Ovatsug Rednal::
Lá vou eu ter que fazer as vezes de advogado do diabo da conclave. na real nem é isso. eu sou um que pretende vender ou devolver o jogo.. tô mais pra fazendo as vezes de advogado do mano que criou o tópico.
é engraçado que logo você cobre transparência rs. Você não tem foto de perfil, não tem nenhuma informação no perfil sobre sua cidade ou estado, não tem sua lista de jogos ou as partidas que participou. Tudo teu é privado. O mano que criou o tópico não é obrigado a responder você nem aqui e nem em tópico nenhum. Você NÃO É um apoiador. Na real, não dá nem pra saber se realmente joga jogos, por que geralmente o que faz, são textões atacando, ou discordando inclusive de gente que manja mais, tipo uma vez que tava discutindo com um advogado sobre leis, o cara trazendo um monte de acórdão e coisas do tipo e você continuou defendendo sua opinião sem embasamento nenhum. só repense um pouco a forma como vc age com os outros.
1 - o único lugar que a conclave tem que responder é nos canais ofíciais. ponto. isso não é defender, é falar o óbvio. MESMO ASSIM, o Cuty se dispôs a participar do grupo de whatsapp que estão vários dos apoiadores revoltados e a responder um por um por lá. vc não está no grupo, por que não é apoiador. a única coisa que o cara pediu, e é muito justo, é que o povo não fosse no privado xingar ele, ou ameaçar de morte (segundo ele, recebeu ameaças e sinceramente não duvido) e que também não ficassem ligando já que ele ia usar o telefone pessoal pra entrar no grupo. a COMUNIDADE decidiu que não tinha como garantir isso, que sempre tem os idiotas e aí escolhemos juntos criar um grupo de ADMS, alguns influencers que se dispuseram a ajudar e o Cuty. assim os adms apoiadores passariam nossas demandas e devolveria as respostas. então a empresa foi bem transparente nesse sentido.
NÃO ESTOU PASSANDO PANO. só falando que de boa, vc não pode reclamar. o fato da informação não ter chego pra vc, e que ninguém quer te falar isso, não significa que não veio. você não é o paladino defensor dos boardgamers.
2 e 3 - a conclave não é séria. fez um monte de cagada. provavelmente essa arrumação vai demorar um ano, igual foi o nemesis. mas ai, não tem como negar, eles responderam e se dispuseram a arrumar. se não falam nada, vc estaria reclamando. se falam, vc reclama por que quer que os caras deem prova que dessa vez é verdade. vc não precisa das provas, vc não é apoiador. quem precisa somos nós. eu no caso acho que vão fazer mas que vai demorar mais do que eu pretendo esperar.
e de boa, não tem ninguém defendendo seriedade de empresa. o que eu tenho de certeza é que ninguém entra nessas pra fazer merda. podem ser amadores, relapsos. a explicação do que aconteceu - embora eles ainda não saibam direito - é amadora sim. ainda assim me recuso a acreditar que uma empresa com 20 anos, vai escolher se estressar propositadamente e se queimar. eles só são ruins no que fazem. mas dai a ser maldosos e de propósito, óbvio que não. inclusive eles explicaram sobre a revisão. óbvio que vc não vai acreditar e na real não tenho que falar. quem tem que saber, os apoiadores, já sabem pois todos os áudios estão em vários grupos de whatsapp. inclusive mais um motivo pra eu achar que você não joga, já que com certeza se estivesse em pelo menos um grupo de board, teria ouvido os áudios.
em relação a tradução.. mano, é igual vc falando das leis, você não manja. eles nao tem que "provar" nada. qualquer um que acompanhe cultura nerd, sabe como funciona. existem sim manuais de tradução principalmente de produtos multimidia. ou você acha que não tem regras da warner pra chamar os muggles de trouxa não importa a midia em que harry potter apareça? Witcher tem livros, séries, jogos.. não estou defendendo a tradução porca, mas é óbvio que alguns dos nomes vão ficar do jeito que foram lançados antes.. tipo a plotka que no game se chama carpeado.
e nada do que falei é defesa da conclave. é só o fato que você realmente só sabe falar mal, incitar as pessoas, brigar.. mas nunca dá realmente as caras de quem você é. ai tú chama o cara de cínico, fala em desfacatez, desrespeito com o mano que só trouxe as informações por que VOCE, que não apoioou e NÃO COMPRA jogo nenhum faz tempo, não sabe.
por fim, você NÃO REPRESENTA a comunidade boardgamer, pra dizer que não apenas você, mas "toda a comunidade" aguarda a resposta.
esse teu comentário, foi literalmente pegar o bonde andando e não apenas sentar na janelinha, como fazer coco pelo vagão todo até tentar sentar na janelinha, já que o cara só trouxe as informações pros poucos apoiadores que não estavam no grupo.
Caro
Ovatsug Rednal
Com todo o respeito, é no mínimo estranho que você diga que eu não revelo nada a meu respeito, e no entanto você sabe tanta coisa sobre a minha pessoa. Isso deixa no ar alguns questionamentos. Não passa pela sua cabeça que eu posso ser uma pessoa que preza pela minha privacidade, e por questão de segurança não queira divulgar dados pessoais na internet, porque nunca se sabe quem pode acessá-los? Como é que eu posso me esconder se eu uso o meu nome no meu perfil, ao invés de um pseudônimo como a grande maioria das pessoas faz? Como você sabe se eu sou, ou não sou advogado, ou qual a minha profissão? Como você sabe se eu jogo, ou não jogo, ou que eu entendo ou não entendo de boards games? Como você pode afirmar com certeza que eu não apoiei o Old World? Só porque eu não estou no grupo do whatsapp, porque eu não uso whatsapp, quer dizer que eu não apoiei o jogo, é isso? E independente de ter apoiado ou não o jogo, de onde você tirou que essa é uma condição sine qua non, para opinar sobre ele? Em vista disso tudo, para alguém que diz não saber quase nada sobre mim, você presume muita coisa.
O seu problema comigo, porque eu sinceramente nem lhe conheço o suficiente para ter problema consigo, é que eu citei os amigos de sócios de editora em outro comentário. E aí você se doeu, porque é amigo do pessoal da Mosaico, uma empresa que eu sempre critiquei, por anunciar jogos e abandonar sem dar explicações. Você pode achar isso correto, anunciar o jogo e não dar mais satisfações, mas eu não concordo com isso, só que como quem tem essa postura são os seus amigos, então é compreensível que você os defenda com unhas e dentes.
Mas voltando ao caso da Conclave e do Old World, o que eu disse, e que não fui apenas eu foi o seguinte:
1 - A Conclave fez o financiamento do Old World, atrasou anos e não deu notícia nenhuma.
2 - Quando a coisa ficou feia, a Conclave inventou uma desculpa esfarrapada tentando jogar a culpa na fábrica chinesa que teria mudado o formato do arquivo e a paleta de cores, o que foi prontamente desmentido pela editora responsável pela tiragem mundial.
3 - Quando o jogo finalmente chegou, verificou-se que ele está totalmente errado e com erros grosseiros, o que demonstra que não houve nenhuma revisão do material. Antes de rodar, a fábrica manda uma prova para a empresa, e o que a GO ON falou era para não mexer na tradução de alguns nomes, e isso obviamente não implica em rodar tokens que não combinam com o mapa porque o mapa foi alterado. Mas essa é uma das "desculpas" que a editora está dando.
4 - Depois de esperar anos, e receber o jogo todo cagado, os apoiadores ainda terão de esperar meses, e que sabe até mais um ano para poderem jogar um jogo, que inclusive já perdeu muito do seu apelo e relevância e ocupa a posição #382 no BGG. Em outras palavras ele quase não está entre os quatrocentos melhores board games, o que é muito estranho para um jogo que algumas pessoas defendem ser uma verdadeira maravilha.
5 - Nem mesmo os erros apontados pela comunidade anos atrás foram corrigidos, o que claramente indica que a Conclave mandou rodar o jogo de qualquer jeito. Isso obviamente não quer dizer que a Conclave errou de propósito, mas sim que eles realmente são ruins naquilo que se propõem a fazer, como você mesmo disse. Só que isso vai totalmente de encontro com uma empresa que se diz séria, com vinte anos de experiência.
6 - Mesmo depois de toda essa lambança, a Conclave que alguns defendem ser uma empresa séria e que preza por seus apoiadores se pronunciou no sentido de que só devolverá 80% dos apoiadores que quiserem devolver o jogo.
Agora, se algumas das coisa que eu falei aí em cima a respeito desse fiasco que foi o financiamento coletivo do Old World pela Conclave estiver errado, eu peço que você me mostre onde está o meu erro.
Outra coisa que eu gostaria de deixar claro e sempre falo tanto nos meus textos quanto nos meus comentários, é que eu escrevo com base na minha opinião pessoal, e que as opiniões contrárias devem ser respeitadas, mesmo que não se concorde com elas. Claro que eu sou um crítico duro com as editoras, inclusive a dos seus amigos, mas se elas não errassem tanto, eu não seria tão contundente, até porque não haveria necessidade. Então eu não me coloco na posição de defensores dos board gamers, mas apenas na posição de quem sabe uma coisinha ou outra sobre jogos, e gosta de dar a sua opinião.
Nesse caso do Old World, eu acho que o procedimento da Conclave foi imperdoável e que todas as pessoas deveriam sim devolver o jogo e exigir o dinheiro de volta. E isso, nem que seja para a editora entender, que não se pode tratar seus apoiadores como ela fez, nem abusar dos erros estratégicos que ela cometeu e mesmo assim sair impune. É preciso destacar também que as pessoas estão tratando essa inciativa da Conclave de resolver o problema do jogo que elas próprias criaram como se fosse um grande mérito, e com isso fosse prova de um grande comprometimentos com seus apoiadores. E aí fica a questão, onde estava esse comprometimento quando a Conclave mentiu a respeito dos atrasos? Onde estava esse comprometimento da Conclave quando o jogo atrasou anos, sem nenhum posicionamento real da situação do projeto, em respeito as apoiadores? Onde está o comprometimento e respeito da Conclave, com seus apoiadores, com essa história de só reembolsar 80% do valor pago a quem quiser devolver o jogo? Isso por si só já é motivo para que a Conclave não tenha mais, absolutamente nenhuma credibilidade, por isso eu acho que as pessoas que decidirem manter suas cópias, ao invés de devolver e pedir o reembolso, não deveriam fazer isso, porque na minha opinião isso é referendar um comportamento totalmente inaceitável por parte da editora.
Quanto a dizer que eu só sei falar mal, que eu só incito as pessoas, como se eu não acrescentasse nada de positivo ao Ludopedia, você me perdoe, e eu não queria falar nisso para não parecer metido, convencido e pedante, o que eu não sou, mas a quantidade de visualizações e principalmente de curtidas nos meus textos falam por si. E quanto a dizer que eu não dou as caras de quem eu realmente sou, mais uma vez você me perdoe por discordar, mas como eu disse antes, o meu cadastro aqui no Ludopedia é o meu próprio nome. Eu imagino que você talvez quisesse que eu também te informasse o meu CPF, meu RG, meu endereço, minha conta bancária, e se eu prefiro praia ou montanha, para saber quem eu realmente sou, mas isso, infelizmente eu vou ficar te devendo, e espero que você compreenda.
Por fim, eu acho que você deveria ficar brabo é com a Conclave que te lesou, e não comigo, que nem lhe conheço, e nunca lhe fiz mal algum, mas se é assim que você pensa e acha que tem de agir, paciência, eu não posso fazer nada além de lamentar.
Atenciosamente.
Iuri Buscácio