Testando Ticket to Ride Europa com variante de Objetivos Comunitários. ( variante FÃMADE criada/adaptada por mim)
*a variante serve em todos os ticket to rides.
Variante Objetivo Comunitário:
- Todos os pontos da trilha só são computados no final do jogo. assim ninguém sabe quem tá ganhando e perde-se menos tempo com isso durante a partida.
- Cada jogador recebe apenas 1 objetivo LONGO e é obrigado a ficar com ele.
- Na mesa fica aberto SEMPRE 5 objetivos comunitários livres. que podem ser completados por todos.
- O primeiro jogador a completar um objetivo comunitário, informa isso e pega o objetivo para ELE, outro é aberto no seu lugar.
- Se um objetivo for aberto e ja tiver sido completado por alguém, ele vai direto pra pessoa que completou, outro objetivo deve ser aberto no lugar.
- Caso um objetivo aberto tenha sido completado por mais de um jogador, os pontos desse objetivo são do jogador nos quesitos abaixo:
* que usou menos trens para completar essa rota.
* caso de empate no numero de trens, leva o jogador que usou menos conexões de cidades.
* se continuar empatado TODOS os jogadores empatados dividem a pontuação do objetivo.
- Estações podem ser usadas normalmente para completar objetivos.
- Se o jogador não completar seu objetivo Secreto ( longo ) paga a pontuação negativa dele normalmente no final do jogo.
- A ação pegar objetivo "original do jogo" deixa de existir, já que todos estão abertos na mesa, e pegar um objetivo completo não conta como ação ( isso acontece imediatamente depois da rota ser completada )
considerações observadas:
- Com 2 jogadores fica bem mais disputado. com 3-4-5 fica BEM caótico e super competitivo, pois os jogadores vão acabar disputando as mesmas rotas.
- Os jogadores conseguem completar muito mais objetivos que da forma básica, fazendo a pontuação de todos subir bastante.
- Como cada um tem uma rota grande pra fazer normalmente a pessoa vai escolhendo curtos que ficam na sua rota grande. acabava rolando a corrida pra ver quem fechava primeiro os curtos.
- Ficou mais estratégico e emocionante o tempo todo.
- Se demorar pra colocar os trens outro jogador completava na sua frente e pegava o objetivo primeiro
- As rotas se colidem com mais facilidade. e rola mais atrito.
- O Downtime do jogo fica muito reduzido, pois os objetivos estão sempre abertos e qualquer um pode ficar olhando para eles sempre.
- Os jogadores precisam se mais atenção aos objetivos, pois são sempre 5 simultâneos acontecendo, quem tiver melhor leitura da mesa acaba levando vantagem em ver os que estão mais fáceis de completar.
- A contagem de pontos fica bem mais rápida, já que todos os objetivos curtos na mão são completos basta somar todos de uma vez e já somar a pontuação do tabuleiro.