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Terraforming Mars: o Jogo de Dados
  • rafapaz
    516 mensagens MD
    avatar
    rafapaz26/04/25 21:12
    rafapaz » 26/04/25 21:12

    DCCQM::@RaphaelGuri Sobre o baralho de compra de cartas, fazemos da seguinte forma (dica do BGG):

    As cinco cartas dos jogadores, distribuímos 3 vermelhas, 1 verde e 1 azul.

    Depois embaralhamos as verdes junto com as azuis, formando um maço.

    Em seguida, pego o monte das cartas exclusivamente vermelhas, e montamos um novo maço, intercalando uma carta vermelha, com uma carta do monte verde/azul.

    Nos jogos para dois e três jogadores dá certo, não sobra carta alguma. 

    Então, no monte, a cada duas cartas compradas, vc terá sempre uma vermelha e outra verde/azul.

    tente isso, aqui deu certo, só jogamos assim.

    Um abraço.

    DCCQM


    Interessante, já pensei nisso tbm, certamente mitiga mais a sorte, mas fico me perguntando se a mitigação exagerada não estraga a imprevisibilidade que faz parte do jogo.
    Será que não estraga a estratégia de saber usar a produção e ações de suporte no momento certo? Acredito que essas ações já são suficientes para não depender da sorte.

    E tbm não entendi a frase: "não sobra carta alguma"? como assim?
    Abs

    PS: tenho jogado muito esse, comprar 10 cartas no início (descartando 5) faz muita diferença. Gatilho de 3 parâmetros completos. Simples e estratégico na medida certa, tenho me divertido muito mais do que com o original.

    0
  • DCCQM
    339 mensagens MD
    avatar
    DCCQM27/04/25 14:37
    DCCQM » 27/04/25 14:37

    rafapaz::
    DCCQM::@RaphaelGuri Sobre o baralho de compra de cartas, fazemos da seguinte forma (dica do BGG):

    As cinco cartas dos jogadores, distribuímos 3 vermelhas, 1 verde e 1 azul.

    Depois embaralhamos as verdes junto com as azuis, formando um maço.

    Em seguida, pego o monte das cartas exclusivamente vermelhas, e montamos um novo maço, intercalando uma carta vermelha, com uma carta do monte verde/azul.

    Nos jogos para dois e três jogadores dá certo, não sobra carta alguma. 

    Então, no monte, a cada duas cartas compradas, vc terá sempre uma vermelha e outra verde/azul.

    tente isso, aqui deu certo, só jogamos assim.

    Um abraço.

    DCCQM


    Interessante, já pensei nisso tbm, certamente mitiga mais a sorte, mas fico me perguntando se a mitigação exagerada não estraga a imprevisibilidade que faz parte do jogo.
    Será que não estraga a estratégia de saber usar a produção e ações de suporte no momento certo? Acredito que essas ações já são suficientes para não depender da sorte.

    E tbm não entendi a frase: "não sobra carta alguma"? como assim?
    Abs

    PS: tenho jogado muito esse, comprar 10 cartas no início (descartando 5) faz muita diferença. Gatilho de 3 parâmetros completos. Simples e estratégico na medida certa, tenho me divertido muito mais do que com o original.

    Boa tarde. Não jogamos o original porque não nos deu aquele apetite. Por esse ser mais simples, o de dados nos conquistou. 

    A preocupação era o monte de compras, e passei a pesquisar soluções para que vc sempre tivesse as opções disponíveis. Entendi que um jogador que recebe mais de um determinado tipo pode ter uma vantagem ou desvantagem. Percebi que esta condição equilibra a possibilidade de compra das cartas para todos os jogadores. Pode ser frustrante não conseguir comprar uma carta azul numa reposição completa. Neste modelo, o jogador pode ter de 2 a 3 chances de receber a carta azul numa produção, melhorando suas possibilidades.

    Não sobra nenhuma carta porque o número de cartas nos dois montes (vermelho e azul/verde) é igual ou +1/-1, e na hora de intercalar não há repetição. Por exemplo, em dois jogadores, a última e a primeira cartas do monte serão vermelhas. 

    Gostei do seu draft inicial, vou testar.

    Valeu.

    1
  • rafapaz
    516 mensagens MD
    avatar
    rafapaz27/04/25 17:39
    rafapaz » 27/04/25 17:39

    DCCQM::
    rafapaz::
    DCCQM::@RaphaelGuri Sobre o baralho de compra de cartas, fazemos da seguinte forma (dica do BGG):

    As cinco cartas dos jogadores, distribuímos 3 vermelhas, 1 verde e 1 azul.

    Depois embaralhamos as verdes junto com as azuis, formando um maço.

    Em seguida, pego o monte das cartas exclusivamente vermelhas, e montamos um novo maço, intercalando uma carta vermelha, com uma carta do monte verde/azul.

    Nos jogos para dois e três jogadores dá certo, não sobra carta alguma. 

    Então, no monte, a cada duas cartas compradas, vc terá sempre uma vermelha e outra verde/azul.

    tente isso, aqui deu certo, só jogamos assim.

    Um abraço.

    DCCQM


    Interessante, já pensei nisso tbm, certamente mitiga mais a sorte, mas fico me perguntando se a mitigação exagerada não estraga a imprevisibilidade que faz parte do jogo.
    Será que não estraga a estratégia de saber usar a produção e ações de suporte no momento certo? Acredito que essas ações já são suficientes para não depender da sorte.

    E tbm não entendi a frase: "não sobra carta alguma"? como assim?
    Abs

    PS: tenho jogado muito esse, comprar 10 cartas no início (descartando 5) faz muita diferença. Gatilho de 3 parâmetros completos. Simples e estratégico na medida certa, tenho me divertido muito mais do que com o original.

    Boa tarde. Não jogamos o original porque não nos deu aquele apetite. Por esse ser mais simples, o de dados nos conquistou. 

    A preocupação era o monte de compras, e passei a pesquisar soluções para que vc sempre tivesse as opções disponíveis. Entendi que um jogador que recebe mais de um determinado tipo pode ter uma vantagem ou desvantagem. Percebi que esta condição equilibra a possibilidade de compra das cartas para todos os jogadores. Pode ser frustrante não conseguir comprar uma carta azul numa reposição completa. Neste modelo, o jogador pode ter de 2 a 3 chances de receber a carta azul numa produção, melhorando suas possibilidades.

    Não sobra nenhuma carta porque o número de cartas nos dois montes (vermelho e azul/verde) é igual ou +1/-1, e na hora de intercalar não há repetição. Por exemplo, em dois jogadores, a última e a primeira cartas do monte serão vermelhas. 

    Gostei do seu draft inicial, vou testar.

    Valeu.

    Entendi. Pensando aqui na sua variante, não seria melhor simplesmente fazer 3 montes: um só de vermelhas, um de verdes e um de azul?
    Daí parte da estratégia estaria em saber escolher o tipo de carta para cada momento do jogo. A corrida pelas verdes no início e vermelhas no final talvez fique interessante.

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Terraforming Mars: o Jogo de Dados - Análise - Terraforming Mars: O Jogo de Dados
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