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  2. Geral
  3. Porque os preços dos jogos estão tão caros?

Porque os preços dos jogos estão tão caros?

  • dharrebola
    916 mensagens MD
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    dharrebola08/06/24 21:16
    dharrebola » 08/06/24 21:16

    christian1985::Inflação, sozinha, não explica o problema. Faz parte sim, mas tem outros fatores. Vou dar um exemplo prático. 

    2021 comprei uma cópia de arkham horror 3rd ed por 349,00

    2023 o jogo foi relançado por 599,00

    Na data de hoje há cópias por 449,00

    Em todos os casos, cópias lacradas.

    Inflação explica o preço atual em relação à 2021. Mas, o que diabos aconteceu em 2023? (Pergunta retórica)

    Promofão?

    1
  • excluido_12139
    214 mensagens MD
    avatar
    excluido_1213908/06/24 22:02
    excluido_12139 » 08/06/24 22:02

    dharrebola::
    christian1985::Inflação, sozinha, não explica o problema. Faz parte sim, mas tem outros fatores. Vou dar um exemplo prático. 

    2021 comprei uma cópia de arkham horror 3rd ed por 349,00

    2023 o jogo foi relançado por 599,00

    Na data de hoje há cópias por 449,00

    Em todos os casos, cópias lacradas.

    Inflação explica o preço atual em relação à 2021. Mas, o que diabos aconteceu em 2023? (Pergunta retórica)

    Promofão?

    Pode ser promofão ou pode ser apenas o preço justo em produtos possivelmente danificados.
    Além disso, não é só um lugar vendendo a esse valor.

    1
  • Ketteiopex
    34 mensagens MD
    avatar
    Ketteiopex09/06/24 07:34
    Ketteiopex » 09/06/24 07:34

    ricardogomesmed::Você está em uma comunidade de BG, o que faz com que as pessoas aqui entendam de BG, mas não necessariamente de Economia. Alimentação está mais caro, moradia está mais cara, educação está mais cara, carro está mais caro. O preço final dos jogos passará sim por tiragem, margem de lucro da editora, do lojista, preço do dólar, do papel e etc. Mas, se quer achar o verdadeiro culpado, a resposta pra sua pergunta se chama inflação. É bem comum os veteranos compararem os preços dos jogos de 10 ou 15 anos atrás com os de atualmente e bradarem "É um absurdo!" e, de fato, é! Mas sempre que presencio esse tipo de discussão costumo perguntar "o que foi que não subiu muito em nosso país nesse mesmo periodo?". Achar um bode expiatório dentro do minúsculo mercado de boardgames é mais fácil e quase intuitivo se você não entende o conceito de inflação/expansão monetária. Nesse mesmo tópico já está acontecendo isso. O problema é que isso não é a resposta correta e não aponta os verdadeiros culpados. Enquanto isso, vejo a comunidade de boardgames, composta em sua maioria de pessoas super inteligentes, completamente cega e alheia ao grande cerne da questão. A economia do país é a resposta. O Brasil nunca teve uma economia forte. Sempre fomos um país de inflação alta. E os culpados por isso? A cada 4 anos pedem votos pra todos nós...

    PS: Conto com o discernimento de todos vocês no entendimento e na sabedoria de evitar que isso descambe pra uma briga de torcida de futebol.

    Forte abraço a todos! 




    Meu querido que belíssima resposta de alto nível!!!!!! Nossa!!!!

    4
  • fantafanta
    582 mensagens MD
    avatar
    fantafanta09/06/24 08:23
    fantafanta » 09/06/24 08:23

    ricardogomesmed::Você está em uma comunidade de BG, o que faz com que as pessoas aqui entendam de BG, mas não necessariamente de Economia. Alimentação está mais caro, moradia está mais cara, educação está mais cara, carro está mais caro. O preço final dos jogos passará sim por tiragem, margem de lucro da editora, do lojista, preço do dólar, do papel e etc. Mas, se quer achar o verdadeiro culpado, a resposta pra sua pergunta se chama inflação.

    Muito bem! hehehe

    2
  • fabiomoon007
    258 mensagens MD
    avatar
    fabiomoon00709/06/24 09:52
    fabiomoon007 » 09/06/24 09:52

    ricardogomesmed::Você está em uma comunidade de BG, o que faz com que as pessoas aqui entendam de BG, mas não necessariamente de Economia. Alimentação está mais caro, moradia está mais cara, educação está mais cara, carro está mais caro. O preço final dos jogos passará sim por tiragem, margem de lucro da editora, do lojista, preço do dólar, do papel e etc. Mas, se quer achar o verdadeiro culpado, a resposta pra sua pergunta se chama inflação. É bem comum os veteranos compararem os preços dos jogos de 10 ou 15 anos atrás com os de atualmente e bradarem "É um absurdo!" e, de fato, é! Mas sempre que presencio esse tipo de discussão costumo perguntar "o que foi que não subiu muito em nosso país nesse mesmo periodo?". Achar um bode expiatório dentro do minúsculo mercado de boardgames é mais fácil e quase intuitivo se você não entende o conceito de inflação/expansão monetária. Nesse mesmo tópico já está acontecendo isso. O problema é que isso não é a resposta correta e não aponta os verdadeiros culpados. Enquanto isso, vejo a comunidade de boardgames, composta em sua maioria de pessoas super inteligentes, completamente cega e alheia ao grande cerne da questão. A economia do país é a resposta. O Brasil nunca teve uma economia forte. Sempre fomos um país de inflação alta. E os culpados por isso? A cada 4 anos pedem votos pra todos nós...

    PS: Conto com o discernimento de todos vocês no entendimento e na sabedoria de evitar que isso descambe pra uma briga de torcida de futebol.

    Forte abraço a todos! 

    Pode explicar mais detalhadamente, por favor?

    Assim como a maioria aqui, não sou economista. 

    O meu palpite a 2 centavos eh que se a gente se basear na inflação interna para explicar o atual estado dos preços dos jogos, temos que considerar que praticamente todos os jogos são mportados.

    Então suponho que não devemos considerar a variação de custos dos insumos para a produção deles com base no nosso cenário interno. Ressalto isso pq se fosse o contrário, acho que teríamos que olhar com muito foco na variação de custos desses insumos específicos. 

    Então após chegarem no país, as editoras terão gastos semelhante aos da maioria das outras empresas, envolvendo armazenamento, transporte e custos administrativos. 

    Sendo assim, suponho que a gente possa usar o IPCA como parâmetro para o preço final. 
    Como o IPCA acumulado dos últimos 12 meses ficou abaixo de 4% como explicar uma alta tão grande em alguns títulos, como um colega acima citou?

    3
  • ricardogomesmed
    7 mensagens MD
    avatar
    ricardogomesmed09/06/24 11:49
    ricardogomesmed » 09/06/24 11:49

    fabiomoon007::
    ricardogomesmed:::Você está em uma comunidade de BG, o que faz com que as pessoas aqui entendam de BG, mas não necessariamente de Economia. Alimentação está mais caro, moradia está mais cara, educação está mais cara, carro está mais caro. O preço final dos jogos passará sim por tiragem, margem de lucro da editora, do lojista, preço do dólar, do papel e etc. Mas, se quer achar o verdadeiro culpado, a resposta pra sua pergunta se chama inflação. É bem comum os veteranos compararem os preços dos jogos de 10 ou 15 anos atrás com os de atualmente e bradarem "É um absurdo!" e, de fato, é! Mas sempre que presencio esse tipo de discussão costumo perguntar "o que foi que não subiu muito em nosso país nesse mesmo periodo?". Achar um bode expiatório dentro do minúsculo mercado de boardgames é mais fácil e quase intuitivo se você não entende o conceito de inflação/expansão monetária. Nesse mesmo tópico já está acontecendo isso. O problema é que isso não é a resposta correta e não aponta os verdadeiros culpados. Enquanto isso, vejo a comunidade de boardgames, composta em sua maioria de pessoas super inteligentes, completamente cega e alheia ao grande cerne da questão. A economia do país é a resposta. O Brasil nunca teve uma economia forte. Sempre fomos um país de inflação alta. E os culpados por isso? A cada 4 anos pedem votos pra todos nós...

    PS: Conto com o discernimento de todos vocês no entendimento e na sabedoria de evitar que isso descambe pra uma briga de torcida de futebol.

    Forte abraço a todos! 


    Pode explicar mais detalhadamente, por favor?

    Assim como a maioria aqui, não sou economista. 

    O meu palpite a 2 centavos eh que se a gente se basear na inflação interna para explicar o atual estado dos preços dos jogos, temos que considerar que praticamente todos os jogos são mportados.

    Então suponho que não devemos considerar a variação de custos dos insumos para a produção deles com base no nosso cenário interno. Ressalto isso pq se fosse o contrário, acho que teríamos que olhar com muito foco na variação de custos desses insumos específicos. 

    Então após chegarem no país, as editoras terão gastos semelhante aos da maioria das outras empresas, envolvendo armazenamento, transporte e custos administrativos. 

    Sendo assim, suponho que a gente possa usar o IPCA como parâmetro para o preço final. 
    Como o IPCA acumulado dos últimos 12 meses ficou abaixo de 4% como explicar uma alta tão grande em alguns títulos, como um colega acima citou?

    Claro, amigo!
    Primeiro, me deixe esclarecer que também não sou economista,mas um entusiasta do assunto.
    Em seguida, vamos definir os termos corretamente. Inflação,na verdade, significa expansão da base monetária. Ou seja, digamos que se a gente fosse somar todos os Reais que existem no mundo e chegasse a quantia de 2 trilhões e que no mês seguinte somássemos novamente e o valor tenha subido para 2,2 trilhões a Inflação nesse período foi de 10%. O que vemos na rua e na mídia com o nome de Inflação é mais corretamente chamado de "aumento de preço", de forma que não existe "Inflação do leite", "Inflação do arroz", mas sim aumento do preço destes produtos. Em suma, a Inflação leva ao aumento dos preços em um segundo momento. 

    Agora, vamos resumir todos os bens de um país (automóveis, imóveis, PCs, BGs, obras de arte, tudo que puder imaginar) ,para efeitos didáticos, a bananas. Digamos, que um país possua um total de 100 bananas e um total de 100 reais circulantes. Se esse país mantiver constante o seu número de bananas,mas imprimir mais dinheiro (gerar inflação) em 100% ficaremos com um panorama de que haverá 100 bananas e 200 reais circulantes. Qual a consequência desse segundo cenário? Ora, se agora há o dobro de dinheiro,mas o mesmo tanto de bananas, estas ficaram mais escassas e passarão a custar 2 reais a unidade.E porque um Governo imprimiria mais moeda? Em geral, para honrar suas dívidas. Sempre que há um desequilíbrio fiscal (o Governo gasta mais do que arrecada) é gerado um déficit que muito costumeiramente é coberto simplesmente gerando mais dinheiro do nada,ou gerando inflação. Índices como IPCA, IGPM,Etc dão um norte para esses aumentos em geral. Mas mesmo eles não refletem a brutalidade do Sistema.
     Países como o nosso costumam Ter uma produção de bens estagnada ou com crescimento pífio de forma que o número de bananas permanece relativamente constante. Mas só por curiosidade, pesquise no Google sobre aumento de base monetária aqui no Brasil e você vai ver que o valor é muito mais alto que o IPCA. 
    Isso explica, muito grosseiramente, porque está tudo sempre subindo de preço. Com relação ao exemplo do colega o que houve é que ele comprou o produto em impressões diferentes. O valor sofreu influência da inflação e da oferta e demanda. Embora assim que um jogo chegue ao mercado sua oferta seja grande, a sua demanda (hype) também é. De forma que o Mercado se equilibre automaticamente e mantenha preços mais altos enquanto a demanda for alta e preços mais baixos enquanto a demanda for baixa. Isso não é exclusividade dos BGS. Acontece com livros, jogos eletrônicos, moda...Poderíamos dizer que, nesse caso, a Inflação foi o principal fator atuante no preço a longo prazo e a curva de oferta e demanda a curto prazo.
    Agora, o que aconteceria se produzíssemos mais bananas e mantivéssemos constante a quantidade de reais? O preço das bananas caíria!!!O que vejo aqui na comunidade é o pessoal atacando os produtores de banana e simplesmente não reconhecendo que o culpado são os donos da impressora de Reais.
    Espero ter sido minimamente claro. Um abraço!

    1
  • fabiomoon007
    258 mensagens MD
    avatar
    fabiomoon00710/06/24 11:33
    fabiomoon007 » 10/06/24 11:33

    ricardogomesmed::Claro, amigo!
    Primeiro, me deixe esclarecer que também não sou economista,mas um entusiasta do assunto.
    Em seguida, vamos definir os termos corretamente. Inflação,na verdade, significa expansão da base monetária. Ou seja, digamos que se a gente fosse somar todos os Reais que existem no mundo e chegasse a quantia de 2 trilhões e que no mês seguinte somássemos novamente e o valor tenha subido para 2,2 trilhões a Inflação nesse período foi de 10%. O que vemos na rua e na mídia com o nome de Inflação é mais corretamente chamado de "aumento de preço", de forma que não existe "Inflação do leite", "Inflação do arroz", mas sim aumento do preço destes produtos. Em suma, a Inflação leva ao aumento dos preços em um segundo momento. 

    Agora, vamos resumir todos os bens de um país (automóveis, imóveis, PCs, BGs, obras de arte, tudo que puder imaginar) ,para efeitos didáticos, a bananas. Digamos, que um país possua um total de 100 bananas e um total de 100 reais circulantes. Se esse país mantiver constante o seu número de bananas,mas imprimir mais dinheiro (gerar inflação) em 100% ficaremos com um panorama de que haverá 100 bananas e 200 reais circulantes. Qual a consequência desse segundo cenário? Ora, se agora há o dobro de dinheiro,mas o mesmo tanto de bananas, estas ficaram mais escassas e passarão a custar 2 reais a unidade.E porque um Governo imprimiria mais moeda? Em geral, para honrar suas dívidas. Sempre que há um desequilíbrio fiscal (o Governo gasta mais do que arrecada) é gerado um déficit que muito costumeiramente é coberto simplesmente gerando mais dinheiro do nada,ou gerando inflação. Índices como IPCA, IGPM,Etc dão um norte para esses aumentos em geral. Mas mesmo eles não refletem a brutalidade do Sistema.
     Países como o nosso costumam Ter uma produção de bens estagnada ou com crescimento pífio de forma que o número de bananas permanece relativamente constante. Mas só por curiosidade, pesquise no Google sobre aumento de base monetária aqui no Brasil e você vai ver que o valor é muito mais alto que o IPCA. 
    Isso explica, muito grosseiramente, porque está tudo sempre subindo de preço. Com relação ao exemplo do colega o que houve é que ele comprou o produto em impressões diferentes. O valor sofreu influência da inflação e da oferta e demanda. Embora assim que um jogo chegue ao mercado sua oferta seja grande, a sua demanda (hype) também é. De forma que o Mercado se equilibre automaticamente e mantenha preços mais altos enquanto a demanda for alta e preços mais baixos enquanto a demanda for baixa. Isso não é exclusividade dos BGS. Acontece com livros, jogos eletrônicos, moda...Poderíamos dizer que, nesse caso, a Inflação foi o principal fator atuante no preço a longo prazo e a curva de oferta e demanda a curto prazo.
    Agora, o que aconteceria se produzíssemos mais bananas e mantivéssemos constante a quantidade de reais? O preço das bananas caíria!!!O que vejo aqui na comunidade é o pessoal atacando os produtores de banana e simplesmente não reconhecendo que o culpado são os donos da impressora de Reais.
    Espero ter sido minimamente claro. Um abraço!

    Ricardo, antes de tudo, obrigado pelo seu tempo e pela explicação!
    Aceitei sua sugestão de pesquisar sobre a variação da base monetária e compilei os seguintes dados com base nas informações divulgadas no site do BC:
    2018 a 2019 = 5,7% ↑
    2019 a 2020 = 20,35% ↑
    2020 a 2021 = 14,13% ↑
    2021 a 2022 = 5,47% ↓
    2022 a 2023 = 3,27% ↑
    2023 a 2024 = 0,97% ↓

    De 2014 a 2019, a base monetária aumentou 26%.
    De 2020 a 2024, a base monetária aumentou 31%

    Então dá pra ver que de 2019 pra cá, tivemos um aumento da base monetária mais acelerado que entre 2014 e 2019.
    Considerando a sua explicação sobre a relação entre base monetária e aumento de preços, de fato parece fazer sentido que os aumentos ocorridos de 2019 pra cá sejam mais acentuados.

    Voltando aos BGs, me corrija se entendi errado: para que os aumentos de preços fossem proporcionais à desvalorização da moeda, as editoras teriam que aumentar bastante a quantidade de unidades colocadas à venda, correto?

    Contudo, como alguém já comentou aí em cima, ao invés das editoras aumentarem a quantidade de unidades de cada jogo, elas passaram a aumentar a quantidade de títulos lançados.

    Aí eu te pergunto: o aumento da quantidade de títulos lançados não tem que ser entendido como um aumento da oferta? Se sim, isso não deveria forçar os preços para baixo?

    Ou pode ser que mesmo o aumento da quantidade de títulos não tenha sido o suficiente para resultar em um aumento generalizado menos agressivo já que a demanda é alta?

    1
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Porque os preços dos jogos estão tão caros?
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