Stupor Mundi (Nestore Mangone, 2025)
Estamos no Sacro Império Romano-Germânico do século XII. Frederico II é o Imperador e nós somos vassalos dele. Precisaremos desenvolver nossos domínios e conseguir aliados para conseguir prestígio. O tema não me atraiu em nada e não acho que ele tenha grande pertinência no jogo afora os elementos que compõem a excelente presença de mesa. O foco sem dúvida está nas mecânicas, vamos a elas.
É um eurão italiano de peso médio. Sua principal mecânica é a seleção de ações, mas também tem construção de motor, construção de baralho, gestão de recursos e comprimento de contratos. O seu turno é dividido em duas partes. Na primeira você definirá o deslocamento do seu barco e na segunda escolherá uma carta para fazer uma ação.
O tabuleiro principal tem 5 cidades dispostas de forma circular. Você começará o jogo com um barco em Roma. No início do seu turno você decidirá em qual cidade o seu barco ficará. Se ele ficar parado ou se fizer um avanço no sentido horário, não é necessário pagar nada. Cada novo avanço custa uma moeda. A cidade que você parar terá relação com algumas das ações disponíveis.
A seleção de ações utiliza uma carta da sua mão e um espaço de recebimento de carta no seu tabuleiro pessoal. Você começará o jogo com um baralho de 10 cartas (8 são iguais para todos e 2 assimétricas) que deverão ser embaralhadas. 5 delas vão para a sua mão. O seu tabuleiro pessoal começa com 5 espaços para receber cartas, cada um ligada a 1 ou 2 ações. Ao baixar uma carta você poderá escolher deixá-la virada para cima, o que ativará o efeito dela e ignorará os efeitos do tabuleiro. Caso escolha deixar a carta virada para baixo o efeito dela será ignorado, mas você poderá fazer uma ação ligada ao local escolhido. Simplificadamente os efeitos são:
- ganhar recursos;
- melhorar especialista. Você começa o jogo com 3 especialistas. Existem 3 trilhas que eles podem avançar. Você ganhará o efeito da casa onde os seus especialistas estiverem. Em geral é desconto ou ganho de pontos ligados a uma ação.
- fazer comércio. Cada cidade tem uma demanda de compra ou outra de venda, o que permitirá que você troque recursos e moedas.
- construir torres, muros e fortalezas. Torres abrem espaços para conseguir aliados. Muros aumentam o seu estoque de recursos. O conjunto de um muro protegido com duas torres lhe dará uma renda de final de rodada. Existem 3 fortalezas com os seguintes efeitos: começar a rodada com duas cartas a mais; permitir que você faça as duas ações do tabuleiro pessoal quando usar a carta virada para baixo; e abrir o 6º espaço de recebimento de cartas no tabuleiro pessoal.
- ganhar aliados. Cada cidade tem aliados ligados a ela. Você poderá contratar um de onde o seu navio está desde que tenha lugar para ele pagando os custos. O aliado lhe dará uma pontuação no final da rodada.
- comprar cartas. Cada cidade tem cartas ligadas a ela. Você poderá comprar uma pagando os custos. O efeito da carta comprada é ativado imediatamente e ela vai para a sua mão. Os efeitos são melhores que os das cartas iniciais.
Alguns locais de recebimento de construção ou de aliado permitem que você faça um decreto. Além de ganhar um prêmio (moeda, recurso ou ponto de vitória), o decreto permitirá que você manipule o tabuleiro do Frederico, colocando ou retirando elementos dele.
No final da rodada, quando você já tiver ocupado todos os seus locais de recebimento de cartas, você ganhará a renda proporcionada pelos muros + torres e os pontos de vitória dos aliados. Cada aliado lhe dará pelo menos 1 PV. Caso você cumpra o requisito dele, ele lhe dará +2 PV. Os aliados fiéis a Frederico pedirão que certa meta no tabuleiro dele seja atingida. Os traidores pedirão que você vença Frederico em determinado critério.
Veredito
Eu cheguei neste jogo com a expectativa alta. Eu gosto de outros jogos do autor (Darwin’s Voyage e Autobahn), e esperava que esse fosse parecido. Não é. O peso é consideravelmente menor, parecido com o Newton, que também é dele, mas que eu não aprecio tanto. Passada essa frustração, eu gostei da partida, achei bem interessante. Mas nas partidas seguintes o brilho inicial foi diminuindo. Achei que ficou um tanto repetitivo. O jogo teve uma ótima campanha de financiamento na qual já se pode comprar 2 expansões. Não tive acesso a elas, talvez resolvam esse problema.
Stupor Mundi está disponível no
BGA, recomendo muito que conheçam. A Mosaico participou da campanha de financiamento, mas não sei se trará de outra forma.
_______________________

Gosta de ação e fantasia? Leia
Tramas do Tempo.
Também está disponível no
Kindle.