anjocaido::guimn::Eu tenho Bullfrogs e gostei bastante também.
Como é um jogo rápido e com setup simples, serve como um filler até.
O modo solo achei legal também.
Tem uma ou duas situações incomuns que o manual não detalha perfeitamente, mas nada que uma pesquisa em algum FAQ não resolva.
No geral, acho que o Bullfrogs tem uma ótima relação custo-benefício.
Quais seriam essas situações incomuns? Acho que nunca tive uma situação incomum no jogo. Seria bom saber pois posso comentar no gameplay que ainda vou gravar.
Obrigado por comentar.
Teve duas situações mencionadas no forum da BGG que são sobre empates numa vitória-régia em partida com mais de 2 jogadores e que o próprio Designer do jogo respondeu. Estas situações pra mim não estão bem claras no manual.
Exemplo 1: vitória-régia cheia com 2 sapos verdes (jogador ativo), 2 azuis, 2 amarelos.
Sobre a regra: a regra diz que quando há empate o jogador ativo é considerado vencedor.
Dúvida: Mas devo pular 1 sapo de cada um dos perdedores por vez? Ou se só pudessem ser pulados 2 sapos eu poderia pular apenas 2 amarelos?
Resposta: Pode-se escolher os sapos dos oponentes a ser pular livremente, ou seja, posso pular apenas sapos de um oponente primeiro e depois do outro se quiser.
Exemplo 2: vitória-régia cheia com 2 sapos azuis, 2 vermelhos, 1 verde (jogador ativo).
Sobre a regra: A regra diz que em caso de empate, ninguém pontua a carta, mas o jogador ativo é considerado vencedor para efeitos de pular.
Dúvida: Mas nesse caso o jogador ativo não está empatando, são os oponentes que estão. O que pra mim e outras pessoas gerou dúvida.
Resposta: Mesmo que o jogador ativo tenha uma força menos que os oponentes e não faça parte diretamente do empate, para efeito de pular ele é considerado o jogador vencedor, ou seja, pula-se primeiros os sapos dos oponentes.
Ambas as respostas foram dadas pelo próprio designer do jogo, o Keith Matejka. Talvez elas possam ser interpretadas pelo livro de regras, mas achei que o livro dá margem pra interpretações diferentes, por isso as dúvidas.