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  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio03/07/24 13:22
    iuribuscacio » 03/07/24 13:22

    trprado::Desculpe o que vou dizer agora, mas eles estão tentando definir o novo teto do valor de board games, dólar sobe alguns cents e eles triplicam o valor que o produto deveria custar. Ainda bem que esta tendo pouca ou nenhuma aderência. Para considerar o valor alto é possível ver que fizeram 11% do valor do FC com 9 loucos rasgando dinheiro, sendo 2 apoios de 3500. Isso que é luxo kkkkk

    EvFarias:: Rapaz, achei bem ousada a iniciativa da CapyCat Games de trazer esse jogo, pelo que vi é a primeira vez deles publicando/licenciando um jogo de tabuleiro, e pegou um bem grande e um preço beeem alto.


    Quanto ao jogo, achei ele bem legal, em termos de beleza é incrível, os cenários 3D, os personagens e os itens nos cenários, os tabuleiros dos jogadores, o cardholder que também é a base de apresentação do personagem é genial, a mecânica dele é interessante, achei bem diferente o sistema de tiro, mas não sei dizer se é boa sem testar. Infelizmente é fora do meu patamar de consumo, principalmete pelo fato de financiamento parcelar em poucas vezes, e muitas vezes com juros, e quem é liso que nem eu jogo grande só parcelado.


    Com certeza é um projeto que se eu tivesse condições eu financiaria, o valor é elevado, porem, olhando o atual mercado no Brasil, ele não achei abusivo, onde um O Senhor dos Anéis Jornadas na Terra Média que já foi abaixo de 400 reais, hoje ta acima de 700, lembro que quando eu comecei no hobby, a galapagos anuncionou o Fury of Dracula por 375, e eu achei caro pelos componentes e hoje se fosse relançado seria facil na casa dos 500.


    Infelizmente é a realidade de um país de moeda fraquissima (porque tudo é negociado em dolar, licença do jogo, fabricação, frete...) e que tem uma das maiores tributações do mundo, isso faz até jogos nacionais, serem mais caros aqui do que no exterior. A tendencia é só piorar.


    PS: Só para ilustrar o valor da caixa base dele é 105 euros


    Caros trprado e EvFarias

    Olha, tem um coisa que eu acho muito interessante nessa correlação entre o preço do dólar e os preços dos board games. Por algum fenômeno inexplicável, quando a cotação do dólar sobe, o preço dos jogos também sobe, o que é natural, mas miraculosamente, quando há uma queda do dólar, os preços dos jogos continuam subindo. Desse modo, é no mínimo curioso que a cotação do dólar seja fundamental apenas para aumentar o preço dos jogos, mas nunca para reduzir. 

    Segundo a revista InfoMoney em 2023 o dólar fechou 2023 com uma queda de 8%, em relação ao real, e isso nem se compara à queda de 17,5% de 2016. No entanto, nem de 2015 para 2016 e nem de 2022 para 2023, se registrou uma redução de preço dos jogos, o que seria de se esperar caso a cotação do dólar influenciasse tanto assim o preço dos jogos. Isso só me faz concluir que as editoras de jogos brasileiras são muito azaradas, porque elas só assinam os contratos de licenciamento quando a moeda americana estava em alta, mas quando ela está em baixa nenhum contrato é assinado.

    Assim, quando o dólar sobe o preço dos jogos têm de subir para acompanhar essa alta, mas quando o dólar cai, nessa hora, a cotação deixa de ser influente, e o aumento do preço dos jogos passa a ser devido a outros fatores. Quando não há nenhum, entra em cena a famosa "memória de preço", que impede que o preço dos jogos caia. Isso deixa claro, pelo menos no meu entendimento, que todos os fatores elencados pelas editoras para justificar a alta do preço dos jogos (incluindo a cotação do dólar), não passam de uma desculpa para aumentar o preço dos jogos, que aconteceria de qualquer forma, independente de qualquer fator externo.

    É por tudo isso, que cada vez mais eu me convenço de que o preço dos jogos é ditado, principalmente, pelo comportamento dos compradores. Tudo se resume a quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelos jogos, e nesse sentido as editoras vão sondando o mercado. Algum tempo atrás nós falamos sobre a normalização de se cobrar R$ 400,00 pelos jogos. Hoje já estamos falando em normalizar o patamar de R$ 600,00 como preço médio, e alguns jogos já extrapolando os R$ 1.000,00, como ocorreu com o Gloomhaven (que na verdade custava R$ 900,00 no lançamento mas é quase lá), o Descent e mais recentemente o apoio De Luxe do Path of Destiny. Seguindo essa toada, provavelmente amanhã estaremos normalizando pagar R$ 800,00 em um jogo de tabuleiro simples, e só Deus sabe quanto custarão os jogos com mais conteúdo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Só para a informação não ficar sem a indicação da fonte, segue abaixo o link do artigo da InfoMoney:

    https://www.infomoney.com.br/mercados/dolar-encerra-2023-com-queda-de-808-e-registra-maior-baixa-anual-desde-2016/   

    2
  • EvFarias
    57 mensagens MD
    avatar
    EvFarias03/07/24 16:45
    EvFarias » 03/07/24 16:45

    iuribuscacio::
    trprado::Desculpe o que vou dizer agora, mas eles estão tentando definir o novo teto do valor de board games, dólar sobe alguns cents e eles triplicam o valor que o produto deveria custar. Ainda bem que esta tendo pouca ou nenhuma aderência. Para considerar o valor alto é possível ver que fizeram 11% do valor do FC com 9 loucos rasgando dinheiro, sendo 2 apoios de 3500. Isso que é luxo kkkkk

    EvFarias:: Rapaz, achei bem ousada a iniciativa da CapyCat Games de trazer esse jogo, pelo que vi é a primeira vez deles publicando/licenciando um jogo de tabuleiro, e pegou um bem grande e um preço beeem alto.


    Quanto ao jogo, achei ele bem legal, em termos de beleza é incrível, os cenários 3D, os personagens e os itens nos cenários, os tabuleiros dos jogadores, o cardholder que também é a base de apresentação do personagem é genial, a mecânica dele é interessante, achei bem diferente o sistema de tiro, mas não sei dizer se é boa sem testar. Infelizmente é fora do meu patamar de consumo, principalmete pelo fato de financiamento parcelar em poucas vezes, e muitas vezes com juros, e quem é liso que nem eu jogo grande só parcelado.


    Com certeza é um projeto que se eu tivesse condições eu financiaria, o valor é elevado, porem, olhando o atual mercado no Brasil, ele não achei abusivo, onde um O Senhor dos Anéis Jornadas na Terra Média que já foi abaixo de 400 reais, hoje ta acima de 700, lembro que quando eu comecei no hobby, a galapagos anuncionou o Fury of Dracula por 375, e eu achei caro pelos componentes e hoje se fosse relançado seria facil na casa dos 500.


    Infelizmente é a realidade de um país de moeda fraquissima (porque tudo é negociado em dolar, licença do jogo, fabricação, frete...) e que tem uma das maiores tributações do mundo, isso faz até jogos nacionais, serem mais caros aqui do que no exterior. A tendencia é só piorar.


    PS: Só para ilustrar o valor da caixa base dele é 105 euros


    Caros trprado e EvFarias

    Olha, tem um coisa que eu acho muito interessante nessa correlação entre o preço do dólar e os preços dos board games. Por algum fenômeno inexplicável, quando a cotação do dólar sobe, o preço dos jogos também sobe, o que é natural, mas miraculosamente, quando há uma queda do dólar, os preços dos jogos continuam subindo. Desse modo, é no mínimo curioso que a cotação do dólar seja fundamental apenas para aumentar o preço dos jogos, mas nunca para reduzir. 

    Segundo a revista InfoMoney em 2023 o dólar fechou 2023 com uma queda de 8%, em relação ao real, e isso nem se compara à queda de 17,5% de 2016. No entanto, nem de 2015 para 2016 e nem de 2022 para 2023, se registrou uma redução de preço dos jogos, o que seria de se esperar caso a cotação do dólar influenciasse tanto assim o preço dos jogos. Isso só me faz concluir que as editoras de jogos brasileiras são muito azaradas, porque elas só assinam os contratos de licenciamento quando a moeda americana estava em alta, mas quando ela está em baixa nenhum contrato é assinado.

    Assim, quando o dólar sobe o preço dos jogos têm de subir para acompanhar essa alta, mas quando o dólar cai, nessa hora, a cotação deixa de ser influente, e o aumento do preço dos jogos passa a ser devido a outros fatores. Quando não há nenhum, entra em cena a famosa "memória de preço", que impede que o preço dos jogos caia. Isso deixa claro, pelo menos no meu entendimento, que todos os fatores elencados pelas editoras para justificar a alta do preço dos jogos (incluindo a cotação do dólar), não passam de uma desculpa para aumentar o preço dos jogos, que aconteceria de qualquer forma, independente de qualquer fator externo.

    É por tudo isso, que cada vez mais eu me convenço de que o preço dos jogos é ditado, principalmente, pelo comportamento dos compradores. Tudo se resume a quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelos jogos, e nesse sentido as editoras vão sondando o mercado. Algum tempo atrás nós falamos sobre a normalização de se cobrar R$ 400,00 pelos jogos. Hoje já estamos falando em normalizar o patamar de R$ 600,00 como preço médio, e alguns jogos já extrapolando os R$ 1.000,00, como ocorreu com o Gloomhaven (que na verdade custava R$ 900,00 no lançamento mas é quase lá), o Descent e mais recentemente o apoio De Luxe do Path of Destiny. Seguindo essa toada, provavelmente amanhã estaremos normalizando pagar R$ 800,00 em um jogo de tabuleiro simples, e só Deus sabe quanto custarão os jogos com mais conteúdo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Só para a informação não ficar sem a indicação da fonte, segue abaixo o link do artigo da InfoMoney:

    https://www.infomoney.com.br/mercados/dolar-encerra-2023-com-queda-de-808-e-registra-maior-baixa-anual-desde-2016/   

    Caro @iuribuscacio
    Com certeza existem vários outros fatores para definir preço, afinal tem gente que paga R$1000 em camisa branca com uma estampa, mas, eu duvido que no caso dos boardgames, algum desses fatores seja mais impositivo que a relação econômica do país, não deve ser fácil licenciar um produto de valor final a  R$799, e que porque está encalhado, ocupando espaço de estoque, e vender a R$350 para liberar espaço para novos lançamentos (eu como consumidor, particularmente, gosto quando acontece, geralmente só compro quando está assim, mas é ingenuidade achar que isso é benéfico para o hobby...não tem almoço grátis), se você não pagou R$ 449 quando comprou esse produto, alguém vai em outro, esse valor com certeza, vai ser diluído em outros produtos para arcar com esse "desconto", normalmente naqueles produtos que são certeza de venda.

     

    Também, quando o dólar sobe a gente sempre vai sentir mais rápido o aumento do preço do que quando ele desce, a grande maioria das empresas aumentam o preço antes do efeito real, para poder ter margem quando ele chegar, mesmo para os produtos comprados antes, por exemplo, um mercado tem um estoque de leite que ele comprou por x, e por algum motivo na próxima semana o fornecedor vai precisar aumentar preço para 2x, a maioria dos mercados já aumentam o preço do leite do estoque atual, para manter a margem de lucro e poder absorver a diferença do preço.  Se eu encomendo um produto hoje, com o dólar em um valor, e a fábrica comprou a matéria prima nessa cotação, e no dia seguinte o dólar baixou de valor, esse acordo dificilmente vai ser renegociado e a empresa não subsidiar o valor para ficar de acordo com a nova cotação quando for vender o produto final.

     

    Também não adianta só dólar baixar e nossos queridos políticos aumentarem a tributação, "a mas não aumentou em nada em relação direta com jogo de tabuleiro", mas se aumentar em cima da gasolina e a empresa não tiver distribuição própria, for terceirizada, normalmente a terceirizada aumenta o custo de distribuição, que vai refletir no custo final do produto. 

     

    Isso fora a relação loja x editora, que em sua maioria trabalha com venda consignada, aí você tem os riscos de calote, como por exemplo, Saraiva (que era uma gigante) estava aí devendo uma fortuna para várias editoras, em um país com alto índice de inadimplência. 


    Viver em um país onde a moeda é fraca, de alta tributação, juros bancarios absurdos, poder de compra é baixíssimo, é assim mesmo, não é algo exclusivo dos board games, onde infelizmente um jogo chega a custar o valor de um salário mínimo, enquanto lá fora o mesmo não chega a 10% do salário mínimo do país. (olha o Paraguai, a moeda deles é tão fraca que eles negociam em dólar dentro do país, a tributação é baixa, e conseguem assim vender por preços melhores que aqui, mesmo a gente indo la pagar em dolar)


    1
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio03/07/24 17:31
    iuribuscacio » 03/07/24 17:31

    EvFarias::


    Caros trprado e EvFarias

    Olha, tem um coisa que eu acho muito interessante nessa correlação entre o preço do dólar e os preços dos board games. Por algum fenômeno inexplicável, quando a cotação do dólar sobe, o preço dos jogos também sobe, o que é natural, mas miraculosamente, quando há uma queda do dólar, os preços dos jogos continuam subindo. Desse modo, é no mínimo curioso que a cotação do dólar seja fundamental apenas para aumentar o preço dos jogos, mas nunca para reduzir. 

    Segundo a revista InfoMoney em 2023 o dólar fechou 2023 com uma queda de 8%, em relação ao real, e isso nem se compara à queda de 17,5% de 2016. No entanto, nem de 2015 para 2016 e nem de 2022 para 2023, se registrou uma redução de preço dos jogos, o que seria de se esperar caso a cotação do dólar influenciasse tanto assim o preço dos jogos. Isso só me faz concluir que as editoras de jogos brasileiras são muito azaradas, porque elas só assinam os contratos de licenciamento quando a moeda americana estava em alta, mas quando ela está em baixa nenhum contrato é assinado.

    Assim, quando o dólar sobe o preço dos jogos têm de subir para acompanhar essa alta, mas quando o dólar cai, nessa hora, a cotação deixa de ser influente, e o aumento do preço dos jogos passa a ser devido a outros fatores. Quando não há nenhum, entra em cena a famosa "memória de preço", que impede que o preço dos jogos caia. Isso deixa claro, pelo menos no meu entendimento, que todos os fatores elencados pelas editoras para justificar a alta do preço dos jogos (incluindo a cotação do dólar), não passam de uma desculpa para aumentar o preço dos jogos, que aconteceria de qualquer forma, independente de qualquer fator externo.

    É por tudo isso, que cada vez mais eu me convenço de que o preço dos jogos é ditado, principalmente, pelo comportamento dos compradores. Tudo se resume a quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelos jogos, e nesse sentido as editoras vão sondando o mercado. Algum tempo atrás nós falamos sobre a normalização de se cobrar R$ 400,00 pelos jogos. Hoje já estamos falando em normalizar o patamar de R$ 600,00 como preço médio, e alguns jogos já extrapolando os R$ 1.000,00, como ocorreu com o Gloomhaven (que na verdade custava R$ 900,00 no lançamento mas é quase lá), o Descent e mais recentemente o apoio De Luxe do Path of Destiny. Seguindo essa toada, provavelmente amanhã estaremos normalizando pagar R$ 800,00 em um jogo de tabuleiro simples, e só Deus sabe quanto custarão os jogos com mais conteúdo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Só para a informação não ficar sem a indicação da fonte, segue abaixo o link do artigo da InfoMoney:

    https://www.infomoney.com.br/mercados/dolar-encerra-2023-com-queda-de-808-e-registra-maior-baixa-anual-desde-2016/   

    Caro @iuribuscacio





    Com certeza existem vários outros fatores para definir preço, afinal tem gente que paga R$1000 em camisa branca com uma estampa, mas, eu duvido que no caso dos boardgames, algum desses fatores seja mais impositivo que a relação econômica do país, não deve ser fácil licenciar um produto de valor final a  R$799, e que porque está encalhado, ocupando espaço de estoque, e vender a R$350 para liberar espaço para novos lançamentos (eu como consumidor, particularmente, gosto quando acontece, geralmente só compro quando está assim, mas é ingenuidade achar que isso é benéfico para o hobby...não tem almoço grátis), se você não pagou R$ 449 quando comprou esse produto, alguém vai em outro, esse valor com certeza, vai ser diluído em outros produtos para arcar com esse "desconto", normalmente naqueles produtos que são certeza de venda.

     

    Também, quando o dólar sobe a gente sempre vai sentir mais rápido o aumento do preço do que quando ele desce, a grande maioria das empresas aumentam o preço antes do efeito real, para poder ter margem quando ele chegar, mesmo para os produtos comprados antes, por exemplo, um mercado tem um estoque de leite que ele comprou por x, e por algum motivo na próxima semana o fornecedor vai precisar aumentar preço para 2x, a maioria dos mercados já aumentam o preço do leite do estoque atual, para manter a margem de lucro e poder absorver a diferença do preço.  Se eu encomendo um produto hoje, com o dólar em um valor, e a fábrica comprou a matéria prima nessa cotação, e no dia seguinte o dólar baixou de valor, esse acordo dificilmente vai ser renegociado e a empresa não subsidiar o valor para ficar de acordo com a nova cotação quando for vender o produto final.

     

    Também não adianta só dólar baixar e nossos queridos políticos aumentarem a tributação, "a mas não aumentou em nada em relação direta com jogo de tabuleiro", mas se aumentar em cima da gasolina e a empresa não tiver distribuição própria, for terceirizada, normalmente a terceirizada aumenta o custo de distribuição, que vai refletir no custo final do produto. 

     

    Isso fora a relação loja x editora, que em sua maioria trabalha com venda consignada, aí você tem os riscos de calote, como por exemplo, Saraiva (que era uma gigante) estava aí devendo uma fortuna para várias editoras, em um país com alto índice de inadimplência. 


    Viver em um país onde a moeda é fraca, de alta tributação, juros bancarios absurdos, poder de compra é baixíssimo, é assim mesmo, não é algo exclusivo dos board games, onde infelizmente um jogo chega a custar o valor de um salário mínimo, enquanto lá fora o mesmo não chega a 10% do salário mínimo do país. (olha o Paraguai, a moeda deles é tão fraca que eles negociam em dólar dentro do país, a tributação é baixa, e conseguem assim vender por preços melhores que aqui, mesmo a gente indo la pagar em dolar)



    Caro EvFarias

    Eu concordo com o seu ponto de vista, mas o que eu quis dizer é que absolutamente tudo é motivo para aumentar os preços dos jogos. Quando não é o dólar é a alta tributação, que é uma realidade do nosso país, quando não é nenhum dos dois é o frete, e por aí vai.

    Mas nem sempre a culpa dos preços absurdos das coisas ė exclusivamente da alta carga tributária. Basta lembrar que quando o governo federal resolveu baixar a tributação da gasolina, para tentar reaquecer a economia no pós-pandemia, absolutamente nada dessa redução chegou aos consumidores, simplesmente porque os empresários do setor retiveram esse desconto, para aumentar a margem de lucro.

    O exemplo que você usou está certíssimo, ou seja, se eu fechei um contrato de licenciamento em dólar hoje, e no mês que vem o dólar tem uma queda acentuada, obviamente eu não vou conseguir renegociar o contrato. Porém, nos contratos fechados nesse mês seguinte com o dólar em queda, isso deveria refletir no preço dos jogos, do mesmo modo que a cotação em alta reflete, quando é para justificar o aumento dos preços. E é nesse sentido que eu digo que a alta do dólar só influencia o preço dos jogos quando é para aumentar, e nunca para baixar.

    Além disso, eu concordo totalmente que viver em um país, com moeda fraca, altíssima tributação e juros bancários escorchantes é realmente muito difícil. Mas a situação se torna ainda mais difícil, quando temos uma lógica de consumo baseada na exclusão. No Brasil, um país de 200 milhões de consumidores em potencial, se poderia produzir mais e para vender para mais pessoas a preços mais baixos, e ganhar mais no maior volume de vendas. É exatamente isso que a China faz. Infelizmente nós fazemos o contrário, ou seja, produzimos menos e vendemos mais caro para um número menor de pessoas, consequentemente lucrando menos. É exatamente essa lógica de consumo baseada na exclusão que eu vejo ser aplicada no caso dos board games.

    Só para recordar, quando o celular custava 5 mil dólares e a pessoa pagava inclusive pelas ligações que recebia, quase ninguém tinha celular.  Nessa época nem a classe média poderia sequer sonhar com o celular, justamente por esse produto se baseava na lógica de consumo da exclusão. Mas quando a lógica de consumo mudou, ou seja, começaram a ser produzidos mais celulares e o preço foi baixando, todos puderam comprar, inclusive as camadas mais pobres da população. Hoje chegamos ao ponto do celular literalmente ter substituído inclusive os telefones fixos nas residências. E com isso o lucro das empresas foi literalmente astronômico. Eu acho que as editoras de jogos deveriam realmente refletir a respeito desse exemplo, antes de definirem suas políticas de tiragem e de preços. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    3
  • Hugosan
    851 mensagens MD
    avatar
    Hugosan03/07/24 19:20
    Hugosan » 03/07/24 19:20

    Se com editoria conhecida já tá difícil confiar em financiamento coletivo, ainda mais uma editora que ainda não lançou jogo nenhum.

    2
  • Herbertph
    157 mensagens MD
    avatar
    Herbertph04/07/24 07:38
    Herbertph » 04/07/24 07:38

    Hugosan::Se com editoria conhecida já tá difícil confiar em financiamento coletivo, ainda mais uma editar que ainda não lançou jogo nenhum.

    Infelizmente... o intuito original foi corrompido ja que financiamentos coletivos foram originalmente criados justamente para tirar do papel ideias de pequenos/novos produtores e nao servir de pre venda para empresas gigantescas...

    6
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
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    iuribuscacio04/07/24 12:22
    iuribuscacio » 04/07/24 12:22

    Herbertph::
    Hugosan::Se com editoria conhecida já tá difícil confiar em financiamento coletivo, ainda mais uma editar que ainda não lançou jogo nenhum.

    Infelizmente... o intuito original foi corrompido ja que financiamentos coletivos foram originalmente criados justamente para tirar do papel ideias de pequenos/novos produtores e nao servir de pre venda para empresas gigantescas...

    Caro Herbertph

    Pois é, afinal de contas qual a empresa, independente de ser grande ou pequena, que não quer dinheiro emprestado para financiar a produção, e sem pagar juros?!?!

    Iuri Buscácio 

    5
  • CapyCatGames
    8 mensagens MD
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    CapyCatGames04/07/24 17:14
    CapyCatGames » 04/07/24 17:14

    NaruYugi::Depois de ver o "financiamento" com mais calma, fico com a mesma prgunta, porque esse valor não acho que seja por conta da IP.
    Sei que é caro trazer jogos de fora, mas pensei que o valor seria mais realista, gostaria de ouvir a empresa, para saber o que tem a dizer.

    Olá, pessoal! ?
    Somos a CapyCat Games, responsáveis pelo lançamento do Apex Legends: Board Game aqui no Brasil e de outros jogos da Glass Cannon Unplugged (como Dying Light e Don't Starve que estão com lançamento já previsto).
    Prezamos muito pela transparência e pela proximidade com a comunidade, essas 2 características direcionam muito nossas decisões, mas principalmente como jogadores de board games, queremos conversar com vocês sobre alguns detalhes que deixaram vocês apreensivos aqui nos comentários.
    ✅ Preço - Sabemos que o preço dos jogos pode ser alto por aqui. Jogos grandes com muitos componentes (que é o caso) acabam custando mais, por motivos:
         ? Câmbio - Pagamos aproximadamente R$6.00 para €1.00.
         ? Frete - Internacional e de longa distância, pois o produto é feito na mesma fábrica que a versão em inglês, garantindo a mesma qualidade, além de entregarmos nossa versão ao mesmo tempo que a versão internacional.
         Obs.: Lembrando que esse frete é aquele da fábrica gringa para o Brasil. O frete que o consumidor paga é apenas do ponto de distribuição (aqui no BR) até sua casa.
         ? Impostos de importação - Pagamos 60% de imposto sobre o "custo dos jogos + frete" (isso memso, os 60% são calculados em cima do custo do jogo E tbm em cima do valor do frete). 
         ? Impostos de Venda - Depois do cálculo anterior, em cima disso tem também aproximadamente 25% de impostos sobre o valor de venda.
    Isso tudo sem contar os custos de operação do produto na empresa, localização do produto e diversos outros, mas que não vem ao caso abrir aqui, claro.
    ? Seria algo como: Custo do produto x 6 (cambio) ➡️ + frete ➡️ + 60% do total (de todo anterior) ➡️ + custos e margem de lucro ➡️ + 25% do valor de venda ? isso tudo impacta no VALOR FINAL ?
    Pra termos como base: nossa versão padrão do jogo, que custa 120 euros lá fora, está sendo vendida por 1200 reais. Na pré-venda, oferecemos um desconto e uma Lenda exclusiva, a Loba, sem cobrar por esta, pois é a única oportunidade para adquirir (já que não vai ser vendida posteriormente).
    ??? Além disso, outros pontos importantes ???
    ✅ A Produção e a comunidade - Para tornar o jogo mais acessível, produzimos os jogos em português ao mesmo tempo que as versões internacionais, permitindo um lançamento global e integrando os jogadores brasileiros à comunidade internacional.
    ✅ O Produto - O jogo está incrível, recheado de componentes e mecânicas super interessantes. O protótipo está pesando 8kg de maravilhosos componentes que garantem muita rejogabilidade. A empresa gringa que trouxe as soluções para o jogo é conhecida também por Frostpunk e garante qualidade nos materiais e mecânicas.
    ✅ Compromisso - Somos apaixonados por board games e queremos ver a comunidade cada vez mais feliz.
    Queríamos trazer jogos a preço de banana? Claro que sim, mas estes produtos envolvem muitos custos, mesmo assim estamos sempre buscando soluções viáveis para baixar o valor final.
    ✅ Entrega - A entrega é garantida. A produção vai acontecer na fábrica na gringa, junto com a versão em inglês e outros idiomas, por isso nossa pré-venda tem previsão de entrega de apenas 6 meses.
    No Brasil, já fechamos contrato com uma empresa especializada, para garantir a celeridade na entrega até suas casas também.
    ? O que podemos fazer?
    ? Board Game é um hobby maravilhoso, e não é á toa que escolhemos investir nossas carreiras nisso. ?
    Entendemos vocês e sentimos as suas dores. Exatamente por isso estamos tentando mudar esse cenário no Brasil não só com a alta qualidade dos jogos mas também com o melhor acesso. Estamos nos esforçando para fazer o Projeto de Lei dos jogos de tabuleiro (PL 1668/2022) passar logo. Se isso acontecer, o imposto pode diminuir de 60% para 30%, tornando muito mais acessível.
    Por fim:
    ? Queremos ouvir a comunidade e aumentar as possibilidades de jogo, temos algumas ações diferentes planejadas para darmos suporte contínuo e melhorar a experiência de vocês com esse produto. Apex Legends: Board Game é um grande jogo, e estamos dedicados a oferecer o melhor para vocês.
    Agradecemos a atenção!

    2
  • CapyCatGames
    8 mensagens MD
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    CapyCatGames04/07/24 17:16
    CapyCatGames » 04/07/24 17:16

    Olá, pessoal! ?

    Somos a CapyCat Games, responsáveis pelo lançamento do Apex Legends: Board Game aqui no Brasil e de outros jogos da Glass Cannon Unplugged (como Dying Light e Don't Starve que estão com lançamento já previsto).

    Prezamos muito pela transparência e pela proximidade com a comunidade, essas 2 características direcionam muito nossas decisões, mas principalmente como jogadores de board games, queremos conversar com vocês sobre alguns detalhes que deixaram vocês apreensivos aqui nos comentários.
    ✅ Preço - Sabemos que o preço dos jogos pode ser alto por aqui. Jogos grandes com muitos componentes (que é o caso) acabam custando mais, por motivos:

         ? Câmbio - Pagamos aproximadamente R$6.00 para €1.00.

         ? Frete - Internacional e de longa distância, pois o produto é feito na mesma fábrica que a versão em inglês, garantindo a mesma qualidade, além de entregarmos nossa versão ao mesmo tempo que a versão internacional.

         Obs.: Lembrando que esse frete é aquele da fábrica gringa para o Brasil. O frete que o consumidor paga é apenas do ponto de distribuição (aqui no BR) até sua casa.

         ? Impostos de importação - Pagamos 60% de imposto sobre o "custo dos jogos + frete" (isso memso, os 60% são calculados em cima do custo do jogo E tbm em cima do valor do frete). 

         ? Impostos de Venda - Depois do cálculo anterior, em cima disso tem também aproximadamente 25% de impostos sobre o valor de venda.


    Isso tudo sem contar os custos de operação do produto na empresa, localização do produto e diversos outros, mas que não vem ao caso abrir aqui, claro.

    ? Seria algo como: Custo do produto x 6 (cambio) ➡️ + frete ➡️ + 60% do total (de todo anterior) ➡️ + custos e margem de lucro ➡️ + 25% do valor de venda ? isso tudo impacta no VALOR FINAL ?

    Pra termos como base: nossa versão padrão do jogo, que custa 120 euros lá fora, está sendo vendida por 1200 reais. Na pré-venda, oferecemos um desconto e uma Lenda exclusiva, a Loba, sem cobrar por esta, pois é a única oportunidade para adquirir (já que não vai ser vendida posteriormente).



    ??? Além disso, outros pontos importantes ???



    ✅ A Produção e a comunidade - Para tornar o jogo mais acessível, produzimos os jogos em português ao mesmo tempo que as versões internacionais, permitindo um lançamento global e integrando os jogadores brasileiros à comunidade internacional.

    ✅ O Produto - O jogo está incrível, recheado de componentes e mecânicas super interessantes. O protótipo está pesando 8kg de maravilhosos componentes que garantem muita rejogabilidade. A empresa gringa que trouxe as soluções para o jogo é conhecida também por Frostpunk e garante qualidade nos materiais e mecânicas.

    ✅ Compromisso - Somos apaixonados por board games e queremos ver a comunidade cada vez mais feliz.

    Queríamos trazer jogos a preço de banana? Claro que sim, mas estes produtos envolvem muitos custos, mesmo assim estamos sempre buscando soluções viáveis para baixar o valor final.

    ✅ Entrega - A entrega é garantida. A produção vai acontecer na fábrica na gringa, junto com a versão em inglês e outros idiomas, por isso nossa pré-venda tem previsão de entrega de apenas 6 meses.

    No Brasil, já fechamos contrato com uma empresa especializada, para garantir a celeridade na entrega até suas casas também.

    ? O que podemos fazer?

    ? Board Game é um hobby maravilhoso, e não é á toa que escolhemos investir nossas carreiras nisso. ?

    Entendemos vocês e sentimos as suas dores. Exatamente por isso estamos tentando mudar esse cenário no Brasil não só com a alta qualidade dos jogos mas também com o melhor acesso. Estamos nos esforçando para fazer o Projeto de Lei dos jogos de tabuleiro (PL 1668/2022) passar logo. Se isso acontecer, o imposto pode diminuir de 60% para 30%, tornando muito mais acessível.

    Por fim:

    ? Queremos ouvir a comunidade e aumentar as possibilidades de jogo, temos algumas ações diferentes planejadas para darmos suporte contínuo e melhorar a experiência de vocês com esse produto. Apex Legends: Board Game é um grande jogo, e estamos dedicados a oferecer o melhor para vocês.

    Agradecemos a atenção!

    2
  • LrzPlays
    786 mensagens MD
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    LrzPlays04/07/24 17:28
    LrzPlays » 04/07/24 17:28

    CapyCatGames::
    NaruYugi::Depois de ver o "financiamento" com mais calma, fico com a mesma prgunta, porque esse valor não acho que seja por conta da IP.
    Sei que é caro trazer jogos de fora, mas pensei que o valor seria mais realista, gostaria de ouvir a empresa, para saber o que tem a dizer.

    Olá, pessoal! ?
    Somos a CapyCat Games, responsáveis pelo lançamento do Apex Legends: Board Game aqui no Brasil e de outros jogos da Glass Cannon Unplugged (como Dying Light e Don't Starve que estão com lançamento já previsto).
    Prezamos muito pela transparência e pela proximidade com a comunidade, essas 2 características direcionam muito nossas decisões, mas principalmente como jogadores de board games, queremos conversar com vocês sobre alguns detalhes que deixaram vocês apreensivos aqui nos comentários.
    ✅ Preço - Sabemos que o preço dos jogos pode ser alto por aqui. Jogos grandes com muitos componentes (que é o caso) acabam custando mais, por motivos:
         ? Câmbio - Pagamos aproximadamente R$6.00 para €1.00.
         ? Frete - Internacional e de longa distância, pois o produto é feito na mesma fábrica que a versão em inglês, garantindo a mesma qualidade, além de entregarmos nossa versão ao mesmo tempo que a versão internacional.
         Obs.: Lembrando que esse frete é aquele da fábrica gringa para o Brasil. O frete que o consumidor paga é apenas do ponto de distribuição (aqui no BR) até sua casa.
         ? Impostos de importação - Pagamos 60% de imposto sobre o "custo dos jogos + frete" (isso memso, os 60% são calculados em cima do custo do jogo E tbm em cima do valor do frete). 
         ? Impostos de Venda - Depois do cálculo anterior, em cima disso tem também aproximadamente 25% de impostos sobre o valor de venda.
    Isso tudo sem contar os custos de operação do produto na empresa, localização do produto e diversos outros, mas que não vem ao caso abrir aqui, claro.
    ? Seria algo como: Custo do produto x 6 (cambio) ➡️ + frete ➡️ + 60% do total (de todo anterior) ➡️ + custos e margem de lucro ➡️ + 25% do valor de venda ? isso tudo impacta no VALOR FINAL ?
    Pra termos como base: nossa versão padrão do jogo, que custa 120 euros lá fora, está sendo vendida por 1200 reais. Na pré-venda, oferecemos um desconto e uma Lenda exclusiva, a Loba, sem cobrar por esta, pois é a única oportunidade para adquirir (já que não vai ser vendida posteriormente).
    ??? Além disso, outros pontos importantes ???
    ✅ A Produção e a comunidade - Para tornar o jogo mais acessível, produzimos os jogos em português ao mesmo tempo que as versões internacionais, permitindo um lançamento global e integrando os jogadores brasileiros à comunidade internacional.
    ✅ O Produto - O jogo está incrível, recheado de componentes e mecânicas super interessantes. O protótipo está pesando 8kg de maravilhosos componentes que garantem muita rejogabilidade. A empresa gringa que trouxe as soluções para o jogo é conhecida também por Frostpunk e garante qualidade nos materiais e mecânicas.
    ✅ Compromisso - Somos apaixonados por board games e queremos ver a comunidade cada vez mais feliz.
    Queríamos trazer jogos a preço de banana? Claro que sim, mas estes produtos envolvem muitos custos, mesmo assim estamos sempre buscando soluções viáveis para baixar o valor final.
    ✅ Entrega - A entrega é garantida. A produção vai acontecer na fábrica na gringa, junto com a versão em inglês e outros idiomas, por isso nossa pré-venda tem previsão de entrega de apenas 6 meses.
    No Brasil, já fechamos contrato com uma empresa especializada, para garantir a celeridade na entrega até suas casas também.
    ? O que podemos fazer?
    ? Board Game é um hobby maravilhoso, e não é á toa que escolhemos investir nossas carreiras nisso. ?
    Entendemos vocês e sentimos as suas dores. Exatamente por isso estamos tentando mudar esse cenário no Brasil não só com a alta qualidade dos jogos mas também com o melhor acesso. Estamos nos esforçando para fazer o Projeto de Lei dos jogos de tabuleiro (PL 1668/2022) passar logo. Se isso acontecer, o imposto pode diminuir de 60% para 30%, tornando muito mais acessível.
    Por fim:
    ? Queremos ouvir a comunidade e aumentar as possibilidades de jogo, temos algumas ações diferentes planejadas para darmos suporte contínuo e melhorar a experiência de vocês com esse produto. Apex Legends: Board Game é um grande jogo, e estamos dedicados a oferecer o melhor para vocês.
    Agradecemos a atenção!

    Acho muito legal vocês virem aqui conversar com a comunidade. Eu acho que a maioria aqui sabe de todos os custos associados à produção e importação de um produto desse tamanho, com essa quantidade de partes, entretanto, não podemos deixar de notar que, para a realidade da maioria das pessoas, o valor associado ao jogo não é atrativo. Desculpa dizer assim diretamente, mas é que eu, que sou jogador de Apex Legends digital, que "em tese" faria parte do público alvo mais certeiro desse jogo, estou achando fora da MINHA realidade.

    Talvez (como eu falei no meu outro post) o jogo apenas não seja para a minha realidade como colecionador de Board Games no Brasil. Eu provavelmente não faça parte das pessoas que podem desembolsar essa quantidade de dinheiro de uma vez em um jogo sem nem ter visto gameplay ou review. E tá tudo bem, eu não ter uma condição financeira que comporte um jogo desse tamanho não é um problema, é um fato. Então mesmo com as justificativas do motivo do valor ser alto, ele continua alto, você me entende?

    Porém de novo, obrigado por vir aqui. E de novo, desejo sucesso na campanha (:

    Lorenzo.

    4
  • CapyCatGames
    8 mensagens MD
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    CapyCatGames04/07/24 17:35
    CapyCatGames » 04/07/24 17:35

    LrzPlays::
    CapyCatGames::
    NaruYugi::Depois de ver o "financiamento" com mais calma, fico com a mesma prgunta, porque esse valor não acho que seja por conta da IP.
    Sei que é caro trazer jogos de fora, mas pensei que o valor seria mais realista, gostaria de ouvir a empresa, para saber o que tem a dizer.

    Olá, pessoal! ?
    Somos a CapyCat Games, responsáveis pelo lançamento do Apex Legends: Board Game aqui no Brasil e de outros jogos da Glass Cannon Unplugged (como Dying Light e Don't Starve que estão com lançamento já previsto).
    Prezamos muito pela transparência e pela proximidade com a comunidade, essas 2 características direcionam muito nossas decisões, mas principalmente como jogadores de board games, queremos conversar com vocês sobre alguns detalhes que deixaram vocês apreensivos aqui nos comentários.
    ✅ Preço - Sabemos que o preço dos jogos pode ser alto por aqui. Jogos grandes com muitos componentes (que é o caso) acabam custando mais, por motivos:
         ? Câmbio - Pagamos aproximadamente R$6.00 para €1.00.
         ? Frete - Internacional e de longa distância, pois o produto é feito na mesma fábrica que a versão em inglês, garantindo a mesma qualidade, além de entregarmos nossa versão ao mesmo tempo que a versão internacional.
         Obs.: Lembrando que esse frete é aquele da fábrica gringa para o Brasil. O frete que o consumidor paga é apenas do ponto de distribuição (aqui no BR) até sua casa.
         ? Impostos de importação - Pagamos 60% de imposto sobre o "custo dos jogos + frete" (isso memso, os 60% são calculados em cima do custo do jogo E tbm em cima do valor do frete). 
         ? Impostos de Venda - Depois do cálculo anterior, em cima disso tem também aproximadamente 25% de impostos sobre o valor de venda.
    Isso tudo sem contar os custos de operação do produto na empresa, localização do produto e diversos outros, mas que não vem ao caso abrir aqui, claro.
    ? Seria algo como: Custo do produto x 6 (cambio) ➡️ + frete ➡️ + 60% do total (de todo anterior) ➡️ + custos e margem de lucro ➡️ + 25% do valor de venda ? isso tudo impacta no VALOR FINAL ?
    Pra termos como base: nossa versão padrão do jogo, que custa 120 euros lá fora, está sendo vendida por 1200 reais. Na pré-venda, oferecemos um desconto e uma Lenda exclusiva, a Loba, sem cobrar por esta, pois é a única oportunidade para adquirir (já que não vai ser vendida posteriormente).
    ??? Além disso, outros pontos importantes ???
    ✅ A Produção e a comunidade - Para tornar o jogo mais acessível, produzimos os jogos em português ao mesmo tempo que as versões internacionais, permitindo um lançamento global e integrando os jogadores brasileiros à comunidade internacional.
    ✅ O Produto - O jogo está incrível, recheado de componentes e mecânicas super interessantes. O protótipo está pesando 8kg de maravilhosos componentes que garantem muita rejogabilidade. A empresa gringa que trouxe as soluções para o jogo é conhecida também por Frostpunk e garante qualidade nos materiais e mecânicas.
    ✅ Compromisso - Somos apaixonados por board games e queremos ver a comunidade cada vez mais feliz.
    Queríamos trazer jogos a preço de banana? Claro que sim, mas estes produtos envolvem muitos custos, mesmo assim estamos sempre buscando soluções viáveis para baixar o valor final.
    ✅ Entrega - A entrega é garantida. A produção vai acontecer na fábrica na gringa, junto com a versão em inglês e outros idiomas, por isso nossa pré-venda tem previsão de entrega de apenas 6 meses.
    No Brasil, já fechamos contrato com uma empresa especializada, para garantir a celeridade na entrega até suas casas também.
    ? O que podemos fazer?
    ? Board Game é um hobby maravilhoso, e não é á toa que escolhemos investir nossas carreiras nisso. ?
    Entendemos vocês e sentimos as suas dores. Exatamente por isso estamos tentando mudar esse cenário no Brasil não só com a alta qualidade dos jogos mas também com o melhor acesso. Estamos nos esforçando para fazer o Projeto de Lei dos jogos de tabuleiro (PL 1668/2022) passar logo. Se isso acontecer, o imposto pode diminuir de 60% para 30%, tornando muito mais acessível.
    Por fim:
    ? Queremos ouvir a comunidade e aumentar as possibilidades de jogo, temos algumas ações diferentes planejadas para darmos suporte contínuo e melhorar a experiência de vocês com esse produto. Apex Legends: Board Game é um grande jogo, e estamos dedicados a oferecer o melhor para vocês.
    Agradecemos a atenção!

    Acho muito legal vocês virem aqui conversar com a comunidade. Eu acho que a maioria aqui sabe de todos os custos associados à produção e importação de um produto desse tamanho, com essa quantidade de partes, entretanto, não podemos deixar de notar que, para a realidade da maioria das pessoas, o valor associado ao jogo não é atrativo. Desculpa dizer assim diretamente, mas é que eu, que sou jogador de Apex Legends digital, que "em tese" faria parte do público alvo mais certeiro desse jogo, estou achando fora da MINHA realidade.

    Talvez (como eu falei no meu outro post) o jogo apenas não seja para a minha realidade como colecionador de Board Games no Brasil. Eu provavelmente não faça parte das pessoas que podem desembolsar essa quantidade de dinheiro de uma vez em um jogo sem nem ter visto gameplay ou review. E tá tudo bem, eu não ter uma condição financeira que comporte um jogo desse tamanho não é um problema, é um fato. Então mesmo com as justificativas do motivo do valor ser alto, ele continua alto, você me entende?

    Porém de novo, obrigado por vir aqui. E de novo, desejo sucesso na campanha (:

    Lorenzo.

    Fala Lorenzo, beleza? Entendemos o seu ponto e obrigado pela abertura de diálogo. Caso queira ver gameplay do jogo, subimos ontem um vídeo no youtube. Os reviews com influenciadores estão sendo planejados em breve!

    Convido você a assistir a partida que transmitimos ontem!

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