Quando falamos em um jogo de corrida, a primeira coisa que vem a cabeça são jogos com temática de carros como Heat e Rallyman GT. Jogos que o objetivo consiste em chegar primeiro na linha de chegada antes dos demais oponentes. Inegavelmente, tais jogos são de corrida, tanto na temática como mecânicamente voltados para atingir determinado objetivo primeiro.
Entretanto, existem inúmeros jogos que não possuem uma temática de corrida, mas ainda assim são jogos de corrida mecanicamente. Jogos como Splendor e Euphoria, por exemplo, têm uma quantidade de turnos "infinita" até que um jogador alcance a pontuação necessária para encerrar e ganhar o jogo. Dessa forma, a estratégia do jogo se baseia em como eu alcanço essa pontuação o mais rápido possível, o que não deixa de ser uma corrida, por mais que o tema não gire em torno de uma pista e uma linha de chegada.
Agora entrando no ponto mais "polêmico", eu já estive em alguns debates que percebi algumas pessoas não compreendendo a ideia que Scythe também é um exemplo de um jogo de corrida. Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não sou um especialista em Scythe, apesar de ser um jogo que eu goste de estudar bastante. Por conta disso, estou fundamentando muito minha opinião com base no jogador FOMOF, um dos melhores jogadores de Scythe do mundo e que possui um conteúdo muito bom no YouTube.
A primeira indagação surge a partir do momento que terminar o jogo, teoricamente, não é uma condição de vitória no Scythe, assim como em outros jogos citados. A condição de vitória do jogo é quem tiver mais dinheiro (pontos de vitória) o que permite que o jogador que reivindique a sexta estrela não ganhe o jogo. Porém, é preciso entender como o jogo é jogado no mais alto nível possível para compreender porque essa última afirmação é uma grande exceção.
Os jogadores de Scythe perceberam que rushar o jogo, ou seja, tentar ganhar sua 6ª estrela o mais rápido possível garantia a vitória praticamente sempre. Para se ter uma ideia, como curiosidade, as duas combinações banidas em Scythe foram banidas porque conseguiam terminar o jogo em 17/18 turnos consistentemente, enquanto que o designer afirmou ter pensado o jogo para durar 20 turnos. Hoje em dia, uma partida com jogadores experientes dura cerca de 13 a 17 turnos com a maioria das combinações e com as combinações mais fortes é possível acabar o jogo em 11 ou 12 turnos.
Dessa forma, é visto inclusive o quão forte é rushar o fim do jogo que certos aspectos do jogo, como população, que é uma estratégia de longo prazo, são completamente ignorados, não sendo incomum ganhar uma partida de Scythe com 0 de população. Existe inclusive uma ordem ideal de estrelas a ser buscada, por serem as estrelas mais rápidas de serem obtidas, essa ordem seria TRABALHADORES, ALISTAMENTOS, MECHS, OBJETIVO, COMBATE E COMBATE.
As raras situações, em uma partida com jogadores experientes, em que o jogador que reivindica sua 6ª estrela não ganha são em eventuais estratégias de "Stall" que visam prolongar o jogo. Entretanto, é importante salientar que essas estratégias são consideradas inferiores e muito situacionais em relação as estratégias de corrida. Percebe-se então, que esse cenário é uma exceção rara a regra e é uma estratégia extremamente difícil de ser executada.
Além disso, é importante compreender o porquê as estratégias de corrida são dominantes. Primeiro, estrelas são umas das 3 principais fontes de pontos no jogo, se você tem 6 e os outros jogadores não chegaram a 4, você já criou uma vantagem de pontuação. Segundo, o processo para alcançar as estrelas gera pontos conforme você executa, construir um mech gera moedas por exemplo. Por fim, ao reivindicar a sua última estrela, você dá o ponto final da partida, algo que está totalmente no seu controle. Ao terminar o jogo, você basicamente indica que você fez tudo que você tinha que fazer naquela quantidade de turnos e que nenhum de seus oponentes terá tempo de te alcançar.
Assim, se a partida termina em 15 turnos, aquele que terminou o jogo essencialmente conseguiu fazer mais em seus 15 turnos do que seus oponentes, pois ele foi capaz de passar pelo early, mid e late game naquela quantidade de turnos, enquanto nenhum outro conseguiu. Ou seja, aquele que terminou o jogo fez tudo que era necessário ser feito e impediu que qualquer outro oponente fizesse. Também, é importante ressaltar que "retirar" a possibilidade de seus oponentes de jogarem mais turnos é impedir que eles pontuem mais e eventualmente te passem. Dessa forma, uma partida muito bem jogada de Scythe costuma ser ganha com uma pontuação vencedora na faixa de 40 a 60 pontos, pois o importante não é fazer uma pontuação alta, apenas que seja maior que todos os outros. Se uma partida foi vencida com 90 ou 100 pontos, por exemplo, é muito provável que o jogo tenha prolongado bem mais do que deveria, característica comum em mesas compostas por iniciantes.
Portanto, por mais que não seja teoricamente verdade, constatou-se na prática que Scythe é um jogo sobre conseguir 6 estrelas antes dos outros jogadores e que isso, "por si só" é o suficiente para ganhar o jogo. Sendo assim, o jogo é essencialmente uma corrida para terminar primeiro e essa é a maneira a qual ele deve ser visto e jogado. Caso tenham interesse em algo bem mais detalhado, existe mais de um vídeo que o FOMOF participou chamados How to Win at Scythe, são vídeos bem longos, mas extremamente educativos e eu recomendo bastante. Um adendo final e para gerar outra polêmica, um jogo que tem muito menos estudo que Scythe, mas que é muito comparado ao mesmo é Brazil e, na minha visão, este segue exatamente a mesma lógica de ser um jogo de corrida essencialmente.