souojota::Eu joguei Betrayal at the house on the hill e me apaixonei pela mecânica do jogo e tô procurando jogos em português que sejam parecidos. Encontrei Masions of Madness, mas vi que o jogo depende do aplicativo e eu não gosto muito da ideia de jogos que precisam de aplicativo ou de internet para poder ser jogável. No geral, por achar que você perde um pouco da mobilidade do jogo e também por achar meio que um investimento muito cara para algo que pode ser descontinuado caso a editora simplesmente remova o aplicativo ou não o atualize para outras versões dos sistemas operacionais dos devices. Ai, fico me questionando se vale a pena fazer esse tipo de investimento. Por isso queria saber se dá para jogar o jogo sem depender de aplicativo/internet.
Caro
souojota
Esses jogos no estilo que você gosta tinham um problema crônico, que era a preparação inicial. Se você errasse um token, poderia acabar estragando toda a partida. Por isso, surgiu a ideia de criar um aplicativo, não apenas para resolver isso, mas para aumentar a imersão, incluindo trilha sonora, narrativas mais complexas e coisa e tal. Portanto, o aplicativo deveria ser apenas um recurso a mais, para facilitar e enriquecer a jogatina. Ocorre que alguns jogos erraram na mão e o aplicativo acabou assumindo um papel muito mais relevante do que deveria. Não é esse o caso do Mansions of Madness, porque o aplicativo realmente funciona apenas como um recurso, e o jogo mesmo para valer ocorre no tabuleiro. Nesse sentido, o Mansions of Madness 2ª Edição, até hoje é um dos melhores exemplos, se não for o melhor, de implementação de aplicativo, sem interferir demasiadamente no board game.
Obviamente, isso torna o jogo dependente do aplicativo, mas esse é um dos carros chefes da Fantasy Flight, e ocupa a posição #57 do BGG, o que é coisa para caramba, principalmente considerando que a segunda edição já tem quase 10 anos. Isso torna pouco provável que o aplicativo suma sem deixar vestígio. E mesmo que isso ocorra, a comunidade de fãs do jogo é muito grande e muito atuante na internet. Por isso existe o aplicativo valkyrie que oferece novas aventuras, criadas pelos próprios fãs. Claro que a maior delas é em inglês, mas tem bastante coisa em português, por isso rejogabilidade não é problema, principalmente se você curtiu o Betrayal.
Eu particularmente acho o Mansions of Madness o melhor de todos os jogos dessa linha Arkham Files, que inclui Arkham Horror, Eldritch Horror, Elder Sign e Insondável, pelo menos na minha opinião. Por isso, se você gostou do Betrayal at the House on The Hill, e não é tão purista a ponto de desprezar jogos de tabuleiro com aplicativos, acho que você vai gostar bastante do Mansions of Madness. Só que essa é apenas a minha opinião, por isso, eu acho que o mais aconselhável é você tentar experimentar o jogo em uma luderia, ou, se isso não for possível, assistir algum dos diversos vídeos de gameplay no Youtube.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio