Mais um jogo de autoria nacional incrível vindo por aí, e nada melhor que um bom resumo sobre ele pro pessoal começar a conhecer e se familiarizar! Então nós aqui do canal Pra Quem Gosta, trazemos nosso REVIEW RÁPIDO DE CALAMANDARA pra deixar você a par de tudo antes do lançamento do jogo - de resumo das regras à nossa opinião e experiências!
Lembrando que se você preferir ouvir ou assistir este e outros reviews completos sobre jogos de tabuleiro, é só chegar mais no canal do PQG no YouTube!
FICHA TÉCNICA
Pra Quem Gosta de viagens perigosas rumo ao desconhecido tentando aprender mais sobre si mesmo, Calamandaraé a escolha perfeita pra passar um tempo estratégico e visceral com seu grupo! Calamandara é um jogo de tabuleiro lançado no Brasil pela editora independente Sunofesto, que pode ser jogado em grupos de 2 a 4 pessoas com idade mínima sugerida de 13 anos, e as partidas duram, em média, 90 minutos cada.
VISÃO GERAL
Em Calamandara, nós somos Viajantes fazendo nossa jornada através de um mundo destruído, feito por manifestações grotescas e distorcidas dos sentimentos mais confusos e viscerais das pessoas, que alimentam essa criatura terrível, o Regente, que espalha essa corrupção por todos os lugares que passa e tudo o que toca.
Mas existe uma saída! E através das memórias descritas no diário de um misterioso Viajante, vocês vão tentar encontrar as respostas no centro desse mundo pra conseguir solucionar Calamandara!
RESUMO DAS REGRAS
OPINIÃO
Bom, pra não ficar repetindo o que já está dito no vídeo de review completo no YouTube, vou listar de forma bem breve aqui os pontos principais que nos chamaram a atenção!
ARTE E TEMA: As artes belíssimas do Hyanaigi pro jogo inspiram uma mistura de Van Gogh com Kentaro Miura, onde imagens viscerais, retorcidas e repletas de detalhes encontram pinceladas que ficam aparentes, dão textura às imagens e trazem contrastes de cores magníficos! Tudo transita entre o sonho e o pesadelo, expressando bem a atmosfera abstrata e irrequieta de Calamandara!
MECÂNICAS: A mesclagem de colocação de peças, movimentação em grade e gestão de mão consegue ser bem feita e simples, dando muito espaço pra estratégia sem precisar de um conjunto extenso de regras. O "toma essa!" é forte no jogo, e os recursos são propositalmente limitados e escassos, o que cria uma sensação de tensão divertidíssima ao longo de toda a partida!
COMPLEXIDADE: Como citamos no vídeo: bem baixa! Jogo com possibilidade de ver muita mesa com jogadores de todas as idades e níveis de experiência.
REJOGABILIDADE: Aaaah, esse spoiler gostoso aqui eu vou deixar pro vídeo, haha! Mas já te adianto: nunca conte com um destino determinado; em Calamandara, nada é certo e tudo é mutável o tempo todo!
MANUAL DE REGRAS: Muito bem escrito e organizado, com uma diagramação bonita e com muitos exemplo, tornando fácil a compreensão do jogo. Conta com explicações detalhadas dos efeitos de todas as cartas e possui player aid (cartão de referência de regras) para auxiliar os jogadores. A iconografia dos Símbolos Dogmáticos é extremamente simples e clara, mas os ícones criados para resumir os efeitos das cartas são o único ponto fraco do jogo, não transmitindo com tanta clareza o que a carta faz. Neste sentido, é mais fácil simplesmente ler os textos das cartas, que são bem simples e auto-explicativos.
FINANCIAMENTO COLETIVO Calamandara entra em financiamento coletivo no Catarse no dia 08 de Setembro de 2023, e embora o pessoal da Sunofesto esteja fazendo suspense pra gente (seu malandrinhos! rs), sabemos que a campanha vai contar com descontos nas primeiras horas e metas extras que incluem melhorias nos componentes e itens que expandem o universo do jogo, como o Diário do Primeiro Viajante, livro que conta mais sobre a história de Calamandara.
Tudo isso e muito mais - incluindo uma versão online gratuita de teste do jogo - você pode encontrar no site da editora Sunofesto: http://www.sunofesto.com.br