Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3258652/the-good-the-bad-and-the-infected-a-review-of-pest
Finalmente consegui colocar este jogo na mesa em uma partida para 5 jogadores e quero começar dizendo que todos nós gostamos da jogabilidade e do tema. Surpreendentemente para um livro de regras tão complicado/complexo, o jogo em si fluiu muito bem quando começamos a partida, exceto por alguns turnos de paralisia de análise, mas isso era esperado com todos jogando pela primeira vez. Também tivemos que verificar o livro de regras apenas algumas vezes para esclarecimentos, principalmente quando se tratava das cartas de tecnologia.
Tenho algumas críticas que quero explicar para obter algum feedback (sem uma ordem específica):
1. O livro de regras como mencionado antes. Faz seu trabalho, mas ao mesmo tempo faz o jogo parecer mais assustador e complexo do que realmente é.
2. O jogo precisa de uma mesa enorme.
Especialmente as cartas de Peste e Suporte que parecem as mais ofensivas (trocadilho intencional). Uma carta enorme contendo apenas dois pequenos símbolos que dizem onde colocar infectados ou que o jogador X recebe 1 recurso Y? Elas realmente poderiam ter sido como uma das pequenas "cartas de itens". Até mesmo uma carta de tamanho padrão teria sido suficiente se quisesse manter o texto de bom tamanho. Acabamos deixando as 6 cartas de Peste em uma pilha na lateral e comprando apenas uma no início de cada rodada, em vez de tê-las dispostas.
3. Considerando o problema do tamanho, o tabuleiro é muito difícil de ler. Especialmente as estradas, que muitas vezes se misturam muito bem com o fundo, o que nos fez verificar duas vezes se poderíamos seguir uma determinada rota.
4. Tenho que chamar a atenção para o fato de que os tabuleiros de camada dupla estão apenas na expansão deluxe como um ponto negativo aqui. Normalmente, para mim, os tabuleiros de camada dupla são mais agradáveis de se ter e de forma alguma uma necessidade para aproveitar um jogo. Mas por causa de quantos tokens e meeples tem que armazenar nesses tabuleiros durante o jogo, os tabuleiros de camada dupla parecem quase obrigatórios e fiquei feliz por tê-los com minha cópia. Mas, realisticamente, eles deveriam estar no jogo base para começar.

5. As cartas de pragas não foram tão impactantes quanto pensei que seriam ou talvez tenhamos jogado errado. Por exemplo, colocar 1 ou até 2 infectados em apenas pequenos pontos da cidade que produzem ervas, e em todas as estradas vermelhas, apenas nos fez entupir todas as estradas, com muito poucos infectados nas cidades (onde tematicamente esperaria mais pessoas doentes por causa da proximidade e tal). Nós até verificamos as cartas de pragas restantes se o símbolo da casa realmente significava apenas cidades de nível 1 ou apenas cidades em geral, porque pareciam muito fracas, especialmente quando no mesmo turno também colocava um monte de meeples em todas as estradas (vermelhas/azuis/pretas). Mas como também havia cartas de pragas específicas para cidades de nível 3, não acho que jogamos errado.

6. As cartas de suporte também não pareceram tão impactantes. Um recurso arbitrário para cada jogador dependendo da classificação atual, é isso. Talvez seja por causa do tamanho da carta, o que já mencionei, mas senti que faltou algo. Provavelmente poderíamos tê-las ignorado completamente e isso não teria mudado nada. Gostaria que tivessem sido mais impactantes se os jogadores decidissem se queriam obter uma classificação específica na trilha de influência. Mas poderíamos muito bem ter jogado um dado de cada vez para decidir que recurso aleatório obter.

7. Não construí uma única produção de pão. Mesmo assim, coletei e curei a maioria dos meeples. Talvez esse seja um problema específico de 5 jogadores e nós os coletamos rápido demais antes que se tornassem um problema? Mas nunca senti que precisava de pão para ir a um determinado lugar. Sempre coleta o primeiro meeple de uma cidade de graça e, para começar, eles nunca se acumulam nas cidades. As estradas, por outro lado, ficavam congestionadas facilmente no final, mas são tantas que poderia simplesmente evitar aquelas que tinham muitos infectados para pegar. Então o pão nunca foi uma preocupação e mesmo assim quase ficamos sem meeples verdes, porque as estradas transbordavam no final. Talvez pudesse haver uma regra segundo a qual, se houverem muitos, aqueles que estão nas estradas invadem lentamente a cidade em busca de comida? Sinceramente não sei, talvez tenha sido apenas um caso de azar com as cartas de pragas específicas. Curioso como os outros perceberam isso.

8. O bônus da cidade, uma vez por época, também não pareceu tão impactante quanto pensava, considerando as coisas necessárias para obter o bônus. Assim como as cartas de apoio, provavelmente poderíamos ter ignorado isso e não teria mudado em nada o resultado ou a tomada de decisão.
9. Em algum momento, ficamos sem tokens de renome. Uma carta da Era 2 recompensava 2 pontos de renome por trabalhador designado na construção. Então todos nós obtivemos cerca de 10 pontos de renome + o que alguns de nós já tínhamos conseguido através de outras fontes. Acabamos anotando os pontos atuais que todos tinham e depois colocamos todos os tokens de volta no estoque. Novamente, talvez apenas um problema com 5 jogadores, mas um problema que realmente não deveria acontecer.
10. Não tivemos um único cidadão morto e não tivemos que distribuir uma única ficha de vergonha. Talvez tenhamos tido sorte, mas ao ler as regras, parecia que algumas mortes eram inevitáveis, considerando o cenário, mas nunca chegamos perto, mesmo quando todas as vagas estavam ocupadas.
Todas as coisas que mencionei não são de forma alguma um obstáculo, principalmente pequenas coisas que notei durante e depois do jogo, onde posso ter expectativas diferentes ou que foram causadas pela contagem de jogadores. Estou curioso para saber como outras pessoas vivenciaram esses aspectos do jogo.
Para encerrar esta “pequena” revisão, aqui vão alguns pontos positivos:
1. Novamente, quando o jogo começou, fluiu muito bem e pareceu temático durante toda a partida.
2. A grade de seleção de ações pareceu muito satisfatória e até mesmo algumas das rodadas mais "abaixo do ideal" às vezes ainda pareciam boas.
3. As pontuações também foram muito próximas, com o 2º, 3º e 4º jogador separados por apenas um ponto cada.
4. E, por último, o tempo de jogo: com 5 jogadores, todos jogando pela primeira vez, levamos exatamente 3 horas, considerando que falamos bastante sobre as regras no início e considerando a quantidade de ação que fazemos, pareceu bem curto, com o tempo provavelmente diminuindo ainda mais com as jogadas subsequentes. Sinceramente, esperava que demorássemos mais. Mas talvez esteja apenas assustado com minha primeira partida de
The Witcher: Old World com 5 jogadores, que demorou uma eternidade... Então, sim, ao contrário de The Witcher: Old World, não me importaria de jogar este jogo com 5 jogadores novamente.
No geral, um jogo muito temático que mal posso esperar para jogar novamente, apesar do seu tamanho. Posso criar algumas regras, dependendo de como serão as jogadas subsequentes com diferentes contagens de jogadores... fiquei muito feliz por ter apoiado este jogo.
Por GrantJkyll
Traduzido*** por
Marcelo GS
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