::
    LrzPlays::
    DaniloVenancio::
    GabrielAlmeida::
    trprado::Algumas duvidas:



    •     Não existe o papel/papelão usado com tratamento anti mofo de fabrica? 
    •     Se existe, ficaria tão mais caro para eles usarem a ponto de preferirem entrar nessa briga de manchar o próprio nome? 


    Infelizmente isso é irrelevante. A referida editora não fabrica os jogos, somente os importa.

    Se o problema fosse no local da produção, então o mofo deveria acontecer em jogos distribuídos para outras editoras/países certo?
    Mas por "coincidência", esse problema só acontece com a Galápagos!
    Logo, é provável que o problema esteja relacionado a própria Editora, e não no local de fabricação.


    Não sei, todos os jogos de todas as editoras são produzidos na mesma fábrica?

    Eu acredito que depende da empresa fabricante do jogo. Exemplo:
    A Fantasy Flight determina onde os seus jogos devem ser fabricados. Se alguma editora brasileira (ou de outro país) quiser importar e traduzir algum jogo da Fantasy Flight, a editora terá que aceitar a fabricação no local em que a Fantasy Flight determina.
    Creio que o mesmo vale para empresas como a Awaken Realms, CMON e etc.
    Por isso que eu acredito que o problema não esteja nas fábricas, pois se estivesse haveriam outros países e editoras com o mesmo problema.


    Ah, faz sentido.

    1
  • MrChiaroscuro
    175 mensagens MD
    avatar
    MrChiaroscuro18/07/24 11:16
    MrChiaroscuro » 18/07/24 11:16

    Esse eu nunca pensei que veria mofo. Os jogos da Days of Wonder que comprei da Galápagos sempre vieram certinhos.

    Mas... peça troca/devolução.

    1
  • TVictorio
    17 mensagens MD
    avatar
    TVictorio18/07/24 11:24
    TVictorio » 18/07/24 11:24

    LrzPlays::
    TVictorio::É surreal essa situação da Gálapagos. Eu realmente desisti de comprar jogos nela até resolverem esse problema.
    Pedir a substituição não resolveu nada nos meus casos, chegaram mais e mais cópias mofadas. E a restituição do valor é uma solução que não resolve nada também, porque eu queria o jogo.
    A alternativa que encontrei foi de fato importar, sai mais caro, mas eu me recuso a gastar dinheiro em uma empresa que trata os consumidores assim.
    Pra quem tem Gálapagos como única opção o que eu faria é trocar e trocar e trocar até vir um sem mofo ou até eu desistir do jogo. Não entendo esse pessoal que não acha nada de mais estar mofado.


    Eu faria isso, mesmo tendo todas as dores de cabeça de ter que ir no correio e embalar o jogo, mas as lojas "DIZEM" que não aceitam troca, como se fosse uma escolha delas ir contra o CDC.


    Não aceita a troca mas continua vendendo? Devolve e compra de novo. Vão se negar de vender também? É uma queda de braços, se for um comportamento coletivo uma hora a Galápagos toma vergonha.

    6
  • DaniloVenancio
    77 mensagens MD
    avatar
    DaniloVenancio18/07/24 11:29
    DaniloVenancio » 18/07/24 11:29

    LrzPlays::Então, eu ganhei de presente um La Granja: Deluxe Master Set, e o jogo simplesmente veio muito mofado. Pedi a reposição dos componentes mofados e a editora, depois de 20 dias, me orientou a devolver o jogo ou realizar a troca com o lojista.

    O lojista me informou que não faz troca de jogos abertos e que a única coisa que podem fazer é devolver o dinheiro (eu jurava que eu que escolhia...).

    A mesma coisa aconteceu com Great Western Trail: Nova Zelândia (e foi um inferno devolver pq eu precisei ir nos correios no momento horário de trabalho).

    O que está acontecendo? Parece que os jogos da Galápagos agora têm mais chances de virem mofados do que de não vir.

    Acontece que eu não quero devolução do dinheiro, eu quero o jogo! E quero o jogo em perfeitas condições, e não mofado do jeito que está.

    Eu estou há muito pouco de abrir uma causa no Procon. Não tem mais cabimento isso. Essa editora acha que a gente é palhaço, é?

    Também estou considerando parar totalmente de comprar jogos da Galápagos.

    E a pior parte? A editorazinha NUNCA falou publicamente sobre esse assunto.

    Chega a ser ridículo.

    Eu concordo com você que devolver não resolve, porque eu quero "o jogo", em perfeitas condições.
    Uma opção que existe e comprar direto no site da Galápagos. Veio mofo? Devolve direto pra eles. Deu mofo de novo? Devolve de novo!
    Assim eles não conseguem repassar o prejuízo para os lojistas. Somente assim eles criam vergonha (assim espero).

    2
  • gabriel
    1453 mensagens MD
    avatar
    gabriel18/07/24 11:29
    gabriel » 18/07/24 11:29

    DaniloVenancio::
    GabrielAlmeida::
    trprado::Algumas duvidas:



    •     Não existe o papel/papelão usado com tratamento anti mofo de fabrica? 
    •     Se existe, ficaria tão mais caro para eles usarem a ponto de preferirem entrar nessa briga de manchar o próprio nome? 


    Infelizmente isso é irrelevante. A referida editora não fabrica os jogos, somente os importa.

    Se o problema fosse no local da produção, então o mofo deveria acontecer em jogos distribuídos para outras editoras/países certo?
    Mas por "coincidência", esse problema só acontece com a Galápagos!
    Logo, é provável que o problema esteja relacionado a própria Editora, e não no local de fabricação.

    Isso já foi discutido em muitos tópicos, muitas vezes. Eu não disse que a culpa não é da editora, até porque é. O que eu disse é que dificilmente será mudado algo no processo de fabricação das cópias da Galápagos, pois a produção é padronizada, mudando apenas os aspectos linguísticos. O que se supõe é que o problema da editora no Brasil é o local de armazenagem dos jogos, que é numa região litorânea muito úmida.

    5
  • DaniloVenancio
    77 mensagens MD
    avatar
    DaniloVenancio18/07/24 11:51
    DaniloVenancio » 18/07/24 11:51

    GabrielAlmeida::
    DaniloVenancio::
    GabrielAlmeida::
    trprado::Algumas duvidas:




    •     Não existe o papel/papelão usado com tratamento anti mofo de fabrica? 
    •     Se existe, ficaria tão mais caro para eles usarem a ponto de preferirem entrar nessa briga de manchar o próprio nome? 


    Infelizmente isso é irrelevante. A referida editora não fabrica os jogos, somente os importa.

    Se o problema fosse no local da produção, então o mofo deveria acontecer em jogos distribuídos para outras editoras/países certo?
    Mas por "coincidência", esse problema só acontece com a Galápagos!
    Logo, é provável que o problema esteja relacionado a própria Editora, e não no local de fabricação.

    Isso já foi discutido em muitos tópicos, muitas vezes. Eu não disse que a culpa não é da editora, até porque é. O que eu disse é que dificilmente será mudado algo no processo de fabricação das cópias da Galápagos, pois a produção é padronizada, mudando apenas os aspectos linguísticos. O que se supõe é que o problema da editora no Brasil é o local de armazenagem dos jogos, que é numa região litorânea muito úmida.

     
    De fato a produção é padronizada (as Desenvolvedoras provavelmente não permitiriam a importação sem uma padronização na qualidade de fabricação).
    Mas o que a Galápagos poderia/deveria fazer é mudar o local de armazenagem dos jogos. Mas eles só vão fazer isso quando começarem a sentir no bolso.
    Enquanto eles não resolverem esse problema, eles serão a pior editora de Boardgames do país, mesmo sendo a maior. As outras editoras podem ter problemas com tradução (ex: Conclave, Devir e etc), mas pelo menos que posso comprar um jogo deles com a confiança de que não vai ter mofo.
    Erros de tradução podem ser corrigidos com a substituição de componentes. Já o mofo pode estragar um jogo e contaminar outros da coleção.
    OBS: de todas as editoras nacionais, a Meeple BR é a única que não tive problema, e parece ser a melhor.

    1
  • iuribuscacio
    3118 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio18/07/24 12:23
    iuribuscacio » 18/07/24 12:23

    trprado::Algumas duvidas:





    •     Não existe o papel/papelão usado com tratamento anti mofo de fabrica? 
    •     Se existe, ficaria tão mais caro para eles usarem a ponto de preferirem entrar nessa briga de manchar o próprio nome? 
    •     Será que o número de reclamações não vale nem a pena ouvir as exigências do publico por uma maior margem de lucro?
    •     Também, o número de devoluções sobre mofo é considerado ínfima que eles nunca falam ou emitem notas de desculpas com uma solução?




    DaniloVenancio::


    Se o problema fosse no local da produção, então o mofo deveria acontecer em jogos distribuídos para outras editoras/países certo?
    Mas por "coincidência", esse problema só acontece com a Galápagos!
    Logo, é provável que o problema esteja relacionado a própria Editora, e não no local de fabricação.


    GabrielAlmeida::

    Isso já foi discutido em muitos tópicos, muitas vezes. Eu não disse que a culpa não é da editora, até porque é. O que eu disse é que dificilmente será mudado algo no processo de fabricação das cópias da Galápagos, pois a produção é padronizada, mudando apenas os aspectos linguísticos. O que se supõe é que o problema da editora no Brasil é o local de armazenagem dos jogos, que é numa região litorânea muito úmida.


    TVictorio::

    Não aceita a troca mas continua vendendo? Devolve e compra de novo. Vão se negar de vender também? É uma queda de braços, se for um comportamento coletivo uma hora a Galápagos toma vergonha.


    Caros trprado, DaniloVenancio, GabrielAlmeida, TVictorio e LrzPlays

    Mesmo correndo o risco de pisar em alguns calos, eu acho que o problema não são os jogos da nossa editora líder de mercado virem mofados de fábrica. O problema é que muito se fala a respeito disso, mas pouco se faz em relação a esse problema. Isso porque nas condições atuais do mercado nacional de jogos, há pouco que se possa fazer, a não ser ao menos reclamar, e deixar registrada a nossa indignação.

    Antes até dava para culpar o fato de haverem poucos lançamentos, então não tinha escapatória. Se o jogo comprado viesse mofado ou com erros grosseiros, a escolha era ficar com o produto do jeito que viesse, ou desistir dele sabendo que haviam poucas alternativas, e que importar era proibitivamente caro, complicado e arriscado. Mas hoje em dia, opção de jogo é o que não falta, mas mesmo assim a comunidade boardgamer continua com um modus operandi de viciados, porque ela só quer aquele jogo recém-lançado e nenhum outro e capaz de satisfazer a volúpia lúdica das pessoas. Isso pelo menos até o próximo lançamento. 

    Quando se diz : "ah, eu vou devolver um jogo atrás do outro, até encontrar um que não esteja mofado", isso para mim não faz sentido, porque normalmente toda a tiragem é estocada em um mesmo local (só ainda não sei se é em algum porão em Manaus ou em alguma adega em Bombaim!!!!). Portanto, há uma grande possibilidade de que todos os jogos venham mofados, talvez diferenciando apenas no grau de comprometimento do produto em termos de mofo. Do mesmo modo, também acho que não adianta muito o raciocínio, vou destacar todos os componentes e devolver assim, porque aí eles não podem revender o jogo como se fosse novo. Se as pessoas aceitam o jogo mofado, certamente elas não verão problema algum em comprar o jogo com as peças já destacadas em saquinhos do tipo zip-lock, e talvez até prefiram, porque não terão o trabalho de destacar.

    De todo o modo, e seja porque razão for, a verdade é que a malfada editora não está nem aí para a qualidade dos produtos ou para a sua reputação, porque se ela lançar um jogo literalmente sujo de merd*, é capaz das pessoas receberem, limparem e ainda ficarem felizes, porque agora possuem uma cópia do jogo tão fundamental para a felicidade pessoal do sujeito, e em português. Esse é o nível do conformismo de grande parte da comunidade boardgamer.

    Por tudo isso, enquanto a comunidade continuar a se comportar assim, de forma tão viciada e tão conformada, não tem jeito, a editora não vai mudar e continuará a lançar jogos mofados, com erros grosseiros, mal traduzidos, ou seja lá do jeito que for, porque literalmente nada disso impacta nas vendas do jogo de forma expressiva, que é a única linguagem que as editoras entendem, e a única coisa que as preocupa.

    Perdão pela franqueza, e pelos termos duros, mas é assim que eu penso.

    Iuri Buscácio 

    3
  • patrickbnu
    1812 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu18/07/24 12:39
    patrickbnu » 18/07/24 12:39

    Eles começaram a "resolver" os problemas de mofo trazendo tiragens super limitadas, assim não tem tempo para mofar nos estoques...só que isso traz outros problemas, só olhar os últimos tópicos aí 

    4
  • DaniloVenancio
    77 mensagens MD
    avatar
    DaniloVenancio18/07/24 13:10
    DaniloVenancio » 18/07/24 13:10

    iuribuscacio::
    trprado::Algumas duvidas:



    •     Não existe o papel/papelão usado com tratamento anti mofo de fabrica? 
    •     Se existe, ficaria tão mais caro para eles usarem a ponto de preferirem entrar nessa briga de manchar o próprio nome? 
    •     Será que o número de reclamações não vale nem a pena ouvir as exigências do publico por uma maior margem de lucro?
    •     Também, o número de devoluções sobre mofo é considerado ínfima que eles nunca falam ou emitem notas de desculpas com uma solução?




    DaniloVenancio::


    Se o problema fosse no local da produção, então o mofo deveria acontecer em jogos distribuídos para outras editoras/países certo?
    Mas por "coincidência", esse problema só acontece com a Galápagos!
    Logo, é provável que o problema esteja relacionado a própria Editora, e não no local de fabricação.


    GabrielAlmeida::

    Isso já foi discutido em muitos tópicos, muitas vezes. Eu não disse que a culpa não é da editora, até porque é. O que eu disse é que dificilmente será mudado algo no processo de fabricação das cópias da Galápagos, pois a produção é padronizada, mudando apenas os aspectos linguísticos. O que se supõe é que o problema da editora no Brasil é o local de armazenagem dos jogos, que é numa região litorânea muito úmida.


    TVictorio::

    Não aceita a troca mas continua vendendo? Devolve e compra de novo. Vão se negar de vender também? É uma queda de braços, se for um comportamento coletivo uma hora a Galápagos toma vergonha.


    Caros trprado, DaniloVenancio, GabrielAlmeida, TVictorio e LrzPlays

    Mesmo correndo o risco de pisar em alguns calos, eu acho que o problema não são os jogos da nossa editora líder de mercado virem mofados de fábrica. O problema é que muito se fala a respeito disso, mas pouco se faz em relação a esse problema. Nas condições atuais do mercado nacional de jogos, há pouco que se possa fazer, a não ser ao menos reclamar, e deixar registrada a nossa indignação.

    Antes até dava para culpar o fato de haverem poucos lançamentos, então não tinha jeito, se o jogo viesse mofado ou com erros grosseiros, o jeito era ficar com o produto do jeito que viesse, o desistir dele sabendo que haviam poucas alternativas, e que importar era proibitivamente caro, complicado e arriscado. Mas hoje em dia, opção de jogo é o que não falta, mas mesmo assim a comunidade boardgamer continua com um modus operandi de viciados, porque ela só quer aquele jogo recém-lançado e nenhum outro e capaz de satisfazer a volúpia lúdica das pessoas. Isso pelo menos até o próximo lançamento. 

    Quando se diz : "ah, eu vou devolver um jogo atrás do outro, até encontrar um que não esteja mofado", isso para mim não faz sentido, porque normalmente toda a tiragem é estocada em um mesmo local (ainda não sei se é em uma adega em Manaus ou em Bombaim!!!!). Portanto, há uma grande possibilidade de que todos os jogos venham mofados, talvez diferenciando apenas no grau de comprometimento do produto em termos de mofo. Do mesmo modo, também acho que não adianta muito o raciocínio, vou destacar todos os componentes e devolver assim, porque aí eles não podem revender o jogo como se fosse novo. Se as pessoas aceitam o jogo mofado, certamente elas não verão problema algum em comprar o jogo com as peças já destacadas em saquinhos do tipo zip-lock, e talvez até prefiram, porque não terão o trabalho de destacar.

    De todo o modo, e seja porque razão for, a verdade é que a malfada editora não está nem aí para a qualidade dos produtos ou para a sua reputação, porque se ela lançar um jogo literalmente sujo de merd*, é capaz das pessoas receberem, limparem e ainda ficarem felizes, porque agora possuem uma cópia do jogo tão fundamental para a felicidade pessoal do sujeito, e em português. Esse é o nível do conformismo de grande parte da comunidade boardgamer.

    Por tudo isso, enquanto a comunidade continuar a se comportar assim, de forma tão viciada e tão conformada, não tem jeito, a editora não vai mudar e continuará a lançar jogos mofados, com erros grosseiros, mal traduzidos, ou seja lá do jeito que for, porque literalmente nada disso impacta nas vendas do jogo de forma expressiva, que é a única linguagem que as editoras entendem, e a única coisa que as preocupa.

    Perdão pela franqueza, e pelos termos duros, mas é assim que eu penso.

    Iuri Buscácio 


    Cara, o fato de alguns boardgamers aceitarem jogos mofados/com erros crassos não muda que a culpa dos jogos mofados é inteiramente da Galápagos! Cada um têm seus motivos pra ficar com o jogo (seja porque queria muito, ou por ser um produto raro e etc).
    De todos os jogos lacrados com mofo que eu comprei da Galápagos, eu não fiquei com nenhum. Devolvi todos (e vou devolver esse também)!
    E se eu comprar de novo e tiver mofo eu devolvo de novo! Posso até não achar um jogo sem mofo, mas pelo menos eu ajudo a zerar o estoque da empresa com prejuízo (se todos estiverem mofados, a empresa que tome prejuízo por todos. Eles que se virem pra arrumar jogo sem mofo). 
    Mesmo que a empresa revenda um jogo mofado pra alguém, com certeza não vai ser no mesmo preço que antes. Faço isso com qualquer jogo, não importa o quanto eu o deseje (se bem que nesse caso nem é um jogo super lançamento. É um jogo que vive na praça). 
    A outra alternativa a isso é importar o jogo, e sinceramente eu estou cogitando essa possibilidade. Se for preciso eu pago os "custos proibitivos" para a importação. Pago esse preço pra ter a certeza de que terei um produto de qualidade nas minhas mãos, sem me preocupar com mofo.
    O bom de jogo importado é que é mais difícil esgotar do que aqui no BR, então posso me planejar com mais calma pra comprar, sem pressa.

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Ticket to Ride: Europa - Mais um jogo com mofo da Galápagos
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