CodeGeassEver::Boa tarde.
Primeiramente, gostaria de informar que sou novo na comunidade e comecei a me interessar por jogos de tabuleiro muito recentemente (2 semanas atrás). Para esclarecer, sempre gostei, mas foi só agora que comecei a comprar jogos e formar uma coleção.
Dito isso, estou interessado em um jogo chamado The Castles of Burgundy. Sei que não é mais fabricado e, justamente por isso, gostaria que voltasse a ser.
Sei que o caminho mais lógico seria comprar um usado, mas, sendo sincero, não quero. Gostaria de um lacrado, novo em folha. Talvez isso seja criancice da minha parte, mas não me importo.
Também compreendo que por causa de o jogo não ser mais fabricado, acaba que os preços aumentam absurdamente e, até os usados, têm seu preço elevado. Oferta e demanda. Isso afeta diretamente a comunidade como um todo e ter esse reprint faria com os preços baixassem.
Dessa forma, gostaria da opinião de vocês, pois tenho certeza que vocês possuem mais conhecimento sobre este mundo do que eu.
Já entrei em contato com a Ravensburger e estou esperando uma resposta.
Enquanto isso, o que posso fazer? Fazer petição? Arrecadar fundos? Convocar a comunidade e influenciadores?
Por fim, gostaria de esclarecer que tenho plena ciência de que The Castles of Burgundy não é um jogo exatamente para iniciantes. Mas tenho a impressão de que, se isso funcionar, vai demorar um bom tempo. Então, caso alguém queira me desestimular com isso e que seria melhor investir em outros jogos, imagino que, até lá, já terei experiência suficiente para jogá-lo decentemente.
Obrigado por ler até aqui e peço desculpas por qualquer coisa.
Atenciosamente,
Caro
CodeGeassEver
Antes de mais nada, bem vindo ao universo dos board games. Se você me permite uma sugestão, eu escrevi uma série de textos para iniciantes no hobby, que eu acho que lhe será de grande ajuda. Os textos podem ser acessados no meu canal iuribuscacio, aqui do Ludopedia, ou no motor de busca do site colocando "Dica p/ Novos Jogadores".
Quanto à sua questão, infelizmente, como foi dito acima, não há muito o que se possa fazer no seu caso. Se você for procurar a fundo, existem diversos tópicos e listas com o título "Petição para Reprint", em que dezenas de pessoas expressam o desejo de comprar um jogo se houver nova tiragem, e essas listas nunca dão em nada. Isso é especialmente verdade em relação a jogos gringos, como é o caso do Castles of Burgundy, que envolvem tiragens mundiais. Portanto, nesse caso, a opinião de meia dúzia de brasileiros, que querem uma nova tiragem do jogo, não conta em absolutamente nada.
É preciso considerar também que esse jogo fez muito sucesso e teve tiragens gigantescas, por isso, boa parte dos interessados já possuem uma cópia do jogo base. Isso sem contar que recentemente saíram novas versões (aniversário e De Luxe), justamente para atender aqueles que ainda não possuíam o jogo, ou para que os fãs ardorosos tivessem um "material extra". Nesse caso, não faz sentido a editora gringa fazer uma nova tiragem apenas do jogo base. Talvez haja uma nova tiragem de aniversário em 2026, quando o jogo completar 15 anos, mas esse é um talvez enorme.
Desse modo, você tem de pesar na balança o que é mais importante para você: ter o jogo, ou ter uma
cópia nova do jogo. Vale lembrar que no hobby dos board games, as pessoas normalmente tomam muito cuidado com os seus jogos (esse é um hobby de adultos). Por isso na maioria dos casos, as cópias usadas estão em excelente estado, mesmo não sendo novas, e, portanto, boa parte das vezes a diferença é apenas o plástico envolta da caixa. Isso sem falar, com muito bem apontado anteriormente, que o preço de uma eventual nova tiragem seria provavelmente superior ao valor cobrado no Mercado de Usados.
Por fim, uma opção, enquanto não aparece uma cópia lacrada no Mercado de Usados a um preço razoável, é adquirir uma cópia digital do jogo na Steam. Atualmente ela sai por R$ 28,00. Logo de cara eu te digo que não é a mesma coisa, uma cópia digital do jogo físico, mas o preço também não é o mesmo, pois estamos falando de menos de 10% do valor do jogo físico. Além disso, a cópia digital pode ser jogada a hora que você quiser, e não depende de outros pessoas porque se pode jogar contra a IA do jogo, que no caso do Castles of Burgundy é muito boa. Assim sendo, se for para guardar a sua tão sonhada cópia lacrada do jogo, a cópia digital ajuda muito a passar esse tempo de espera.
Espero ter sido útil.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio