Raio::
Cara, isso realmente ficou estranho. Mas será que a editora não comunicou as lojas do quanto ela teria disponível em estoque para atendê-las? Haverá reprint provavelmente devido a procura do jogo e também porque tem uma expansão né... pelo menos eu penso assim.
Mas, me explique onde o consumidor foi lesado (você no caso). Pegaram o seu dinheiro e não te devolveram? A loja sumiu da noite para o dia?
E sobre o preço do jogo que está sendo praticado agora: as pessoas colocam o preço que quiserem.
Sinto muito, mas não entendo o total desrespeito ao consumidor que você exclamou ao final. Se não te roubaram, se já te devolveram o dinheiro e se disseram pra você que a editora não possuía estoque o suficiente para atender a todos, mande um e-mail a editora ou algo do tipo.
mdsvini:: Pelo que já ouvi de lojistas, é comum algumas lojas abrirem a venda/pré venda no site antes de terem fechado o pedido com a editora.
Isso provavelmente aconteceu no Heat, e aí quando foram fechar o pedido na editora o jogo tinha esgotado ou não tinha unidades restantes suficientes pra atender todos que precisavam e aí tiveram que cancelar.
Caros
Raio e
mdsvini
Na minha opinião isso é desrespeitoso com o consumidor sim. Uma compra em pré-venda, na verdade é uma compra antecipada, em que o vendedor está te vendendo algo que ele já tem disponível ou terá disponível em um futuro muito próximo. Se você abre uma pré-venda e depois "descobre" que não possui aquilo que vendeu, na verdade o lojista vendeu algo que ele não tinha. Imagina a seguinte situação: você passa em uma confeitaria, compra o bolo de aniversário do seu filho e fica de pegar no dia seguinte para a festa. No dia seguinte quando você vai pegar o bolo, o lojista te pede desculpas porque não tem o bolo para te entregar, e só terá talvez no mês que vem, mas não tem problema porque ele vai te devolver o dinheiro de volta, Quanto ao fato de você não ter mais tempo para comprar outro bolo para a festa do seu filho, isso é problema seu. Alguém acharia essa uma situação normal? Na minha opinião foi exatamente isso que ocorreu.
Quando você compra antecipadamente um jogo e o lojista que te garante que vai te entregar o jogo, você perde a oportunidade de comprar o jogo em outra loja. Se o lojista dissesse que estava te vendendo o jogo antecipadamente, mas a entrega dependeria da editora entregar o jogo, o que poderia não ocorrer, evidentemente você não compraria naquela loja.
Quando um loja faz um pedido de compra com um fornecedor, isso é um negócio, que traz obrigações entre as partes, e também penalidades em caso de descumprimento. O problema é que como nós temos praticamente um monopólio no setor de board games, com a Calango detendo mais de 70% do mercado, e isso se não for muito mais, a empresa pode fazer o que quiser e pintar e bordar. Infelizmente não tem muito que se possa fazer a respeito disso, nem compradores nem lojistas, porque é simplesmente irreal ou ingênuo, imaginar que uma parcela significativa da comunidade boardgamer vai deixar de comprar jogos da nossa editora líder de mercado (está mais para dona do mercado), ou que os lojistas vão deixar de vender jogos dessa editora.
Assim sendo, considerando que muita gente ainda é bastante amadora no mercado de board games, tanto quem produz quanto quem vende, não tenho dúvida de que muito lojista simplesmente se atrapalhou e acabou "pré-vendendo" o que tinha, e o que não tinha. Mas também é muito provável que alguns lojistas tenham feito o pedido certinho, "tudo nos conformes", e a Calango simplesmente tenha virado para esse lojista e dito, "Olha eu te reservei essas cópias do Heat, mas preferi repassar as suas cópias para outra loja que vendeu mais caro, então vira para os teus clientes e dá uma desculpa qualquer, porque o jogo eles não vão receber tão cedo, mesmo já tendo feito a pré-venda, e nem adianta se aborrecer porque eu estou cagando para você e para os seus clientes, porque sou eu que faço quase 3/4 dos jogos, ent!ao vocês vão ter de entubar essa, se quiserem continuar comprando jogos".
Em uma situação dessas, se é que isso aconteceu realmente dessa maneira, nem dá para culpar o lojista. Mas mesmo não se podendo culpar o lojista, que isso é um baita desrespeito, ah isso é sim, com toda a certeza.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio