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  3. Rising Sun
  4. Só eu que não acho esse jogo bom?

Só eu que não acho esse jogo bom?

Rising Sun
  • pablogbo
    753 mensagens MD
    avatar
    pablogbo02/07/24 11:22
    pablogbo » 02/07/24 11:22

    Pes Soberbos::
    pablogbo::
    Vc não está sozinho, por óbvio.


    Mas isso é chover no molhado.
    Existe algum jogo que não agrada a alguém?

    Pois é. A própria ficha do jogo responde o tópico...

    0
  • VitorMX
    2277 mensagens MD
    avatar
    VitorMX02/07/24 14:44
    VitorMX » 02/07/24 14:44

    kitosmio::
    SenhorEscavadeira::Joguinho bem mequetrefe pra mim. Tinha gostado da ideia do leilão pelas fases do combate, mas na prática não funciona bem. 

    Acho todos jogos do Lang meia boca, e todos são bem parecidos. Esse truque de ganhar matando seus próprios soldados ele coloca em todos jogos. 

    Lá fora é um jogo bem esquecido, no Brasil por algum motivo ganhou status cult, talvez pela escassez de cópias. Lá fora pessoal gosta muito mais do Blood Rage (que também é meia boca pra mim).

    Sou fan de  El Grande e Root tb

    Pois é mano tem pessoas aqui no ludopedia vendendo a 2 mil reais com esse valor deve ser possível comprar todas expansões de root kkkk

    Mas ai é com itens exclusivos de KS, né? Oferta e procura justificam. São itens bem raros

    0
  • VitorMX
    2277 mensagens MD
    avatar
    VitorMX02/07/24 14:45
    VitorMX » 02/07/24 14:45

    FCL84::
    kitosmio::...Então, você tem que apostar mais alto que ele no SEPPUKU, mas por não saber quanto dinheiro ele tem, pode acabar gastando demais e perdendo outras batalhas importantes....

    Só joguei 2x o jogo, achei legal, nota 6.5, mas não sou muito da vibe de controle de área + miniatura, mas acho que a ordem seria:

    Rising Sun > Kemet > Inis >>>>>>>>>>>>>>>> Blood Rage (que eu acho horrível)

    Ankh e Chaos eu nunca joguei...

    Voltando ao RS, me parece que vc jogou com a regra errada... Até onde eu sei, antes de cada batalha, os jogadores envolvidos precisam declarar quantas moedas tem disponíveis para o combate... Isso muda completamente a situação que vc descreveu... 

    Kemet não deveria entrar nessa lista. O foco do kemet é quase todo em combate. O controle de área dele é insignificante

    1
  • VitorMX
    2277 mensagens MD
    avatar
    VitorMX02/07/24 14:49
    VitorMX » 02/07/24 14:49

    Rising Sun é um dos controles de áreas que mais gosto, ficando para trás somente de Dominant Species e Lords of Hellas. Talvez "empatado" no meu gosto pessoal com Eclipse e Scythe.
    Curioso que o El Grande, que faz bem mais sucesso aqui, não me atrai tanto. Acho "legalzinho". Uso ele para introduzir novos jogadores no hobby quando quero um controle de área simples.
    Mas concordo com o colega que disse que para o Rising Sun brilhar tem que ter a mesa certa. São muitas mecânicas que não são todos que gostam.

    3
  • FCL84
    447 mensagens MD
    avatar
    FCL8402/07/24 16:23
    FCL84 » 02/07/24 16:23

    VitorMX::
    FCL84::
    kitosmio::...Então, você tem que apostar mais alto que ele no SEPPUKU, mas por não saber quanto dinheiro ele tem, pode acabar gastando demais e perdendo outras batalhas importantes....

    Só joguei 2x o jogo, achei legal, nota 6.5, mas não sou muito da vibe de controle de área + miniatura, mas acho que a ordem seria:

    Rising Sun > Kemet > Inis >>>>>>>>>>>>>>>> Blood Rage (que eu acho horrível)

    Ankh e Chaos eu nunca joguei...

    Voltando ao RS, me parece que vc jogou com a regra errada... Até onde eu sei, antes de cada batalha, os jogadores envolvidos precisam declarar quantas moedas tem disponíveis para o combate... Isso muda completamente a situação que vc descreveu... 

    Kemet não deveria entrar nessa lista. O foco do kemet é quase todo em combate. O controle de área dele é insignificante

    Eu não tenho tantas partidas de nenhum dos dois, como disse, não é muito minha praia, mas realmente acho q experiência muito parecida entre eles... Claro que tem diferenças entre os jogos, mas diria q são o mesmo nicho...
    Pessoal falou de El Grande, esse acho uma experiência diferente desses: é um jogo mais seco, direto, streamlined, elegante, clássico euro marrom da escola alemã... 

    0
  • viniciusjf
    2713 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf02/07/24 16:32
    viniciusjf » 02/07/24 16:32

    Chaos é um jogo muito, muito bom mesmo, especialmente com a expansão, mas a meu ver, sofre dos mesmos problemas de quase todos os grandes jogos da FFG dessa época (Rune Wars, Civilization, Starcraft...): envelheceu mal. O grande problema do Chaos pra mim é o efeito muito drástico de alguns eventos sobre o jogo, que muitas vezes bloqueiam completamente os meios de evolução de algumas facções, e por isso são muito frustrantes. O outro problema é que algumas facções são nitidamente melhores que as outras. 
    Se fosse um jogo barato e fácil de achar, eu o teria na coleção mesmo com esses problemas, porque tem muitas qualidades e é um jogo belíssimo, mas infelizmente é muito raro hoje, especialmente com a expansão.
    Falei isso tudo porque dos jogos do Lang que eu conheço, é o que eu achava melhorzinho (acho que meu avatar deixa isso muito evidente). 

    1
  • R DKS
    148 mensagens MD
    avatar
    R DKS02/07/24 22:37
    R DKS » 02/07/24 22:37

    Ruim eu não acho, mas acho um tanto superestimado / overrated.

    1
  • MotokeiroPirata
    368 mensagens MD
    avatar
    MotokeiroPirata02/07/24 23:31
    MotokeiroPirata » 02/07/24 23:31

    Esse jogo é conflito direto, enganação, extorsão, traição, muita marcação, dedo no olho e gritaria. É pedir favor e não devolver, é atrapalhar quem te ajudou, é blefar muito! 

    Não é pros fracos mesmo.
    Justamente os que reclamam são os que não gostam de conflito direto.

    7
  • AlanVictor
    137 mensagens MD
    avatar
    AlanVictor06/07/24 15:00
    AlanVictor » 06/07/24 15:00

    kitosmio::Eu aprecio temas orientais e jogos com dinâmicas de dominação de território, intrigas e estratégia. No entanto, a mecânica de aliança em jogos para quatro jogadores não fez sentido para mim, pois perde seu propósito principal, que é barganhar para obter as vantagens de uma aliança (principalmente pontuar). Isso se perde num jogo de quatro jogadores, porque todos podem ter uma aliança. Embora o jogo seja interessante e visualmente bonito, ele não supera 'El Grande' quando se trata de disputas territoriais. Diferente de 'Root', a assimetria de 'Rising Sun' me incomodou, pois achei desbalanceado.

    O dinheiro acumulado durante a rodada não é levado para a próxima. Para mim, isso é um erro, porque se usa muito dinheiro para comprar cartas e apostar na batalha, As ações da batalha, principalmente o "SEPPUKU", me incomodam porque, se alguém vê que vai perder, se mata e ganha pontos de vitória por tropa morta. Então, você tem que apostar mais alto que ele no SEPPUKU, mas por não saber quanto dinheiro ele tem, pode acabar gastando demais e perdendo outras batalhas importantes. Além disso, existem cartas que exigem que você mate tropas, mas como se mata algo que já se matou? kkkk

    Acho que este jogo colocou muitas mecânicas. Poderia tirar as ações da batalha e o leilão. Onde venceria aquele com  maior número de tropas, mas isso não é possível, pois investiram demais em miniaturas. Se não me engano, cada classe tem 5 ou 7 miniaturas da sua cor. Em 'El Grande', há 35 tropas, mas são apenas quadrados.  As únicas tropas  que deveriam ser miniaturas são as cinzas, pois tem um poder especial, e o dinheiro do jogo só serviria para comprar cartas de habilidade que te dão poder e ou as cartas miniaturas cinzas aparecem. Onde já é necessário pagar seu custo para possui-las  

    Essas mudanças teriam que alterar as mecânicas de certas classes e também reduzir algumas mecânicas. Apesar de bonitas, acredito que as miniaturas encarecem o jogo, e você precisa dessas habilidades na batalha e e leilão na batalha, já que há poucas miniaturas.

    Lista de mecânicas de 'Rising Sun':
    - Batalha
    - Leilão oculto na batalha
    - Domínio de território
    - Assimetria de clãs
    - Mecânica de preferência de ação de acordo com a "honra" do jogador
    - Aliança (Negociação) e traição
    - Recrutamento de tropas
    - Movimento de tropas
    - Alocação de trabalhadores/tropas (Adoração de altar) para ganhar bônus se for o mais honrado
    - Cartas que dão tropas especiais ou habilidades

    São 11 mecânicas que posso listar de cabeça. Para mim, "menos é mais" e, por isso, em termos de domínio de território assimétrico, prefiro 'Root'. Se fosse definir este jogo no mundo da tecnologia, Rising Sun possui um ótimo designer um péssimo programador.

    Onde a ordem do gênero (domínio de território) até momento fica assim
    - Go e El Grande;
    - Root;
    - Rising Sun;

    Você tem todo o direito de estar errado.

    1
  • jvjv27
    4 mensagens MD
    avatar
    jvjv2706/09/24 16:56
    jvjv27 » 06/09/24 16:56

    Perdão, porém me parece que alguns nem leram o que foi postado e decidiram responder.
    Jogar corretamente e não gostar, tudo bem. Porém, certos erros levam de fato o jogo a ficar com uma imagem injustificada.
    Sei que quem postou nem lê mais, porém, lá vai:

    Em uma das reclamações é dito que “[…] mas por não saber quanto dinheiro ele tem, pode acabar gastando demais e perdendo outras batalhas importantes[…]

    A quantidade ronins e dinheiro de cada jogar é informação aberta, para todos os jogadores. Sempre se sabe quanto cada um tem.

    “ Além disso, existem cartas que exigem que você mate tropas, mas como se mata algo que já se matou? kkkk”

    Se você matou a tropa, mesmo que sua via seppuku, contam-se como mortas. Ou talvez você se refira a algum efeito que não me vem à mente no momento?

    “[…]O dinheiro acumulado durante a rodada não é levado para a próxima[…]”

    Isso é justamente para não somente manter-se a pressão, quanto aumentar o valor da ação capturar pata clans de menor renda. É mais uma forma de equilibrar o jogo, dentre tantas.
    Alem disso, se for sua ultima batalha, mas não a ultima do oponente — vantagem pra você e talvez até mesmo pra ele. Afinal de contas, se voce gasta tudo e ganha a batalha, tem que pagá-lo; dinheiro pra ele usar na última dele.
    Vocês jogaram com a moeda sendo entregue no começo de cada estação por figura capturada devolvida, correto?

    “[…] porque se usa muito dinheiro para comprar cartas e apostar na batalha[…]”

    O vencedor da batalha repassa aquilo que perdeu aos derrotados como compensação pelo massacre.
    Assim, voce pode blefar, gastar nada ou muito pouco e receber pagamento ainda por cima.
    Às vezes, é preciso perder para ganhar.

    Agora, o seguinte é no mínimo um pouco pretensioso pra mim:
    “ […]Para mim, [não levar os recursos entre estações] é um erro,[…]”

    “Erro?” Quantas vezes você jogou esse jogo? Quão bem você o entende pra chamar uma mecânica importante de “erro?” Quantas vezes jogou corretamente pra dizer isso com tanta confiança?
    Jamais diria que alguém precisa de se quer jogar 3 vezes um jogo pra dizer que o detesta, porém que o JOGO está errado?
    Cara. Esse jogo saiu a 6 anos e tem milhares de fãs.
    Erros e incongruências têm aos montes como qualquer jogo, mas poxa, né. (A CMON, por exemplo desse tamanho e não parece ter consultoria cultural além do Dr Wikipédia e as vezes nem quem cheque a consistência terminológico dos jogos).
    Nota: ronins também não passam de uma estação a outra. Jogaram com isso em mente? 

    Humildemente creio que vocês erraram mais regras do que você acredita. Regras que afetaram sua visão do jogo.



    Ao comparar Rising Sun com El Grande, eu entendo melhor os problemas.
    RS é, primeiramente, um jogo sobre “lendas.” Detesto que os pontos de vitória faltam nome próprio por isso. Abstrai-se demais do que está acontecendo na “historia” do jogo.
    O objetivo do jogo é se tornar, dentro de 1 ano, o clã mais memorável desse Japão fictício.
    Não é matar mais.
    Conquistar mais territórios.
    Ter mais força, mais monstros, mais habilidades.

    Fica nítido, pra mim, com uma única ação durante a guerra: Poetas Imperiais.
    Quem controla os bardos, poetas, poetisas, canções populares, quem escreve a historia é aquele que aqui faz pontos.

    É uma forma do jogo de te dizer “quem ganha no final da história é aquele que a escreve.”


    Se o adversário quer, claramente muito seppuku, blefe.
    Foque você em poetas.
    Faça-o gastar lá e também em poetas se não quiser que você leve metade do trabalho dele.
    Se você ganha poetas, ganha a batalha dado à auto subtração do adversário:
    1 - Você mantém tropas no mapa.
    2 - Ganha o tile de guerra.
    3 - Ganha os mesmos pontos que seu inimigo ganhou, porém sem a honra.

    (Só pra ter certeza: quando jogaram, quem ganha seppuku tem ou que matar todas suas tropas ou nenhuma, correto? Além disso, vocês verificaram que daimyos podem morrer também, sim? Vi alguém dizendo que jogou por anos acreditando que eles nunca morriam, nem mesmo durante seppuku bem sucedido.)




    No final das contas, tá tudo bem. Realmente respeito sua opinião. Não precisa gostar ou achar esse jogo bom. Use regras caseiras. Ou não. Passa pra frente e compre algo que lhe faça feliz.
    Escrevi isso tudo por você parecer equivocado sobre algumas regras e talvez deveria dar uma última chance ao jogo 
    Se não, ao menos tente pensar mais em “por que isso tá aqui” ao invés de chamar de erro logo em seguida.
    Li incontáveis relatos no BGG das pessoas aos poucos desdobrando o jogo. Achando X e Y quebrados e depois, na verdade X e Y são péssimos. W e V que são OP. Daí, depois T e P é que eram, etc.







    Respondendo a pergunta do seu título: Não. Você não é o único que acha esse jogo ruim. Muitos, muitos mesmo concordam contigo.
    E tá tudo absolutamente bem.


    Boa sorte!


    PS: Tenho somente duas partidas do jogo, lol. É legal até agora.
    PPS: Perdão a formatação das citações. Tou no cel.

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