Wiseguys está aí e trazendo muitas coisas novas e agradáveis ao mundo selvagem tupiniquim de rpg!
Muitas histórias a serem contadas, em tantas eras diferentes. Muitos novos equipamentos a serem usados, de tantas formas. Mas o que faz de Wiseguys um material único suas mecânicas! Que tal a gente dar uma olhada em algumas delas aqui?
Um mundo de apostas! Em Savage Worlds Edição Aventura, a perícia Jogar é utilizada para realizar os testes relacionados a jogos de azar, apostas e afins (sendo até parte essencial de um dos antecedentes arcanos em Deadlands: Oeste Estranho). Mas, e quando não é um personagem contra o outro nessas apostas, e sim o jogador contra “A Casa”? Bem, Wiseguys pensou nisso e faz com que cada cassino seja um personagem por si só e com seu próprio dado de “Jogar” (alguns cassinos até podem ser considerados CARTAS SELVAGENS, rolando seu dado de Jogar com um dado selvagem junto). A disputa ainda é a mesma: um teste de Jogar resistido entre o jogador e o Cassino em questão; aquele que tiver o maior resultado ganha. Mas e o valor que eu ganhei/perdi, como defino? SIMPLES! A diferença entre o seu resultado e o resultado do “perdedor” será multiplicada por 10 ou por 100 (ou até por 1000). Pronto, valores definidos!
Tabelas para seus golpes! Um dos elementos mais comuns em filmes, séries e jogos desse universo mafioso, cheio de ação e adrenalina, são os golpes e assaltos. Filmes como “Onze Homens e um Segredo” e “Um Golpe de Mestre” trazem consigo o fator principal de:
Armar um grande plano para invadir um local de difícil acesso
Roubar a carga preciosa que ali está (ouro, diamantes, um pendrive com informações importantes e etc).
Uma fuga alucinante, com perseguições, contratempos e armadilhas.
Em WISEGUYS, caso você não consiga pensar em algo ou não quer ter que pensar muito, o material te disponibiliza tabelas completas para montar algo rápido, divertido e furioso!
Mudando o Rumo da História! Em Savage Worlds Edição Aventura, uma das mecânicas básicas do Bene é você influenciar de forma considerável a narrativa e o cenário PRESENTE dentro do jogo. Wiseguys brinca com essa mecânica indo mais além. Durante um golpe, um jogador pode gastar o Bene para influenciar a história, mas no PASSADO, como um flashback! A gangue conseguiu um mapa do local que estão invadindo, tiveram um contato que facilitou a entrada de alguns itens no local a ser assaltado, entre muitas outras coisas que podem ser negociadas com o narrador, dando um ar mais cinematográfico, divertido e bacana para a mesa.
Quem tem amigo não morre pagão! Num mundo onde conhecer pessoas é crucial para a sua sobrevivência, contatos e conexões são muito utilizados nas narrativas mafiosas. Mas ter tantos contatos faria com que os avanços de cada um dos personagens fossem gastos apenas com a vantagem Conexões. Pensando nisso, a mecânica de Contatos é mais abrangente e muito mais divertida. Com o custo de um Bene, você pode conhecer um cara, que pode conhecer um cara. Ele não vai fazer seu trabalho de graça e nem sempre será de bel prazer e vontade, mas pode estar solicito a atender ao grupo, ou doido para arrancar a cabeça de um deles (Tudo vai depender da tabela de Reações).
Tudo isso e muito mais pode ser lido em detalhes nas páginas de WISEGUYS: O GUIA PARA O CRIME ORGANIZADO EM SAVAGE WORLDS! E o melhor, acha que isso fica preso somente a Vegas e a Cosa Nostra? Aí que você se engana… tudo isso e muito mais pode ser usado em muitas outras mesas, cenários e mundo Rápidos, Divertidos e Furiosos!