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Tentando o clássico

Supremacia - O Jogo das Superpotências
  • avatar
    MuCiLoN31/05/24 01:25
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    MuCiLoN
    31/05/24 01:25
    528 mensagens MD

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c3b61_43ayc2.jpgOntem testamos o clássico Supremacia - O Jogo das Superpotências.  Tentamos jogar com as regras do "mega Supremacia " que supostamente são as regras mais atualizadas.

    A seguir quero comentar a abertura do jogo,  bem como o movimento, ataque,  armas, compra, venda/prospecção. 

    ----------‐------------------------------------------------------------

    SETUP INICIAL

    Primeiramente, as novas regras procuram dar uma abertura mais adiantada no jogo. 

    Na regra original:

    Você inicia com os 6 territórios de origem,  com um exército cada

    Nas regras do mega Supremacia:

    você inicia com 3 territórios de origem e outros 4 aleatórios e mais Navios em todos os Mares desses territórios que não fazem divisa com territórios de outros adversários. 
    Ainda,  são fornecidas mais 9 unidades de exércitos/ Navios adicionais, mais 9 recursos adicionais. 

    O que eu gostei:

    A nova abertura possibilita que você inicie em territórios longe dos territórios de origem. 

    O que eu não gostei: 

    A quantidade enorme de unidades e empresas e recursos é um pouco opressora, você não tem a chance de assimilar tudo que está ocorrendo. 

    -------------------------‐------------------------------------------------------------

    Depois foi a vez de explicar as regras de movimento. 

    No jogo original:

    Você pode se mover entre os territórios,  somente podendo passar por um território com exército ou navio adversário caso ele permita.  Você não pode terminar o movimento no mesmo território em que há uma unidade do adversário.  Se você terminar o movimento em um território sem unidade do adversário mas tiver uma ou mais empresas ali, você conquista  as empresas. 

    Os exércitos usam cereal para se mover,  os barcos usam petróleo.  Não há como adquirir esses recursos no mercado. 

    Você também pode usar o transporte aéreo usando 2 petróleos para levar um exército para qualquer lugar válido.

    Pode levar até 4 exércitos em comboio em um navio. Para os exércitos entrarem no navio,  não custa recursos,  mas devem faze-lo sempre no porto.

    Nas regras do Mega Supremacia:

    Você só pode se mover entre territórios de origem ou que contenham uma empresas tua. Se mover entre outros territórios, ainda que desocupados, acionam 2 dados de milícia que destruirão um exército a cada 3 pontos de rolagem. Há milícia também nos territórios de origem,  mas gastam um conjunto de recursos para serem acionadas. 

    Caso você prefira, consegue comprar cereal e petróleo no mercado,  pagando uma taxa a mais para isso. 

    Aqui também existe o transporte aéreo (2 petróleos para cada exército) e transporte no comboio (1 petróleo para colocar até 4 exércitos em um navio).

    Para mover os exércitos para um navio,  você gasta 1 petróleo,  não sendo necessário gastar petróleo para ele descer do navio. 

    O que eu gostei:

    Realmente, nada. 

    O que eu não gostei

    Acho que facilitar a movimentação podendo usar óleo para marchar ou podendo comprar recursos no Mercado, tira um pouco do equilíbrio do jogo. 

    Ainda, a milícia,  embora uma ideia tematicamente também interessante,  deixa o movimento truncado. Não me parece que esse seja o objetivo de Supremacia. 

    Você gastar 1 petróleo para os 4 exércitos embarcarem no navio,  é só mais uma regra. 

    -------------------------‐------------------------------------------------------------

    VENDA E COMPRA NO MERCADO (SÃO DUAS FASES DISTINTAS)

    Jogo original

    Na sua vez você pode comprar/ vender o tipo de produto que quiser,  na quantidade que quiser, para o mercado. Após  pode vender/ comprar para os jogadores

    Nas regras do Mega Supremacia:

    Na sua vez você pode comprar/ vender um tipo de produto,  na quantidade que quiser, após pode vender/ comprar para os jogadores. 

    Também é possível vender empresas e territórios. 

    O que eu gostei:

    Realmente, nada. 

    O que eu não gostei

    As novas regras de mercado não solucionam o problema do Supremacia do mercado não funcionar. 


    O que fizemos no final do jogo foi:


    " você pode comprar 1 unidade de 1 tipo de produto"

    Todos ficaram bem com essa solução.

    Sobre vender empresas e territórios, há tanta operação com as células que honestamente o jogo não comporta mais essa transação. 

    -------------------------‐------------------------------------------------------------

    ATAQUE

    Jogo original

    Na sua vez você pode atacar com seus exércitos um território adjacente que tenha exércitos inimigos. Pode também atacar, com seus exércitos, um navio adjacente. Se estiver atacando um comboio (navio com exércitos), você destrói primeiramente os exércitos,  depois os Navios. Os exércitos podem atacar,  por exemplo,  de um navio para o território adjacente aonde há outros exércitos. 

    É possível os Navios atacarem outros Navios,  inclusive comboios (nesse caso os exércitos dentro dele,  morrem).

    Não é necessário atacar territórios neutros sem exércitos ou mares neutros sem navios,  você pode simplesmente se mover para eles. 


    Nas regras do Mega Supremacia:

    É inventado o conceito de ataque anfíbio que basicamente é o seu navio podendo se mover,  na fase de ataque,  por territórios válidos,  embarcando exércitos em locais também válidos e por fim,  atacando com os exércitos um território de terra com exércitos inimigos,  em Mares rasos (azul claro).

    Os comboios (Navios com exércitos) são mais bem protegidos de ataques de outros Navios por meio de um lançamento de dado que determina,  conforme a diferença numérica,  se o atacante pode ou não destruir o comboio. 

    Há o conceito de milícia,  que basicamente são 2  dados rolados pelo "jogo" quando você ataca um território neutro sem exércitos no qual você não tem uma empresa, ou um mar sem Navios seus, já que você não pode se mover para este território.

    O que eu gostei:

    Realmente, nada. 

    O que eu não gostei

    As novas regras de ataque incluindo ataque anfibio e milícias,  embora tematicamente interessantes, não fazem o jogo fluir e tiram a elegância do jogo. Simplesmente a ideia de milícia não funciona na prática e o ataque anfibio ele necessita do conceito de milícia senão fica muito forte com as regras básicas. 

    -------------------------‐------------------------------------------------------------

    A ORDEM DE TURNO

    Jogo original

    Na sua vez você pode executa, em sequencia, cada uma das fases,  sendo que os salários e produção de recursos você faz ao mesmo tempo e só pode executar 3 das próximas 5 ações possíveis. 

    Nas regras do Mega Supremacia:

    Os turnos 1 e 2 são ao mesmo tempo.  Os demais,  você executar 5 vezes uma licitação para definir se você vai jogar e em qual ordem vai jogar.  Você só pode participar da ação 7 (comprar e prospectar) se tiver feito apenas 1 das 4 ações anteriores (vender,  atacar,  mover e se armar).

    O que eu gostei:

    Realmente, nada 

    O que eu não gostei

    A ideia da licitação é mais um exemplo de uma ideia boa na teoria mas que na prática cria uma burocracia desnecessária. 

    Penso que na sua vez os jogadores podem executar,  na ordem,  todas as fases,  em sequência,  respeitando que as fases 3-7 somente 3 delas podem ser feitas. 

    O que pode ser mudado é que os jogadores poderiam executar as ações de vender e comprar/prospectar  (caso tenham ações disponíveis para isso) ao mesmo tempo,  antes de todos jogarem (venda) e após todos jogarem (compra/prospecção). 

    -------------------------‐------------------------------------------------------------

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Supremacia é um jogo que não apenas sentiu o peso do tempo, mas já na criação tinha um sistema de compra e venda de produtos que não funcionava. 

    Ainda assim,  acho que o conjunto de regras criado pela comunidade apenas deixaram o jogo mais complexo,  não atacando o problema principal. 

    Acredito que jogar nas regras originalmente propostas,  apenas fazendo as fases 3 (venda) e 7 (compra / prospecção) e cada jogador, alternadamente até todos passarem,  comprando 1 unidade de 1 tipo de recurso,  possa tornar o jogo mais interessante. 

    É possível também que haja algum desequilíbrio na questão das bombas atômicas e satélites,  quem sabe permitir a construção de apenas 1 de cada um,  por turno,  possa ser uma boa variante. 

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  • gusdzilla
    215 mensagens MD
    avatar
    gusdzilla31/05/24 21:29
    gusdzilla » 31/05/24 21:29

    Joguei supremacia no final da adolescência (hj tenho 48). Mas lembro que foi um jogo que me impressionou muito, principalmente pq só tinha jogado war (wargames). Achei fantástica a ideia de ter que produzir para poder manter e movimentar suas tropas. A ideia das bombas atômicas e o sistema de defesa, inclusive podendo negociar com outros jogadores a possibilidade de ser defendido por terceiros contra ataques nuclear. 

    Apesar de tê-lo jogado poucas vezes, sinto uma agradável saudade do mesmo.

    0
  • MuCiLoN
    528 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN31/05/24 23:26
    MuCiLoN » 31/05/24 23:26

    gusdzilla::Joguei supremacia no final da adolescência (hj tenho 48). Mas lembro que foi um jogo que me impressionou muito, principalmente pq só tinha jogado war (wargames). Achei fantástica a ideia de ter que produzir para poder manter e movimentar suas tropas. A ideia das bombas atômicas e o sistema de defesa, inclusive podendo negociar com outros jogadores a possibilidade de ser defendido por terceiros contra ataques nuclear. 

    Apesar de tê-lo jogado poucas vezes, sinto uma agradável saudade do mesmo.

    Tendo a concordar com você,  acho fantástico alguns ingredientes do Supremacia,  em especial a elegância com que ele resolve algumas coisas que você queria fazer mo war como por exemplo:
    Movimento, ataque e transporte marítimo 
    Movimento e ataque aéreo 
    O mercado como está, realmente é um problema, vejo a solução de comprar alternadamente uma unidade de um produtor por vez,  como uma solução. 
    A questão das bombas atômicas, não vejo inicialmente como um grande problema,  já que a corrida armamentista pode ser resolvida com um eficiente sistema de satélites. 

    0
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