Acho que depende do jeito que você joga. Tenho 6 ou 7 partidas somente, eu estou sempre resgatando minhas melhores cartas do hospital, tanto pelo efeito quanto pelos pontos de vitória. Tirar uma carta forte do Hospital vai render a pontuação dessa carta duas vezes (uma pelo efeito do Médico e outra no final da partida), fora ter a carta de volta após ter pedido ela em uma exploração. Pra explorar com mais eficiência eu gosto de usar minhas melhores cartas e acabo colocando elas em risco de ir pro Hospital.
Ações de verificação e planos de contigência também dependem da sua estratégia. Eu gosto de ter a primeira disponível (Livro > GPS) e ai nesse caso o Líder me ajuda fazer essa ação mais vezes, então ele pode ficar mais importante dependendo disso, porque caso contrário ações de verificação só podem ser realizadas uma vez cada no fim da rodada se você renovou sua mão. Os planos de contigência liberam possibilidades passivas interessantes e, novamente, depende de como você joga. Eu, por exemplo, tento pegar o Drone Batedor e o Acesso a Biblioteca sempre quando estão disponíveis.
Sobre descartar uma carta de cada fileira ao fim das rodadas, pelo menos no solo, isso faz sentido pra mim. O jogo não é pra ser fácil, o solo é uma corrida contra o tempo.
Enfim, não acho que seja excesso de opções, são coisas que dado a situação você pode explorar pra compor a sua estratégia. Mas se você acredita que você tem a melhor estratégia sem precisar dessas opções, então ok também, jogue da forma que for mais interessante e divertida pra você! Somente mais partidas com pessoas diferentes podem confirmar o que você acredita ser o melhor caminho (ou não!).