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Um giro de 180°

Supremacia - O Jogo das Superpotências
  • avatar
    MuCiLoN22/06/24 21:37
    avatar
    MuCiLoN
    22/06/24 21:37
    588 mensagens MD

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2120a_c10xxa.jpg

    Hoje jogamos Supremacia  com as regras do Supremacy 2020.

    Que grata surpresa!

    O que era apenas uma curiosidade dos anos 80 com boas intenções mas jogabilidade inadequada aos dias atuais virou um excelente jogo com temática de guerra e economia. 

    As principais mudanças no Supremacia 2020:

    1- é possível eliminar um jogador conquistando as 4 cidades dessa Superpotência

    2- um trio de recursos (petróleo, cereal e mineral) permite 3 operações de ataque,  e uma delas possibilita mover até todos os Navios até 3 espaços,  carregando ou não exércitos 

    3- ou você vende,  ou você Compra um recurso,  não os 2, em uma única rodada

    Existem outras pequenas alterações nas regras,  mas o fato é que a fase de combate ela é muito dinâmica,  sendo que na fase de movimento propriamente dita, poucos movimentos são feitos.

    O mercado ela funciona perfeitamente,  apenas com a alteração nas regras acima 

    Resumo da jogatina:

    Sorteamos as super potências.  Fui com a América do Sul enquanto meu amigo foi com a Europa.

    Dividimos 9 unidades de exércitos/Navios em nossos territórios natais; sorteamos aonde seriam as 4 cidades nos territórios natais (o jogo oficial já traz essas cidades no tabuleiro).

    Pagamos salários, produzimos e negociamos com o mercado.  Estávamos prontos para o combate!

    No primeiro turno a Europa moveu seus Navios para o Canadá, por meio do Atlântico e conquistou 2 territórios com fábricas,  uma delas da América do Sul. 

    A América do Sul reagiu e moveu Navios pelo pacífico, desembarcou os exércitos no Canadá e retomou as fábricas. 

    A Europa possuía muito minério e iniciou a conquista armamentista,  fazendo bombas atômicas.  A América do Sul reagiu criando satélites para se defender dos europeus mas isso dificultou a criação de exércitos e Navios . 

    No segundo turno,  na fase de salários, a América do Sul pegou empréstimos para pagar os salários de suas fábricas.  A Europa evitou comprar recursos para não aumentar os preços no mercado mundial. 

    Ainda assim na fase de combate a América do Sul conseguiu criar uma barreira marítima no Atlântico.  De forma agressiva avançou em direção aos Mares europeus, destruindo todos os Navios, isso após expulsar os europeus da América do Sul. 

    A Europa cria  mais bombas atômicas e alguns exércitos e Navios,  já a América do Sul investe muito nos satélites, mais uma vez comprometendo a criação de exércitos e navios. 

    As cidades da América do Sul estão indefesas e a Europa tem a iniciativa no ataque.  Ao custo de cerca de 3 trios de recursos,  a Europa destrói o único barco da América do Sul,  move seus  Navios e ocupa as 4  cidades Sul americanas, vencendo o jogo. 

    Veredito 


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e3024_c10xxa.jpg


    Supremacia, quando Jogado com as regras do Supremacia 2020, se torna um jogo divertido, ágil e arrisco dizer que até mesmo familiar. 

    As regras não são diretamente claras.  Há alguma interpretação/leitura a ser feita MAS, depois que você entende,  o jogo roda tranquilamente 

    Gostamos muito da experiência de jogar em 2 pessoas e desejamos repetir a dose. 

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  • Doidera
    1121 mensagens MD
    avatar
    Doidera23/06/24 11:44
    Doidera » 23/06/24 11:44

    Conheço bem "por alto" o Supremacy, parece ser um War turbinado, mas bem mais interessante.

    Que top a descrição da partida, achei massa demais, dá uma sensação de narração, como se tivesse sendo noticiado por um jornal cobrindo uma guerra entre superpotências e atualizando em tempo real.

    As fotos ficaram boas, amo esse visual "quadrado" dos mapas, muito mais bonito que o contorno realista.

    No mais, acho que jogos de guerra só fazem sentido para 2 jogadores, minha experiência demonstra que as pessoas não são neutras o suficiente para saber guerrear com lógica e razão, sem ser contaminadas com "vingancinhas" emocionais contra o amiguinho que as atacou.

    Continue com os relatos das partidas, já tem um fã.

    P.S. (é o novo!): Por que aparentemente uma região gigante que engloba o México, o Canadá, o norte da África, o leste europeu, o Oriente Médio, a Índia, o sudeste asiático e a Oceania é da mesma cor? É uma região única?


    1
  • Claudio_Agra
    74 mensagens MD
    avatar
    Claudio_Agra23/06/24 22:19
    Claudio_Agra » 23/06/24 22:19

    Muito interessante teu texto, nem sabia dessas regras novas. 
    Supremacia é o elo que tenho entre minha adolescência e o conhecimento dos jogos modernos. 
    Ele é mais que um war turbinado. Ele acrescenta a logística para o combate, o que o torna mais verossímil. Ainda guardo a minha cópia de 1987

    0
  • MuCiLoN
    588 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN24/06/24 01:16
    MuCiLoN » 24/06/24 01:16

    Doidera::Conheço bem "por alto" o Supremacy, parece ser um War turbinado, mas bem mais interessante.

    Que top a descrição da partida, achei massa demais, dá uma sensação de narração, como se tivesse sendo noticiado por um jornal cobrindo uma guerra entre superpotências e atualizando em tempo real.

    As fotos ficaram boas, amo esse visual "quadrado" dos mapas, muito mais bonito que o contorno realista.

    No mais, acho que jogos de guerra só fazem sentido para 2 jogadores, minha experiência demonstra que as pessoas não são neutras o suficiente para saber guerrear com lógica e razão, sem ser contaminadas com "vingancinhas" emocionais contra o amiguinho que as atacou.

    Continue com os relatos das partidas, já tem um fã.

    P.S. (é o novo!): Por que aparentemente uma região gigante que engloba o México, o Canadá, o norte da África, o leste europeu, o Oriente Médio, a Índia, o sudeste asiático e a Oceania é da mesma cor? É uma região única?



    O Supremacia - O Jogo das Superpotências realmente tinha essa pretensão de ser um Risk mais sintonizado com outras questões como o gerenciamento de recursos por meio de compra e venda em um mercado comum e mais realismo ao usar transporte marítimo e locomoção aérea. 
    Infelizmente o jogo não funcionava bem,  por diversos motivos.  Era uma sensação de boas intenções que não casavam entre si e o objetivo não parecia bem definido ou palpável. 
    Sobre as regiões,  no jogo antigo realmente são regiões neutras. 
    Nas regras atualizadas (que não seguem exatamente a mesma composição política) quando você invade um território neutro, rola 1d3 para definir os exércitos ali.  Você também pode,  na fase de construção, comprar e vender exercitos e navios para estados neutros, mas claro,  terá que bancar o transporte. 
    Isso pode ser importante se você tiver empresas em estados neutros que estão longe de você e você não quer invadir esses estados, apenas defender o seu capital!

    2
  • MuCiLoN
    588 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN24/06/24 01:34
    MuCiLoN » 24/06/24 01:34

    Claudio_Agra::Muito interessante teu texto, nem sabia dessas regras novas. 
    Supremacia é o elo que tenho entre minha adolescência e o conhecimento dos jogos modernos. 
    Ele é mais que um war turbinado. Ele acrescenta a logística para o combate, o que o torna mais verossímil. Ainda guardo a minha cópia de 1987


    As regras novas realmente exigiram um pouco de hiperfoco da minha parte para eu realmente compreender como funcionavam,  mas a boa notícia é que funcionavam!
    Segue um resumo que vi na Internet que facilitou muito entender:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1bdcb_9guwg8.jpg
    As regras oficiais em alemão estão aqui. 

    Eu pretendo fazer um arquivo em português com as regras atualizadas da versão 2020 para poder aplicar na de 1984.
    De cabeça,  destaco que você necessita de 27 tokens que representem cidades (4 para cada Superpotência e 7 aleatórias entre os estados neutros).

    A questão das cidades é fundamental para o jogo pois você perde ao perder o controle das 4 cidades natais e você pode construir exércitos e navios em territórios com cidades. 

    Também usei 50 tokens para rastrear os territórios que possuam empresas reveladas.

    De forma opcional (não testei isso ainda) você necessitaria de mais tokens que representem exércitos para os estados neutros (rola 1d3 para determinar os exércitos em um estado neutro invadido, ou você pode vender e até mesmo comprar exércitos deles). Esta é uma regra oficial mas não tão fácil de encontrar, juntamente com a regra de rolar 1d6 para determinar os exércitos em um território de uma Superpotência que não está controlada por um humano e está sendo atacado.

    Se quiser se arriscar e quem sabe tornar o jogo mais longo é talvez não tão bom, você pode adquirir dados de cores diferentes para representar as bombas atômicas e satélites que forem vendidos para estados neutros. Eu não tenho a mínima ideia se qualquer estado neutro poderia ter bombas atômicas e satélites,  nem quantos seriam.  A única informação que consegui foi o custo conforme resumo acima.  Para vender e comprar exércitos/ navios é relativamente mais simples,  bastando pagar o custo de compra ou ganhar o valor da venda,  mas você paga para mover esses exércitos e navios. A compra e venda de exércitos e navios é relativamente simples ainda mais com o resumo acima,  então eu adotaria. 

    1
  • jefflovecraft
    6 mensagens MD
    avatar
    jefflovecraft02/06/25 22:32
    jefflovecraft » 02/06/25 22:32

    MuCiLoN::
    Claudio_Agra::Muito interessante teu texto, nem sabia dessas regras novas. 
    Supremacia é o elo que tenho entre minha adolescência e o conhecimento dos jogos modernos. 
    Ele é mais que um war turbinado. Ele acrescenta a logística para o combate, o que o torna mais verossímil. Ainda guardo a minha cópia de 1987


    As regras novas realmente exigiram um pouco de hiperfoco da minha parte para eu realmente compreender como funcionavam,  mas a boa notícia é que funcionavam!
    Segue um resumo que vi na Internet que facilitou muito entender:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1bdcb_9guwg8.jpg
    As regras oficiais em alemão estão aqui. 

    Eu pretendo fazer um arquivo em português com as regras atualizadas da versão 2020 para poder aplicar na de 1984.
    De cabeça,  destaco que você necessita de 27 tokens que representem cidades (4 para cada Superpotência e 7 aleatórias entre os estados neutros).

    A questão das cidades é fundamental para o jogo pois você perde ao perder o controle das 4 cidades natais e você pode construir exércitos e navios em territórios com cidades. 

    Também usei 50 tokens para rastrear os territórios que possuam empresas reveladas.

    De forma opcional (não testei isso ainda) você necessitaria de mais tokens que representem exércitos para os estados neutros (rola 1d3 para determinar os exércitos em um estado neutro invadido, ou você pode vender e até mesmo comprar exércitos deles). Esta é uma regra oficial mas não tão fácil de encontrar, juntamente com a regra de rolar 1d6 para determinar os exércitos em um território de uma Superpotência que não está controlada por um humano e está sendo atacado.

    Se quiser se arriscar e quem sabe tornar o jogo mais longo é talvez não tão bom, você pode adquirir dados de cores diferentes para representar as bombas atômicas e satélites que forem vendidos para estados neutros. Eu não tenho a mínima ideia se qualquer estado neutro poderia ter bombas atômicas e satélites,  nem quantos seriam.  A única informação que consegui foi o custo conforme resumo acima.  Para vender e comprar exércitos/ navios é relativamente mais simples,  bastando pagar o custo de compra ou ganhar o valor da venda,  mas você paga para mover esses exércitos e navios. A compra e venda de exércitos e navios é relativamente simples ainda mais com o resumo acima,  então eu adotaria. 

    Interessante sua ideia da tradução das novas regras. Chegou a fazer isso?

    0
  • MuCiLoN
    588 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN02/06/25 22:50
    MuCiLoN » 02/06/25 22:50

    jefflovecraft::
    MuCiLoN::
    Claudio_Agra::Muito interessante teu texto, nem sabia dessas regras novas. 
    Supremacia é o elo que tenho entre minha adolescência e o conhecimento dos jogos modernos. 
    Ele é mais que um war turbinado. Ele acrescenta a logística para o combate, o que o torna mais verossímil. Ainda guardo a minha cópia de 1987


    As regras novas realmente exigiram um pouco de hiperfoco da minha parte para eu realmente compreender como funcionavam,  mas a boa notícia é que funcionavam!
    Segue um resumo que vi na Internet que facilitou muito entender:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1bdcb_9guwg8.jpg
    As regras oficiais em alemão estão aqui. 

    Eu pretendo fazer um arquivo em português com as regras atualizadas da versão 2020 para poder aplicar na de 1984.
    De cabeça,  destaco que você necessita de 27 tokens que representem cidades (4 para cada Superpotência e 7 aleatórias entre os estados neutros).

    A questão das cidades é fundamental para o jogo pois você perde ao perder o controle das 4 cidades natais e você pode construir exércitos e navios em territórios com cidades. 

    Também usei 50 tokens para rastrear os territórios que possuam empresas reveladas.

    De forma opcional (não testei isso ainda) você necessitaria de mais tokens que representem exércitos para os estados neutros (rola 1d3 para determinar os exércitos em um estado neutro invadido, ou você pode vender e até mesmo comprar exércitos deles). Esta é uma regra oficial mas não tão fácil de encontrar, juntamente com a regra de rolar 1d6 para determinar os exércitos em um território de uma Superpotência que não está controlada por um humano e está sendo atacado.

    Se quiser se arriscar e quem sabe tornar o jogo mais longo é talvez não tão bom, você pode adquirir dados de cores diferentes para representar as bombas atômicas e satélites que forem vendidos para estados neutros. Eu não tenho a mínima ideia se qualquer estado neutro poderia ter bombas atômicas e satélites,  nem quantos seriam.  A única informação que consegui foi o custo conforme resumo acima.  Para vender e comprar exércitos/ navios é relativamente mais simples,  bastando pagar o custo de compra ou ganhar o valor da venda,  mas você paga para mover esses exércitos e navios. A compra e venda de exércitos e navios é relativamente simples ainda mais com o resumo acima,  então eu adotaria. 

    Interessante sua ideia da tradução das novas regras. Chegou a fazer isso?

    Não cheguei a fazer, mas o link está ali em cima.
    Existem mais informações sobre o jogo aqui:

    https://www.commandpostgames.com/supremacy-2020/

    Faz algum tempo que não toco supremacia, mas as principais diferenças estariam:

    - você agora só pode vencer ou comprar do mercado, isso definitivamente "conserta" o grande problema do jogo
    - com um trio de recursos, tu consegues o que chamamos em jogos de guerra de "pontos de operação", isso faz a jogabilidade ser extremamente simples e direta
    - cada jogador possui uma quantidade fixa de capitais, normalmente 3 se não me engano, que podem desencandear o final do jogo

    Eu nunca consegui tocar o jogo em mais de 2 pessoas MAS as partidas que tive, foram bem legais e diretas ao ponto, mas com toda a "magia" de tu mexeres com dinheiro, recursos e utlizar os barcos e a terra "ser" redonda.
    Infelizmente, com tantos jogos a disposição, é difícil encontrar quem realmente queira tocar esse jogo, talvez tente com a minha família um dia.

    0
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