Djow_::Depois de completar uma obra, você pode retorna-lá. Complete uma obra de ferro/metal da sua mão.
A dúvida é: ao criar/completar o Manto, já posso retornar ela mesma e fazer o próprio efeito dela, ou esse efeito só vale depois que ela já foi baixada e eu completar próximas obras.
Discordo do colega @
Outlaw, pois segundo o manual (pág. 7) as habilidades especiais das obras completadas podem ser usadas depois que ela é completada, ou seja, assim que completa, pode ser usada (É opcional o uso da habilidade. Dependendo da estratégia do jogador, pode ser interessante não usar nesse turno e usar nos posteriores) , e no caso do Manto (assim como outras, tipo Poema), assim que completa a obra, você PODE usar o efeito da obra nela mesma, retornando a obra e construindo outra de metal da sua mão.
Em alguns casos (por exemplo: você possui 3 cartas de metal muito boas na mão), vale a pena não usar o efeito do Manto na hora que ela é feita, pois ela será substituída por uma obra de metal e você não terá o efeito para as próximas cartas. Entretanto, caso você tenha apenas 1 carta de metal muito boa, que valha a pena arriscar, você já executa a ação do manto assim que ela é feita, e substitui pela obra de metal.
No glossário de efeitos do manual (pág. 21), deixa claro que a carta Manto (assim como outras) possui "efeitos posteriores", que podem ser usadas assim que forem concluídas.
O efeito de uma obra construída é diferente do caso dos ajudantes que são recém "recrutados", pois no manual (pág. 11), é explícito que o ajudante recém contratado não fornece a ação extra assim que é feito. "Qualquer novo ajudante ou carta que você ganhar durante a tarefa não muda a contagem inicial".
Eu adoro o Mottainai, porém ele tem muitas "particularidades", que acabam gerando dúvidas e confusão mesmo. Pode-se olhar no BGG, a quantidade de tópicos sobre o jogo, tentando entender detalhes das regras.