marino::Prezados,
Saberiam esclarecer a seguintes dúvida em relação ao Glory to Rome?
1. Na ação de Legionário, quando o oponente declara que não possui o material exigido ele é obrigado a revelar a mão?
2. Ao fazer a ação de construir, posso ter mais de um terreno/construção do mesmo tipo em construção (ainda não finalizada) ou só posso iniciar uma segunda fundação de tijolo, por exemplo, quando a primeira já estiver construída?
3. Em relação a construção com terrenos fora de Roma, para executar a ação é necessário fazer duas ações consecutivas de Aquiteto ou Artesão. Entretanto, não encontrei consenso em nenhum local se são ações Arquiteto + Arquiteto / Artesão + Artesão ou se é possível combinar Arquiteto + Artesão.
Desde já agradeço a todos!
Esse jogo é sensacional. Em relação as suas dúvidas:
1) O(s) oponente(s) não é (são) obrigado(s) a revelar a mão. Basta dizer "Glory to Rome" (Gloria à Roma, em português). Essa é a regra do manual e como o jogo deve ser jogado. Até porque, revelar a mão, pode dar informações muito relevantes para os adversários e isso seria um "poder" a mais, que não está previsto na ação do legionário. Parte-se do pressuposto que os jogadores são honestos e não irão mentir. Na minha opinião, todo jogo em que os jogadores são desonestos, burlando as regras, perde a graça. Portanto, não acho certo criar uma regra que não existe, para tentar corrigir um desvio de caráter de determinado jogador.
2) Pode sim. Não há qualquer limitação com relação a isso nas regras do jogo. O que não pode é você ter duas construções iguais, como já falado pelos colegas acima.
3) Na sua ação, você deve escolher apenas 1 ação para executar. Os ajudantes potencializam essa ação. Portanto, para usar os terrenos de fora, você obrigatoriamente precisa ter um ajudante Arquiteto ou Artesão e escolher (ou seguir) a ação arquiteto ou artesão para fazer. Você não pode executar duas ações distintas na mesma jogada (a não ser que alguma carta te permita isso).