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Olá a todos,
Há pouco tivemos o lançamento oficial de
Star Wars: Unlimited e acho que é um bom momento para revisar este jogo para aqueles que estão pensando em mergulhar nele. Os TCGs são sempre um grande compromisso de tempo e dinheiro, por isso é sempre bom estar bem informado antes de assumir esse compromisso.
Jogo TCG, CCG e LCG há mais de 25 anos, joguei mais de uma dúzia de jogos de cartas em todos os aspectos possíveis: na mesa da minha cozinha, laptop, no meu smartphone, loja de jogos local e em palco de torneio.
Não me considero fã de Star Wars, adoro os filmes (I a VI), mas é só isso. Portanto, o tema não distorce meu julgamento sobre o jogo de uma forma ou de outra.
Em primeiro lugar, devo dar crédito à FFG por ser extremamente transparente sobre cada aspecto do jogo. Além disso, tenho centenas de horas de
Star Wars: Unlimited no Tabletop Simulator e Felttable desde setembro de 2023, além de participar de diversos torneios e eventos da comunidade. Portanto, estou tão informado quanto qualquer um poderia estar neste momento.
Se ainda não adivinhou, esta análise será da perspectiva de um fã de TCG e entusiasta competitivo. Contudo, falarei também de aspectos que naturalmente agradam aos jogadores mais casuais e aos colecionadores.
Estou ciente de que esta análise é enorme, então fique à vontade para pular para a parte que mais lhe interessa.
Agora que sabe de onde venho, vamos pular para a análise:
Jogabilidade central
Interação simplificada
A estrutura de turnos em
Star Wars: Unlimited é fortemente inspirada no título anterior da FFG:
Star Wars: Destiny. Alternativamente, os jogadores jogam uma carta, ativam uma habilidade ou atacam até que ambos tenham passado. Esta estrutura alternativa jogo a jogo é incrível por 3 razões:
-Torna o jogo muito interativo, pois você pode reagir a cada jogada que seu oponente fizer. Isso não apenas torna o jogo mais divertido, mas também mais dinâmico (não é mais necessário esperar 5 minutos para que seu oponente faça um combo), mas também é um ótimo sistema que impedirá que estratégias não interativas fluam livremente.
-Ao contrário do complicado sistema de prioridade e pilha do
Magic: The Gathering, o sistema de vaivém do
Star Wars: Unlimited é simples e direto de entender: “Você faz uma coisa, eu faço uma coisa, sem perguntas”.
- Ao contrário de jogos como
Disney Lorcana, onde você joga suas cartas em qualquer ordem, sem pensar muito, o jogo acrescenta enorme profundidade a partida, pois você deve pensar sobre o que jogar, e também quando jogar. Você também tem a opção de passar o seu turno sem terminá-lo para ver o que o adversário fará, mas fazendo isso corre o risco de desperdiçar recursos e perder a iniciativa.
Sim, é algo que já vimos em muitos outros jogos de cartas (
Star Wars: Destiny, L5R, Legends of Runeterra) e ainda assim está perfeitamente bem implementado em SWU.
A incrível carta como mecanismo de recurso
Entre Flesh and Blood, Dragon Ball Super, Lorcana e agora SWU, usar qualquer carta como recurso parece ser um mecanismo muito moderno para TCGs mais recentes, e por boas razões.
Em sua essência, é um sistema muito semelhante ao Magic, você pode jogar um recurso por turno, mas o fato de poder usar qualquer carta como recurso, em oposição a cartas de terreno dedicadas, faz uma diferença GIGANTESCA:
- Adiciona 2 camadas adicionais de tomada de decisão emocionante: que carta jogar como recurso? Quando deve parar de transformar cartas em recursos? A resposta a essas perguntas nunca é linear e depende da situação, do baralho que você está jogando e do baralho que está enfrentando.
- Chega de cartas coloridas e cartas de mana, sempre poderá jogar, não importa o que aconteça.
- Agora você pode jogar mais cartas situacionais de seu baralho, pois sabe que sempre poderá obtê-las se não precisar delas. Isso permite que os jogadores usem tecnologia específica contra decks populares sem enfraquecer seu plano de jogo principal. Também será um ótimo mecanismo para compra e selagem. Você está com poucas cartas jogáveis? Não se preocupe, basta usar essas cartas sem cor como recursos e ficará bem!
Não posso dizer coisas boas o suficiente sobre este mecanismo.
Os jogos são Velozes e Furiosos
Os jogos de
Star Wars: Unlimited duram cerca de 15 minutos, o que é bastante normal. O que mais me surpreendeu foi como as partidas são cheias de ação do começo ao fim em comparação com outros jogos.
A ação começa logo quando inicia a partida com 2 recursos invés do tradicional, o que significa que é mais provável que consiga jogar no turno 1 ou mesmo em múltiplos. E se por acaso não tiver nada para fazer, sempre pode usar a habilidade do seu Líder para obter algo extra.
Ao longo do jogo, o sistema de combate semelhante ao de Hearthstone significa que as unidades estão constantemente negociando entre si, nunca acaba em uma situação como em Magic, onde não há ataques lucrativos de nenhum dos lados e os jogadores acumulam tempos enormes parados.
No meio do jogo, jogar com seu poderoso Líder realmente muda o jogo de uma forma significativa.
O final do jogo nunca termina em situações chatas no topo do baralho, já que não precisa mais usar suas cartas, e comprar 2 cartas por turno sempre lhe dá algo interessante para fazer.
Sistema de 2 Arenas: tema servindo de jogabilidade
Em
Star Wars: Unlimited você joga com unidades em 2 arenas separadas, independentes uma da outra. Já vimos esse sistema antes, principalmente em Elder Scroll Legend.
Acho que um sistema de 2 arenas é uma ótima ideia no contexto de um sistema de combate tipo Hearthstone, onde cada unidade pode ser usada como remoção. Normalmente nesses jogos cada unidade fica muito exposta, mas poder jogá-la em uma arena vazia aumentará drasticamente suas chances de sobrevivência.
A principal diferença com Elder Scroll, entretanto, é que em
Star Wars: Unlimited, a arena espacial só pode ser ocupada por Unidades Espaciais, enquanto a arena terrestre só pode ser ocupada por unidades terrestres. Isso significa que desde a construção do deck você terá que pensar na importância que deseja dar a cada arena, algo que eu pessoalmente nunca vi em um jogo de cartas antes.
Também é extremamente temático no contexto de um jogo Star Wars, onde quase todas as batalhas famosas da Saga aconteceram simultaneamente no espaço e na terra, como Endor, Scariff, Naboo, Hoth… Também permite a inclusão de um escopo maior do Universo Star Wars sem a estranheza de ver Ewoks lutando contra destróieres estelares.
As interações entre o espaço e o solo existem, mas acontecem a partir do uso de cartas e habilidades especiais.
O melhor sistema de Líderes que já vi
Os Líderes são uma parte central do
Star Wars: Unlimited, combinados com a sua base eles determinam quais cartas podem ser incluídas no seu baralho. Eles têm uma habilidade disponível o tempo todo e podem até entrar em batalhas após atingir um determinado limite de recursos.
Este sistema é uma mistura perfeita entre o sistema de heróis de Hearthstone e o sistema de comandante de Magic. Ter essa habilidade de herói lhe dá algo para fazer quando tem recursos de sobra, a entrada do Herói em jogo é sempre um momento emocionante. Os líderes são uma excelente peça central do seu deck, proporcionando uma orientação fácil de seguir ao construí-lo.
Existem 18 líderes diferentes no primeiro conjunto, com suas próprias habilidades e combinações de cores, mas cada um desses heróis pode ser embaralhado com 8 bases diferentes para jogar de forma completamente diferente.
Um sistema de iniciativa brilhante
Como os jogadores executam uma ação de cada vez alternativamente, em vez de jogar o turno inteiro, jogar primeiro não é uma vantagem tão grande no
Star Wars: Unlimited em comparação com outros jogos. Com isso dito, continua sendo uma vantagem significativa, pois permite derrotar unidades inimigas antes que elas comecem a jogar.
Jogar primeiro no
Star Wars: Unlimited é chamado de iniciativa, os jogadores podem reivindicar a iniciativa encerrando seu turno. Isso significa que a iniciativa mudará ao longo do jogo de forma dinâmica. Às vezes vale a pena não usar uma ação para reivindicar/reter a iniciativa.
Ela também atua como uma boa mecânica de retorno, já que o jogador que está à frente geralmente terá mais ação para jogar e, portanto, terá menos probabilidade de reivindicar a iniciativa.
Já vi sistemas de iniciativa mal projetados, como no Dota Artifact, onde você literalmente para de jogar cartas porque a iniciativa é muito importante. Com o
Star Wars: Unlimited, a FFG parece ter alcançado o equilíbrio perfeito. É um mecanismo que pode ignorar ao jogar pela primeira vez sem se machucar muito, mas adiciona uma grande camada de estratégia ao jogo para jogadores mais experientes.
Comprar 2 cartas por turno
Os efeitos de compra de cartas em
Star Wars: Unlimited não são tão cruciais quanto em jogos como Magic ou Lorcana, já que comprar 2 cartas por turno diminui a probabilidade de ficar sem cartas. No
Star Wars: Unlimited, os efeitos de compra de cartas são apenas mais uma opção, não uma obrigação.
No entanto, ao contrário dos jogos que te obrigam a reabastecer sua mão até o máximo, a compra de cartas ainda é importante, especialmente se você estiver jogando um baralho que fica sem cartas rapidamente.
Com 2 cartas + sua habilidade de herói,
Star Wars: Unlimited sempre oferece algo divertido para fazer, o que torna as batalhas muito mais interessantes.
Fácil de jogar, difícil de dominar
Star Wars: Unlimited pode ser explicado em menos de 5 minutos para qualquer pessoa que já tenha jogado um jogo de cartas, pois usa principalmente mecanismos clássicos de outros jogos. No entanto, pessoas completamente novas no gênero podem precisar se esforçar um pouco mais no início, pois podem se sentir sobrecarregadas com tudo o que está acontecendo.
Star Wars: Unlimited não é um jogo de cartas básico mas permanece muito acessível, especialmente quando comparado aos LCGs que a FFG costumava publicar (olhando para L5R…).
Com
Star Wars: Unlimited, a FFG conseguiu reduzir o jogo ao essencial, sem abrir mão de sua identidade de “jogo de cartas de próximo nível” feito por jogadores para jogadores.
Star Wars: Unlimited definitivamente tem a profundidade que esperamos de um jogo FFG. Cartas como recursos, ativação alternativa, habilidades de herói, compra/turno de 2 cartas, sistema de iniciativa, dupla face... o jogo oferece muito mais oportunidades para expressar suas habilidades e tomar decisões significativas em comparação com um jogo de cartas básico como Magic, Hearthstone ou Lorcana.
Fazer as coisas perfeitas ao invés de fazer as coisas diferentes
Star Wars: Unlimited pode não ser tão inovador quanto Keyforge, Destiny, Netrunner ou L5r… porque se concentra em tornar as coisas perfeitas em vez de torná-las diferentes.
O sistema de cores do Magic, o sistema de líderes do Commander, o sistema de recursos do Dragon Ball Super, o sistema de combate do Hearthstone, o sistema de ação do Destiny, o sistema de pistas do Elder Scroll Legend…
Star Wars: Unlimited compila os melhores mecanismos dos jogos que conhecemos e junta, ajusta e compila-os em um pacote perfeito. Tudo é fácil de entender porque parece familiar, mas está misturado de uma forma que parece único.
Tema e recursos visuais
Um compromisso inteligente entre tema e jogabilidade
Se está procurando uma experiência de jogo envolvente que seja 100% precisa do cenário, o CCG de
Star Wars Customizable Card Game de 1995 feito pela Decipher é provavelmente uma escolha melhor, mas esse nível de imersão tem um custo, espere uma experiência de jogo muito mais complicada, mais rígida e mais longa.
Star Wars: Unlimited é mais comprometedor em seu tema, mas não em coisas que quebrariam completamente sua imersão: as naves espaciais geralmente só lutam entre si; Cartas relacionadas à força são mais fortes quando usadas com um Jedi em jogo, vilão funciona com cartas de vilão, o mesmo para os heróis… a regra do jogo nunca restringe você a jogar exatamente como o tema dita, mas encoraja você a fazê-lo. Tecnicamente, pode jogar Leia em um baralho de vilania, mas não funcionará muito bem.
O único compromisso tematicamente controverso é o fato de que você pode ter 2 versões diferentes do mesmo personagem em jogo ao mesmo tempo. Tematicamente, supõe-se que represente o personagem crescendo em poder e responsabilidade, já que as diferentes variantes da carta devem representar diferentes aspectos da personalidade do personagem. Sei que essa justificativa não vai agradar a todos, mas para mim não é diferente de permitir que os mesmos personagens sejam interpretados por ambos os jogadores ao mesmo tempo, não faz sentido, mas é necessário para fazer o jogo funcionar, isso acontece por que todo jogo permite isso.
No geral, o
Star Wars: Unlimited encontrou um bom equilíbrio temático entre o Decipher TCG (muito temático, mas muito longo, rígido e pesado) e o Star Wars LCG (muito abstrato).
Temático de forma sutil
O design das cartas de
Star Wars: Unlimited é muito temático e às vezes muito sutil.
Por exemplo:
-R2-D2 e C3-PO podem funcionar de forma independente, mas funcionam melhor juntos.
-O velho Obi-Wan protege Luke e lhe dá experiência quando ele morre.
-Almirante Motti é mais útil quando você mesmo o mata.
-Han Solo sempre atira primeiro!
-A carta “Eu sou seu pai” tem dano suficiente para derrotar Luke e lhe dá a escolha entre escolher o lado sombrio ou dizer NÃOOOOOOOOOO (ok, essa não é tão sutil).
Todos esses momentos farão você se sentir como se estivesse jogando um jogo Star Wars e não apenas pedaços de papel com coisas escritas neles.
Uma visão geral completa de Star Wars em um pacote digerível
Star Wars: Unlimited promete incluir tudo o que é canônico, de batalhas espaciais a combates terrestres, de duelos Jedi a conflitos épicos, de episódios 1 a 9, de programas de TV a quadrinhos e romances… Star Wars Unlimited é uma experiência completa de Star Wars. E como o jogo faz compromissos inteligentes sobre o tema, integra todos esses elementos em um pacote simplificado que faz sentido.
Em entrevista, a FFG não descartou a possibilidade de incluir conteúdo de Legend, também vimos a Disney canonizar certas naves para jogos FFG no passado. Com todo o conteúdo canônico que há para cobrir, não vejo isso acontecendo tão cedo, mas é bom ver que as possibilidades são verdadeiramente ilimitadas e nada está fora de questão.
Se já sonhou com um jogo que reagrupasse todo o cenário de Star Wars e que pudesse ser jogado em menos de 10 minutos,
Star Wars: Unlimited é para você.
Uma abordagem artística controversa
Não sou um grande fã de ilustrações no estilo quadrinhos de
Star Wars: Unlimited. Acho que é um rebaixamento em relação ao estilo mais realista que os jogos FFG costumavam fazer.
No entanto, entendo por que eles fizeram isso. Eles queriam que o jogo tivesse uma aparência distinta e provavelmente não queriam que parecesse barato reciclando a arte de seus outros jogos Star Wars. Os jogadores que jogaram muitos outros jogos Star Wars da FFG apreciarão não ver a mesma arte novamente.
De qualquer forma, a arte é subjetiva, você pode facilmente decidir sobre o assunto. O que acho ruim, porém, é que o estilo de arte nem sempre é consistente, a maioria das cartas são no estilo de quadrinhos, mas há algumas que saem direto de um desenho animado, o melhor exemplo seria a versão regular de Han Solo Leader, eu tive que ler o título da carta para confirmar quem era aquele personagem. Mesmo com cartas que compartilham um estilo semelhante, a diferença de qualidade pode ser bastante grande.
O que eu gostaria de salientar do lado positivo é que a nova arte de
Star Wars: Unlimited é mais um indicador positivo de que eles estão investindo recursos significativos no jogo, onde poderiam facilmente ter economizado muito dinheiro reciclando a arte de seus jogos mais antigos.
Alguns lindos itens colecionáveis
Entre artes metalizadas, sem bordas e alternativas,
Star Wars: Unlimited oferece muitas oportunidades para deixar seu deck ou pelo menos suas cartas favoritas com uma aparência melhor. Será caro conseguir, mas para quem tem orçamento, será uma ótima maneira de melhorar a aparência do jogo. Para os demais, sempre pode trocá-los ou vendê-los por um bom valor.
Mas encontrar aquelas cartas premium raras em pacotes não é a única opção. O jogo organizado fornecerá muitas artes alternativas e cartas exclusivos sem bordas que pode obter simplesmente participando dos eventos semanais em sua loja de jogos local.
Construção de deck, design de cartas e formatos
A construção de deck é flexível, mas temática
A construção de deck é flexível, mas o
Star Wars: Unlimited temático adota um sistema de construção de deck baseado em cores semelhante ao comandante Magic. A combinação líder + base oferece 3 cores diferentes de cartas que pode colocar em seu baralho.
Existem 6 cores no jogo chamadas aspectos. Vermelho (Agressão), Verde (Comando), Amarelo (Astúcia) e Azul (Vigilância) representam um certo estilo de jogo e tipo de cartas, elas podem ser misturadas e combinadas como no Magic. Os 2 aspectos restantes são Preto (Vilania) e Branco (Heroísmo), eles estão mais tematicamente ligados a uma facção específica de Star Wars (Imperial ou Rebelde) do que a um estilo de jogo específico. Isto pode mudar no futuro, mas cada Líder no jogo é preto ou branco e esses aspectos nunca se misturam.
Este sistema oferece uma grande flexibilidade. Há uma grande variedade de nuances com 6 combinações de cores para heroísmo (branco) e 6 combinações diferentes para vilania (preto), ou seja, 12 no total. Mesmo assim, o jogo permanece temático, já que não pode misturar vilania e heroísmo, então seu deck sempre será “focado nos mocinhos” ou “focado nos bandidos”, mas com nuances em como eles operam.
Outra nuance é que suas cartas não se preocupam apenas com o aspecto do seu líder, mas também com o número de símbolos de aspecto. Algumas das cartas mais poderosas do jogo requerem 2 símbolos iguais do seu líder + base. O fato de ter duas vezes a mesma cor lhe dá acesso a cartas poderosas lhe incentivando a jogar com 2 decks de Aspectos, o que eleva o total de combinações de aspectos jogáveis para 16!
Claro, estou falando apenas do que é possível fazer fora do primeiro conjunto, esse sistema é muito fácil de expandir. Podemos imaginar a FFG promovendo líderes que não são de um lado só, líderes que podem permitir baralhos monocromáticos, baralhos de 4 cores... as possibilidades estão aí.
Quando disse anteriormente que uma carta que não correspondesse ao aspecto do seu Líder e da sua base não poderia ser jogada, eu menti. Você pode jogar qualquer carta que quiser em seu baralho, porém para cada símbolo de aspecto que não corresponda ao seu líder/base a carta custa 2 recursos a mais. Mais 2 recursos são uma inconveniência ENORME, e 99% das vezes não deveríamos ver cartas fora do aspecto sendo jogadas em construção, o que acredito ser uma coisa boa. Porém, esta possibilidade é muito importante para Comprar e Selar porque garante que sempre terá cartas jogáveis suficientes para o seu deck.
Além deste sistema de cores muito engenhoso, você está limitado a 3 exemplares da mesma carta em um baralho de 50 cartas. Isso é menos do que a maioria dos jogos de cartas permite e tem algumas implicações positivas: força os jogadores a terem uma combinação de cartas um pouco mais diversificada, além de tornar o jogo mais barato.
Formato competitivo e sideboard
Numa partida competitiva,
Star Wars: Unlimited será melhor jogado em uma Melhor de 3 com sideboard de 10 cartas para os jogos 2 e 3.
Isso é bastante padrão, os jogos são curtos o suficiente para acomodar 3 partidas em menos de uma hora. As partidas "melhor de 3" fazem um trabalho muito melhor para garantir que o melhor jogador saia por cima, em oposição ao mais sortudo.
A inclusão de aparadores é um pouco mais polêmica; eles tornam seu baralho mais caro e mais difícil de montar, colocar e retirar cartas de seu baralho pode ser entediante e levar a situações litigiosas.
Apesar desses pequenos inconvenientes, aqui está porque eu acho que os aparadores são ótimos:
- Dá chance aos jogadores para combaterem estratégias específicas que de outra forma seriam super opressivas. É uma ferramenta para os jogadores equilibrarem o meta por conta própria.
- Por outro lado, recompensa a inovação e os decks com uma abordagem única ao jogo, pois são menos propensos a serem afetados por sideboards inimigos.
- O sideboard adiciona uma camada fascinante de decisões de construção de deck, onde o que joga não depende tanto da sua estratégia mas sim de como espera que seja o metagame, isso é desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante. Se você gosta de construção de decks competitivos, os sideboards são a maior oportunidade de inovação.
- Saber o como entrar e sair, e como combinar os elementos, testam as habilidades de um jogo de cartas colecionáveis. Mecanismos de teste de habilidades são sempre bem-vindos em um ambiente competitivo.
- Haverá muitas cartas que simplesmente não seriam jogadas se os sideboards não existissem. Provavelmente o melhor exemplo é Snowspeeder, uma carta muito situacional que pode ser forte se jogada contra o deck certo.
Você pode argumentar que
Star Wars: Unlimited não “precisa” de um sideboard, já que pode se dar ao luxo de jogar cartas que são muito mais situacionais. Se conhecer poderá disponibilizá-las em partidas onde você não precisa delas. Mas, no geral, os benefícios superam em muito os negativos num ambiente competitivo.
Nível de poder não estritamente ligado à raridade
Discordo da ideia de que cartas raras precisam ser mais poderosas para serem emocionantes, para mim é apenas uma desculpa para incentivar os jogadores a comprarem mais pacotes. Não tenho nenhum problema com as empresas que tentam maximizar os seus lucros, mas nunca à custa da qualidade do seu jogo.
Star Wars: Unlimited tem uma filosofia de design diferente em relação à forma como aborda o design de cartas com diferentes raridades. Existem algumas exceções a isso, mas de modo geral, raras e lendárias são cartas mais chamativas, o que significa que têm efeitos mais impressionantes e poderosos, mas precisam de condições específicas para funcionar. Comuns e Incomuns, por outro lado, têm efeitos mais básicos, mas são muito mais flexíveis e podem ser eficazes em mais decks. Isso torna o design de Raros e Lendários emocionante, sem invalidar a importância das comuns e incomuns na construção.
Obviamente, isso não significa que todas as cartas serão igualmente competitivas, algumas serão boas e outras ruins, e avaliar as cartas faz parte da diversão. Essa diversão é parcialmente tirada de nós quando os designers deixam tão óbvio qual carta eles querem empurrar. Pelo menos no
Star Wars: Unlimited o nível de poder não está vinculado à raridade como pode estar em outros TCGs.
Como resultado, meta decks têm uma porcentagem de raros e lendários de cerca de 25% (e às vezes tão baixa quanto 7%), o que é muito pequeno em comparação com outros jogos de cartas (geralmente entre 40 a 80%). Também naquelas que considero as 15 melhores cartas do jogo, existem 4 Comuns, 3 Incomuns, 4 Lendárias e 4 Raras, uma distribuição muito uniforme.
Obviamente, isso pode mudar no futuro, mas essa é a situação em que nos encontramos agora.
Diversidade do Metagame
Embora já exista uma comunidade dedicada que tem jogado bastante o jogo no TTS, o metagame ainda não está totalmente estabelecido (o que é um bom sinal). Com isso dito, sabemos o suficiente para termos uma ideia de como será a meta.
O que qualquer um considera uma meta diversa é subjetivo, então vou contar o que observei ao participar de quase todos os eventos competitivos organizados pela comunidade até agora, e então pode decidir se considera esta uma meta “diversa”:
Nível 1: Boba green (média), Sabine Green ou Yellow (agressivo), Iden ou Krennic Green (Controle)
Nível 2: Vader Green (controle), Leia Red (agressivo), Boba Yellow (agressivo), Luke Green (média), Han Green (média), Boba Red (agressivo), Iden ou Krennic vermelho (controle)
Tier 3: Luke ou Chirrut Red (média), Palpatine Red ou Blue (controle), Thrawn Blue (controle), Cassian Green (média), Sabine Red (agressivo), Tarkin Red (média), Grand Inquisitor Green (média)
Qualquer outra coisa considero fora do meta, isso é subjetivo, claro, mas dá uma ideia.
Então, algumas notas interessantes:
- Todos os 3 estilos de jogo principais estão bem representados (agressivo, controle, médio). Ainda não há decks combinados, mas isso é esperado no primeiro conjunto.
- 14 dos 18 líderes servem para o jogo competitivo.
- Todos os aspectos estão bem representados apesar do domínio do Verde.
- Boba/Green parece ser o deck mais forte do jogo, mas é derrotável.
Na minha opinião, é um meta muito bom com um conjunto de cartas pequeno e espero que melhore muito com mais cartas.
Um jogo construído para ter compra e troca
Uma das grandes vantagens de
Star Wars: Unlimited ser um TCG é que ele é inteiramente construído para formatos limitados, e isso fica evidente! (limitado = compra + troca).
O sistema de cores flexível combinado com grandes boosters de 16 cartas permite uma ótima experiência por um orçamento razoável (US$ 15 troca, US$ 30 para um fechado). Além disso, você não precisará de nenhuma outra carta além daquelas que encontra nos pacotes para jogar de forma limitada, o que é conveniente.
Com a capacidade de jogar cartas sem cor para obter recursos extras, nunca corre o risco de ficar sem recursos jogáveis. Em uma seleção, terá a oportunidade de escolher 3 líderes e jogar qualquer base de 30 HP, o que lhe dará uma infinidade de combinações de cores.
Construir em torno de um líder específico é fundamental e torna esta experiência bastante diferente de uma seleção de Magic. No
Star Wars: Unlimited, os líderes são escolhidos publicamente antes das cartas normais, o que lhe dá uma orientação desde o início e permite que veja o que seus oponentes provavelmente estão procurando.
Obviamente, isso é uma grande vantagem para qualquer pessoa interessada nesses formatos, e se nunca jogou de forma limitada antes, recomendo fortemente que experimente no
Star Wars: Unlimited.
Modo Multiplayer dedicado no lançamento!
O Magic Multiplayer Commander se tornou o formato mais popular de qualquer jogo de cartas físico de todos os tempos! E parece que a FFG é a única outra empresa que entendeu isso.
Além das muitas semelhanças com Commander nas regras básicas,
Star Wars: Unlimited tem um modo Multiplayer dedicado chamado “Twin Suns”, que é a coisa mais próxima que temos do Magic Commander da indústria.
Assim como o Commander, os jogadores jogam em um deathmatch Free for All, onde a diplomacia é super importante e seu baralho só pode conter 1 de cada carta!
Além disso, Twin Suns tem algumas singularidades para torná-lo ainda mais picante em comparação com outros modos de jogo:
- Tem 2 líderes, para criar novos combos exclusivos não disponíveis em outros formatos!
- Tem novos tokens exclusivos para reivindicar além da iniciativa.
- A eliminação do jogador aciona o fim do jogo e quem tiver mais HP vence! Chega de esperar 50 minutos depois de ser eliminado!
Se você prefere uma experiência multijogador mais casual, semelhante aos jogos de tabuleiro tradicionais, Twin Suns é perfeito. Também espero que a regra torne os decks muito acessíveis, já que só precisará de uma única cópia da carta mais cara.
Modelo de negócios
Por que faz sentido para a FFG não fazer outro LCG
Eu sei, receberei muitas críticas da comunidade de jogos de tabuleiro sobre isso. Mas vamos primeiro concordar com o básico:
- Quantos TCGs competitivos de sucesso existem no mercado atualmente?
Pelo menos 6. (Magic, Pokémon, Yu Gi Oh, One Piece, Lorcana e Flesh & Blood)
-Quantos LCGs competitivos de sucesso ou similares vemos no mercado atualmente?
0.
Depois de mais de uma década de FFG publicando dezenas de excelentes jogos LCG competitivos com alguns dos maiores IPs (Warhammer, Star Wars, Game of Thrones…), nenhum deles durou no longo prazo. Além disso, nenhuma outra empresa parece ter tido sucesso com o modelo LCG. Por que?
Aqui está o porquê:
- O TCG ganha mais dinheiro porque atrai colecionadores que representam uma grande fatia do mercado.
- Por mais que FFG tenha tentado antes com Netrunner e Game of Thrones, trocas e LCG simplesmente não combinam.
Star Wars: Unlimited é construído desde o início para um número limitado e isso atrairá outro grupo de jogadores que amam trocar.
- Entre trocas e Jogo Organizado, onde pode ganhar boosters e itens colecionáveis valiosos, os TCGs fazem um trabalho melhor em reunir os jogadores em comparação com os LCGs , não apenas para jogar, mas também para trocar cartas. Trazer jogadores para a loja de jogos local é o coração de qualquer comunidade e um componente essencial do que torna um jogo comunitário um sucesso.
- Como os TCGs ganham mais dinheiro e fazem um trabalho melhor ao trazer jogadores para a loja, as lojas têm mais incentivos para promover esses jogos e organizar eventos que contribuem muito para a popularidade do jogo, é um ecossistema.
- Também fazem parte desse ecossistema sites de terceiros. Com um mercado secundário habilitado pelo TCG, inevitavelmente surgem sites especializados para vender essas cartas. Esses sites agora dependem diretamente do sucesso do seu jogo e criarão artigos online, vídeos, promoções e hospedarão torneios… Sites como Channel FireBall, TCG players, Starcitygame, Magic Card Market, MTG Goldfish são uma grande parte do que faz Magic e outros jogos de cartas um sucesso. Todo esse ecossistema se alimenta e cria um círculo virtuoso.
LCGs são um ótimo negócio se pretende jogar com a maior parte do que está disponível, mas, se você preocupa-se apenas com uma facção específica, de repente é forçado a comprar produtos apenas por algumas cartas e o modelo LCG se torna muito menos atraente. A realidade é que a maioria das pessoas não precisa possuir todo o conjunto de cartas de um jogo para se divertir e, para essas pessoas, o modelo LCG não é necessariamente mais barato, especialmente quando leva em conta que elas não podem revender nenhuma de suas cartas. Poderia imaginar um LCG que venderia produtos específicos para facções, mas isso reduziria ainda mais as vendas e tornaria o LCG ainda menos viável economicamente.
- Os jogos LCG contam com a loja para ter todos os produtos lançados até o momento, o que ocupa muito espaço na loja. À medida que os jogos LCG recebem novos conteúdos, os LGS têm dificuldades em ter todos os produtos disponíveis, o que seria um grande problema para os recém-chegados. No TCG, como tem um mercado secundário para as pessoas comprarem cartas mais antigas, as lojas só precisam dos lançamentos mais recentes.
Vou enfatizar isso acrescentando que o modelo LCG provou funcionar muito bem com jogos de cartas cooperativos como Lord of the Ring, Arkham Horror e Marvel Champions, mas para um jogo competitivo baseado em comunidade, precisa de um modelo de negócios que possa sustentar uma comunidade.
Parece claro que o LCG não é o melhor modelo de negócio para jogos competitivos e é provavelmente por isso que a FFG está se afastando dele. Apesar da sua óbvia fraqueza, adoro o modelo LCG e gostaria que fosse de outra forma, mas essa é a realidade do mercado.
Sei que alguns de vocês vão trazer Destiny para a mesa: “FFG tentou TCG com Destiny e não durou mais de 4 anos”
Destiny não foi cancelado porque não teve sucesso, na verdade, teve o lançamento de maior sucesso de qualquer jogo FFG. O que levou este jogo à morte prematura foram os enormes custos de produção e os obstáculos dos dados de plástico em pacotes aleatórios que não eram sustentáveis. Isto foi confirmado pela própria FFG e nem é preciso dizer que o
Star Wars: Unlimited não terá os mesmos problemas.
Olhar para isso apenas pelas lentes da FFG é bastante restritivo, se olhar para o mercado e ver quais jogos de cartas competitivos são atualmente bem-sucedidos. Todos eles são TCGs, nenhum é LCG, e acho que isso deve ser suficiente para provar meu ponto de vista. E não pode dizer que a FFG não tentou.
Um conjunto inicial incrível e autossuficiente
O primeiro ponto de entrada para o jogo é o conjunto inicial que está sendo vendido por US$ 35 e contém 2 baralhos de 50 cartas cada. Os Líderes são o icônico Darth Vader vs Luke Skywalker durante seu duelo em Empire Strikes Back e são exclusivos do conjunto inicial. Entre essas 100 cartas normais, algumas delas também são exclusivas do Starter e não podem ser obtidas em Booster packs.
Este deck inicial é uma compra obrigatória para qualquer pessoa, por vários motivos:
- Eles são muito divertidos de jogar e são bem equilibrados, é realmente a melhor maneira de apresentar o jogo a alguém.
- Deck de tamanho completo com muitos singletons, significa que os decks iniciais são surpreendentemente reproduzíveis. Você pode jogá-los repetidamente e descobrir novas cartas que nunca viu antes.
- A caixa inclui fichas e um tapete opcional, tudo que precisa para jogar.
- Algumas cartas exclusivas para iniciantes são poderosas mesmo em um nível competitivo, então comprar o inicial não é um desperdício, mesmo para pessoas que pretendem pular imediatamente para a construção de deck. E a cereja do bolo, você não precisa comprar várias cópias do starter, todas as cartas exclusivas do starter estão incluídos como 3-off!
O starter também inclui algumas cópias únicas garantidas de algumas cartas raras que são itens competitivos como Han Solo, Obi-Wan e Palpatine.
Se pretende entrar no Star Wars Unlimited apenas para comprar o starter e se divertir um pouco com um amigo ou família, o conjunto inicial vale bem os US $ 35, é uma experiência 100% autossuficiente.
Para todos os outros, o starter é essencial para iniciar qualquer coleção, pois contém cartas essenciais que não consegue em nenhum outro lugar, e a boa notícia é que só precisa de um.
Um jogo emocionante para colecionar
A maioria das cartas que recebe do
Star Wars: Unlimited são de pacotes Boosters, que custam US$ 5 e contêm 16 cartas aleatórias:
- 9 comuns
- 3 incomuns (uma incomum tem 6,66% de chance de ser atualizada no hiperespaço para Rara ou Lendária)
- 1 rara (que tem 12,5% de chance de ser atualizada para Lendária)
- 1 base
- 1 líder comum (que tem uma chance desconhecida de ser atualizado para um líder raro e 0,34% de chance de ser atualizado para um líder de demonstração)
- 1 folha de qualquer raridade
Qualquer uma das cartas também pode ser atualizada para uma carta de hiperespaço, que é uma versão sem moldura dessa carta. Cada pacote tem cerca de 66% de chance de conter 1 carta de hiperespaço.
As metalizadas são líderes especiais de arte alternativa, com uma moldura especial e um tratamento exclusivo que têm uma aparência fabulosa!
Fora o aspecto puramente financeiro desses boosters dos quais falaremos mais tarde, esses produtos serão super emocionantes de abrir! O fato de que cada carta, da primeira à última, pode ser atualizada para o Hiperespaço faz com que não queira pular o slot comum, o que é muito inteligente. Do hiperespaço ao Showcase, o
Star Wars: Unlimited contém desde o início uma grande variedade de tratamentos que são pura alegria para os colecionadores. Os pacotes podem conter até 3 Lendárias e a rara possibilidade de encontrar uma preciosa metalizada faz com que cada abertura de pacote seja uma ótima experiência.
Alguns criticarão esse aspecto do jogo e como ele ataca pessoas suscetíveis ao vício. Obviamente há verdade nisso, no entanto, para cada viciado em jogos de azar, existem milhares de jogadores que simplesmente gostam da emoção de abrir pacotes e o fazem de forma responsável.
Se abrir pacotes aleatórios não é sua praia ou se tem tendência a esse tipo de vício, tem a opção de não se envolver com isso e comprar cartas exclusivamente no mercado secundário que será inevitavelmente a forma mais barata e eficiente de colocar um preço competitivo num deck. Dito isso, não é algo que eu necessariamente recomendaria para a maioria das pessoas, já que abrir pacotes e cartas colecionáveis com seu amigo também faz parte da experiência pretendida do TCG, e
Star Wars: Unlimited acerta nessa parte perfeitamente.
Sim, SWU será um jogo caro…
Se pretende se aprofundar no jogo e tentar montar um deck competitivo,
Star Wars: Unlimited é um TCG e será sem dúvidas um jogo caro. Existem algumas coisas que irão aliviar o preço dos decks competitivos sobre as quais falarei mais tarde, mas na maior parte, estamos diante de um modelo de negócios semelhante ao Magic, e todos sabemos o que isso significa.
A comparação mais próxima que podemos fazer em termos de taxa de queda de conteúdo e raridade são os boosters de draft de Magic, que são vendidos por cerca de US$ 4. No entanto, os boosters
Star Wars: Unlimited têm alguns motivos para justificar o $ 1 extra: cada carta tem a chance de ser atualizada para uma carta sem borda, 1 folha garantida em cada pacote, e o líder pode atualizar para uma carta rara e até mesmo uma metalizada. Potencialmente obter até 4 cartas raras em um pacote. Considerando a inflação galopante, acho que é um preço razoável, mas afirmar que o
Star Wars: Unlimited é barato seria desonesto.
O produto parece estar entre um booster de draft de Magic (US$ 4) e um booster de set de Magic (US$ 6), o que torna o preço de US$ 5 bastante intuitivo. É um produto versátil que irá agradar tanto aos draft players quanto aos colecionadores, o que considero uma jogada inteligente da FFG.
A próxima pergunta é: quão caras serão as cartas avulsas?
É um ponto muito importante porque comprar cartas avulsas no mercado secundário é a forma mais eficiente de montar um deck competitivo e determinará o quão caro o jogo será em nível competitivo. Infelizmente, é muito difícil prever como será o mercado de cartas únicas durante o tempo. Dito isso, espero que o preço de um deck competitivo seja significativamente mais barato do que um deck Magic Standard e explicarei o porquê mais adiante nesta análise. Minha expectativa será algo entre US$ 50 e US$ 300 para um deck competitivo e cerca de US$ 150 em média.
Obviamente, isso pressupõe o preço médio, espero que a FFG não estrague a impressão e a distribuição como a Ravensburger fez com Lorcana... mas talvez seja mais barato do que parece à primeira vista.
Deixei bem claro que
Star Wars: Unlimited não será um jogo barato se quiser jogá-lo competitivamente, mas gostaria de acrescentar algumas nuances a essa afirmação. A FFG fez algumas coisas que inevitavelmente tornarão o jogo mais acessível:
- Baralho de 62 cartas em oposição a 75 cartas no Magic (principal + reserva) , são 13 cartas a menos, o que é significativo.
- 3 exemplares da mesma carta em comparação com 4 no Magic, é uma carta a menos para um playset completo, o que faz uma enorme diferença nos itens básicos mais caros. Significa também menos procura pelas cartas mais caras, o que também as torna mais baratas no mercado secundário.
- Os decks competitivos em
Star Wars: Unlimited têm uma proporção de cartas raras/lendárias de cerca de 25% em média. Os decks Magic Standard, em comparação, têm uma proporção de raras/míticas de cerca de 70% em média. Como pode imaginar, isso tem um impacto significativo no preço do deck. O tempo dirá se essa porcentagem será verdadeira no futuro, mas por enquanto, isso deve ter um impacto enorme na acessibilidade do jogo.
O sistema de recompensa de jogo organizado do
Star Wars: Unlimited é muito avançado e oferece mais cartas do que qualquer outro sistema que já vi antes. 3 promoções gratuitas apenas para participar de jogos semanais, recompensas de participação em todos os torneios. É difícil dizer quão valiosas serão essas promoções, mas essa é outra nota positiva a favor do
Star Wars: Unlimited.
Estou comparando com Magic porque é um jogo que todo mundo conhece e tem um modelo de negócio muito próximo do
Star Wars: Unlimited.
É difícil saber exatamente quão caro o
Star Wars: Unlimited será, e espero que o mercado secundário seja bastante instável no início, mas todos os elementos que temos agora indicam que será mais barato que o Magic Standard.
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Jogo organizado desde o primeiro dia
Star Wars: Unlimited tem o sistema de jogo organizado mais sólido que já vi para um jogo de mesa já lançado.
Tem tudo o que você pode esperar:
- Evento de pré-lançamento uma semana antes do lançamento de cada conjunto. ✅
- Jogo casual semanal com promoções de participação exclusivas. ✅
- Campeonato de loja com promoções novamente exclusivas. ✅
- App com tabela de classificação para acompanhar pontos do torneio. ✅
- Site dedicado para localizar facilmente eventos. ✅
- Programa de juízes com promoções exclusivas. ✅
- Qualificação Sazonal, Campeonato Regional e Mundial organizado pela própria FFG (prêmio em dinheiro a confirmar). ✅
Poucos jogos têm um sistema de jogo organizado tão profundo e, para aqueles que o fazem, demoraram anos para chegar a esse ponto.
Quer você seja um jogador casual que deseja obter uma promoção gratuita ou um competidor feroz que deseja competir em nível mais alto, há algo para você neste programa de jogo organizado.
A FFG tem muita experiência em organizar jogos, por isso estou ansioso para ver o que eles podem alcançar quando se concentram apenas em um jogo.
O jogo organizado é um componente essencial do ecossistema TCG e a FFG leva isso muito a sério. Eles até mencionaram isso no segundo parágrafo de seu primeiro anúncio em maio de 2023.
O compromisso de reunir os jogadores
Realmente não importa quão bom seja o
Star Wars: Unlimited se você tiver dificuldade em encontrar jogadores para jogar, não vale nada.
O que este programa de jogo organizado realmente mostra é a vontade da FFG de reunir os jogadores na loja de jogos.
Entre uma promo exclusiva sem moldura, você consegue apenas aparecendo em seu jogo semanal e o jogo sendo voltado para comprar e selar…
Star Wars: Unlimited está realmente fazendo tudo que pode para unir os jogadores na vida real, sem cliente digital para distrair os jogadores do encontro acima!
Este programa de jogo organizado soma-se às qualidades inerentes da fórmula TCG, onde as pessoas querem se encontrar para vender/trocar cartas.
Pode-se confiar no FFG para não errar novamente?
Provavelmente foi isso que todos disseram a si mesmos quando
Star Wars: Unlimited foi anunciado: “Caramba, é mais um jogo de cartas que eles vão lançar depois de 2 anos”.
Ao longo dos anos, a FFG queimou a confiança de seus jogadores muitas vezes. É a única empresa de jogos universalmente elogiada pela qualidade de seus produtos, mas desprezada por sua incapacidade de manter esses jogos funcionando no longo prazo.
O modelo LCG é parcialmente culpado por isso, como expliquei anteriormente, mas está longe de ser o único fator. Questões de licenciamento, problemas de produção, fornecimento, falta de apoio/comunicação… A FFG fez tudo. A grande pergunta que você provavelmente se faz é:
“Por que devo confiar em uma empresa que faliu tantas vezes no passado?”
Bem, o sucesso nunca é garantido, mas aqui estão alguns indicadores de que a FFG aprendeu com os seus erros:
No passado, os funcionários e as bases de jogadores da FFG estavam muito dispersos em muitos jogos competitivos. A maioria desses títulos competia entre si, canibalizando-se. Além disso, manter todos aqueles jogos funcionando era uma enorme quantidade de trabalho, os funcionários ficavam sobrecarregados como resultado, erros eram cometidos regularmente, prazos eram perdidos e era difícil manter a produção de forma consistente. Pela primeira vez em muitos anos,
Star Wars: Unlimited é o único jogo competitivo que a FFG publicará. Fora de seus jogos de tabuleiro tradicionais e LCGs casuais, a FFG tem todos os ovos na mesma cesta, esperançosamente, isso também significa que é menos provável que eles desistam tão facilmente.
-
Star Wars: Unlimited tem o maior time já montado para um jogo FFG. Isso mostra o compromisso de tornar este jogo o melhor possível.
- FFG está mostrando sinais reais de compromisso de longo prazo com o jogo. Já sabemos o nome e a data de lançamento dos 3 primeiros Conjuntos (Spark of Rebellion: março de 2024, Shadows of the Galaxy: julho de 2024 e Twilight of the Republic: novembro de 2024). Na Essen 2023, eles também anunciaram que estão trabalhando no Conjunto 9, daqui a 3 anos!
Em seus jogos LCG, a FFG muitas vezes tinha um cronograma de lançamento inconsistente, todos nós sabemos que um jogo que não recebe conteúdo por muito tempo pode realmente prejudicar sua popularidade, especialmente no início. Desta vez, a FFG está comprometida com um cronograma de lançamento de 1 expansão a cada 4 meses (3 por ano). Esta é uma cadência perfeita, mais rápida do que a maioria dos jogos LCG que eles fizeram antes, mas não tão louca quanto jogos como Magic.
- Se você tem acompanhado toda a comunicação em torno do jogo desde o seu anúncio, notará que ele tem sido exemplar. Transmissão regular com os designers, cartas de spoiler dados aos criadores de conteúdo, convenções, artigos e um site dedicado apenas ao SWU... isso é mais amor do que qualquer LCG já recebeu. Além de entregar excelentes notícias, eles foram extremamente transparentes sobre todos os aspectos do jogo. A razão pela qual posso ser tão preciso nesta revisão é por causa de todas as informações que eles forneceram nos últimos meses. Isso mostra uma confiança real em seu produto e em tudo que o rodeia.
- Para crédito da FFG eles sempre foram bastante inovadores. Desde Keyforge e seus decks gerados por algoritmos e Destiny com seus dados colecionáveis. Infelizmente, ambos os jogos falharam devido a grandes obstáculos de produção por causa dessas inovações. A FFG aprendeu a lição e desta vez está fazendo um jogo sem truques. Desta vez, não estão fazendo as coisas diferentes, estão acertando as coisas! Esta falta de inovação é decepcionante, mas depois de todos os fracassos pelos quais passaram, quem pode culpá-los?
O maior fator que contribuirá para o sucesso financeiro e a longevidade do
Star Wars: Unlimited é o fato de ser um TCG. Já enfatizei esse ponto anteriormente, mas os TCGs são simplesmente muito mais lucrativos do que os LCGs, pelas razões que já mencionei.
Obviamente, há muitas outras coisas que você precisa acertar ao lançar um TCG, principalmente a produção da quantidade certa de produto. Nesta frente, espero que a experiência da FFG e o desastre de Lorcana sejam suficientes para acertar isso. Ninguém sabe se a FFG conseguirá, mas por enquanto, eles nos deram todas as razões para acreditar que sim.
Conclusão
Para quem é este jogo?
Star Wars: Unlimited é um jogo para:
- Pessoas que amam Star Wars e querem desfrutar de um jogo acessível que dura cerca de 10 minutos.
- Jogadores de jogos de cartas competitivos.
- Pessoas que amam trocar e comprar
- Colecionadores que amam Star Wars.
- Jogadores de cartas que procuram um jogo mais complexo e com mais habilidade do que o típico TCG.
- Fãs de Star Wars que adora a experiência do TCG de abrir pacotes e cromos.
- Pessoas que amam construção de decks.
- Pessoas que procuram uma nova experiência multijogador de jogo de cartas amigável e casual, como Commander.
Star Wars: Unlimited não é um jogo para:
- Jogadores que desejam ter acesso fácil ao conjunto completo de cartas.
- Fãs de Star Wars que procuram uma experiência de jogo Star Wars totalmente envolvente.
- Jogadores que querem jogar competitivamente, mas não querem lidar com o mercado secundário ou trocar cartas.
- Jogadores que não têm acesso a uma comunidade e Lojas que jogam e organizam eventos.
- Jogadores que procuram um jogo drasticamente diferente de outros jogos de cartas.
Grandeza a um preço
Concluindo, acho que
Star Wars: Unlimited é um jogo fantástico, que atinge o equilíbrio perfeito entre complexidade e acessibilidade. É a compilação definitiva do meu mecanismo de jogo de cartas favorito, reagrupado em um pacote perfeito.
Star Wars: Unlimited não é um jogo muito inovador, mas tudo o que faz, faz perfeitamente.
Entre trocas, compras, IP de Star Wars, itens colecionáveis incríveis, jogo organizado competitivo/casual avançado e suporte multijogador,
Star Wars: Unlimited tem lugar para todos.
Não creio que o jogo convença as pessoas que odeiam o modelo TCG, apesar de algumas concessões, continuará a ser um jogo caro.
No entanto, se deseja jogar de maneira muito casual, sem se perder no hobby dos jogos de cartas colecionáveis, comprar o conjunto inicial apenas para jogar com seus entes queridos é uma maneira totalmente válida e divertida de jogar. O conjunto inicial é uma experiência verdadeiramente autossuficiente.
É fácil ser cético em relação à FFG pelos seus erros anteriores, mas desde que aprenda as lições certas e tome medidas para evitá-las, acho que a experiência de fracassos anteriores é um ponto forte e não uma fraqueza. Com o
Star Wars: Unlimited, a FFG mostra que aprendeu as lições e está tomando todas as medidas certas para corrigir o que contribuiu para a morte de seus jogos no passado.
Minha classificação final para o jogo é: 9/10
Se eu tivesse que avaliar este jogo de acordo com como me sinto sobre ele, eu o teria avaliado como 10/10, é meu TCG favorito no mercado e irei jogá-lo no futuro. Mas objetivamente não consigo dar a pontuação perfeita para um jogo que tem arte mediana e não inova de forma significativa.
Não acredite apenas na minha palavra!
Por mais que eu queira ser exaustivo nesta revisão, nada superará sua experiência pessoal. O melhor conselho que posso dar é não acredite apenas na minha palavra e experimente o jogo você mesmo.
Felizmente, o jogo é fácil e rápido o suficiente para que valha a pena tentar antes de comprar.
Aqui estão três maneiras de experimentar o jogo:
- Existe um programa online feito por fãs chamado Felt Table que permite que jogue de graça contra uma IA. É fácil e uma maneira perfeita de experimentar o básico do jogo.
- Se quiser ir um pouco mais longe, vale a pena experimentar o jogo contra um humano, para isso pode experimentar o jogo contra um amigo no Tabletop Simulator.
Obviamente, a melhor maneira de experimentar o jogo é simplesmente participar de eventos ou fazer uma visita em uma loja de jogos local. Isso não apenas permitirá que jogue o jogo de verdade, mas também poderá ver o quão popular ele é em sua área. A cereja do bolo: se você não gosta do jogo, o kit de pré-lançamento contém boosters e promoções exclusivas que podem ser facilmente vendidas para recuperar parte do seu dinheiro.
Parabéns por chegar ao final desta revisão. Agora você tem todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada sobre se este jogo é para você ou não.
Obrigado e até a próxima!
Por Pierre le masson
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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